sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Há um descompasso injusto entre a idade interna e a externa?

Houve um tempo em que estar grávida era sinônimo de estar no paraíso. Mesmo com todas os inchaços, enjôos, dores, a mulher continuava sorrindo e não ousava dizer que uma nova vida era bem vinda, mas carregá-la por nove meses tinha seu preço.

Então, algumas mulheres começaram a escrever sobre os dissabores da gravidez sem medo de parecerem mães desalmadas.

A Globo vai começar um nova minissérie com o nome de “Cinquentinha”. As estrelas principais são: Marília Pera, Suzana Vieira e Marília Gabriela.

Entrevistadas sobre suas fórmulas para driblar a passagem do tempo, Marília Pera e Suzana deram as respostas clichês: felicidade, água, sexo e etc.

Marília Gabriela rasgou o verbo e foi direta: “Eu me recuso a envelhecer e, até agora, tem dado certo. Tanto por dentro como por fora. Por dentro, eu resolvo a questão com um analista, porque acho que envelhecer é um saco, é horrível. É um descompasso: a minha cabeça é imatura – por vezes – e o corpo já não é tão imaturo.”

A maioria das pessoas bate no peito e diz que anda bem com a própria idade, que não trocaria sua cabeça de hoje pela de anos atrás. A maturidade, realmente, não tem preço! É libertadora.
Mas, conforme os anos passam e o espelho parece nos odiar tem-se a impressão de que agora que aprendeu a aproveitar a festa, ela acabou.
Assim como no caso das grávidas, ainda há um certo tabu em admitir o que Marília falou sem pudor. Por isso, fiquei pensando se sou só eu e Marília que pensamos assim ou: Há um descompasso injusto entre a idade interna e a externa?

23 comentários:

Claudia Acourt disse...

Eu acredito que o desconpasso é resultado do medo e da não aceitação ao envelhecimento. E estes dois últimos acontencem em maior grau que imaginamos. Apenas alguns conseguem expressar tão claramente como a Marília Gabriela.

Bacio

Luciana disse...

Bota descompasso nisso, passei essa semana inteira pensando nisso, estou chegando aos 40, não ligo pra idade, mas o corpo, a aparência, amadurece mais que a cabeca, que as vontades de viver e de fazer.
Faco como Marília Gabriela, me recuso a envelhecer (digo nesse sentido que ela diz).
Já as outras, amor, sexo etc, até ajuda, mas o cirurgiâo plástico e as atitudes forcadas pra parecer jovem parece marcar mais.

Ontem eu disse a maridex que estou em busca de algo que me devolva mais a juventude, prática de esportes, novos hobbies, estudar, acho que isso ajuda. Pra marido que tem a mesma idade que eu, soa estranho, pode ser, sei lá. Mas ainda fico com Marilia Gabriela.

Beijo

katia Ruivo disse...

Não sou mto fã da Marília Gabriela mas, nesse caso, concordo com ela. Sinto-me do mesmo jeito, não diria cabeça imatura, mas com certeza não corresponde com a maioria dos pensamentos das outras mulheres de minha idade, mas sou feliz e bem assim. Não me rendo a tabus e idéias preconizadas pela sociedade sobre o que devemos ou não fazer em certa idade, faço o que gosto e quero, só me preocupo em não ir contra meus valores e padrões, de resto, que se dane o que pensam! Vou continuar pensando como uma adolescente ajuízada!

ótimo post!
bjs

Desabafando disse...

Eu acho que há sim esse descompasso!

Um presente para nós dois disse...

Me sinto como a Marília Gabriela, e de certa forma acabo passando isso p/ as pessoas.Bjs

Sonica disse...

Eu me sinto ótima, mas as vezes bate que existe sim esse descompasso. "Percebo a idade q tenho só qdo olho no espelho", diz uma grande amiga, e isso também eu sinto, que em muitas hora, também me esqueço da minha!
Adorei sua reflexão!
Bj

Lúcia Soares disse...

Há um descompasso, sem dúvida. Mas não é injusto. É justíssimo, até. O que acontece é que as pessoas não aceitam envelhecer. A cabeça não precisa e não deve envelhecer, mas o corpo envelhece e isso tem que ser aceito, queiramos ou não. Pra quem tem vontade, dinheiro e peito pra fazer "mil" plásticas fica mais fácil, mas acabam valorizando tanto o externo que podem perder a noção, como anda acontecendo com algumas mulheres. A pessoa jovial, de bem com a vida,é muito admirada. Alegria rejuvenesce, por mais que o corpo teime em enrugar e ficar flácido.

Anônimo disse...

Sinceramente...a nossa cabeça fica madura, e isso é maravilhoso, nos conhecer, perceber melhor as questões a nossa vola é ótimo...porém, hipocrisia falar q envelhecer ( fisicamente) é lindo e maravilhoso..balela, quem não tem hábitos sáudaveis então..aparece de tudo!!!Qdo se é criança queremos crescer, qdo crescemos ñ queremos envelhecer, mas envelhecemos sim...então quem não busca, não desfruta!!!

Unknown disse...

Há um descompasso injusto entre a idade interna e a externa?

eu tenho 33 anos, mas nao me sinto com mais de 25 o.O

ontem tive meu primeiro back com a idade, vi uma menina de 24 anos...aparenta ser muitooo mais nova que eu...ai eu vi que tenho 33 anos...mas é tao complicado sabe

Ivana disse...

Na minha opinião o descompasso é real, porque a alma não envelhece. Pelo menos a minha ainda tem 25 anos, apesar dos meus 36 cronológicos. Mas, por enquanto, ainda me olho no espelho e não consigo ver uma mulher de 36. Claro que não tenho o corpitcho que tinha aos 25, mas me sinto bem. Vamos ver daqui a mais uns 4 anos...
Beijos.

Cheers! Fla disse...

ha, ha, ha semana retrasada entrei em uma "mini-depre" por que pela primeira vez comprei um creme para rugas... apareceram umas "linhas" na minha testa...

Eu estava vendo uns idosos no onibus outro dia, e fiquei pensando como que eles lidavam com isso, o "ficar mais velho", nao ter mais agilidade, ficar enrrugado, cabelos branquinhos e eh uma coisa inevitavel, nao adianta querer "lutar contra", vc pode ateh tingir o cabelo e fingir para o mundo, mas dentro de si vc sabe que seu cabelo jah estah todo branco, que suas maos estao enrrugadas, etc, etc, acho que como a Claudia disse, eh aceitar a vida como ela eh. Nao estou dizendo que eh facil, mas eh um fato :-)

bjs

Anônimo disse...

Acho que as vezes deixamos de aproveitar cada fase da vida e carregamos essa sensação de "poxa, tô ficando velha e vou ter limitações, quero isso não". Eu vou falar por mim, acho sim que existe o descompasso... nas minhas lembranças parece que foi ontém que fiz 18... quase 10 anos depois, eu me vejo "mais perto dos 30". Eu me olho no espelho e vejo as marcas das 2 gestações, do quanto criar filhos pode mudar seu corpo, sua mente, suas atitudes.
Se eu pudesse mudar algo, mudaria com certeza, mas envelhecer é inevitável. Tento olhar pelo lado bom, velhice, sabedoria e netos :)

Unknown disse...

oiii se vc puder participar da campanha "Post Roubado" eu irei ficar muito feliz!

"Roubei" um post seu, tá lá no meu blog.

um beijo

Carolina disse...

Há uma distância que não tende a encurtar entre a idade interna e a externa.
Não troco a minha cabeça de hoje pela dos 20 anos, apesar de que sinto falta do olhar de novo que tinha antes e me policio pra não me tornar uma cínica uma vez que muitas coisas desvendo num simples entender, a leitura dos fatos é mais rápida. Perdi a ingenuidade gostosa em algumas coisas, mas o negócio é não endurecer, não perder a ternura como já disse o que querido Che. rs
Enfim é injusto sim a gente amadurecer mentalmente e perder o viço externamente.
bjos meus e bom feriado

Anônimo disse...

Muito apropriado o tema e bem ao encontro do que muitas mulheres quando entram na idade madura sentem e a voz da Marília Pêra só expressou o que a maioria sente e não tem coragem de revelar.
Obrigada pelo comentário lá no Brasil do bem.
Bjs.
Janeisa

Anônimo disse...

Ah...adorei o conteúdo do blog. Vou te linkar.
Bjs
Janeisa

Sandra Timm disse...

Vim agradecer a visita e fiquei encantada com seu Blog.

Já o estou seguindo!

Parabéns, sua maneira de escrever faz a leitura ser ótima!

Beijo

Silvia Cristina disse...

Olá, estou próximo dos 25 anos, e posso te dizer que tenho todas as idades.
Muitas vezes me julgo internamente envelhecida... outras me julgam extrnamente nova demais... isso é bom,mas pode melhorar... Se pudesse não envelheceer mas ter vida longa seria bom...

E seja bem vinbda adorei a visita e comentário deixado em meu cantinho, volte sempre!
Beijos

PAULA OLIVEIRA disse...

Hum ... eu acho que algumas coisas têm limites e penso não ser preconceituosa. Deus me livre disso, na verdade, mas certas posturas merecem ficar na adolescência, por espanto e pela própria beleza dos atos.

Roberta de Souza disse...

Olá moça!
Que bom que está por aqui.
Gostei muito do seu espaço.
Não vou demorar muito não, já já estou de volta!
Mas tem muita coisa legal aqui no blog pra vc ler!
Fique à vontade ok???


bjkas

Mariachiquinha disse...

Não tenho medo de envelhecer externamente. As rugas, os sinais de expressão, os cabelo branco, o corpo perdendo as formas de "gostosa"... incomodam algumas vezes, mas são inevitáveis. Se você tiver dinheiro, dê um retoque aqui ou ali.

Agora, envelhecer "por dentro"!!!! Jamais! Não consegueria nunca. É como se eu tivesse lido todos os livros da biblioteca. Que graça tem saber de tudo? Que graça tem ter resposta pra tudo? Envelhecer internamente é se tornar dona do tempo, da razão.

Luiza Helena disse...

Você acertou na reflexão pra esta semana.
Sempre sorrio alegre quando me dizem que não pareço ter minha idade, acho que é apenas gentileza das pessoas. Meu coração não acredita que logo completarei 43 anos, meu corpo apresenta as marcas características do tempo. Sinto que estou me renovando sempre pois mantenho meu espírito jovem.
De repente acordo do devaneio quando algum rapaz interessante vira pra mim e diz: "E aí tia, tudo bem?"

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Há sim e acho mesmo injusto que quando se sabe viver já nao temos mais a forca externa para comandar a festa. É um saco e eu tb me recuso a envelhecer...

bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...