sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que não se resolve se repete?

Errou? Hoje você fica com o peso na consciência, amanhã os problemas vão dando uma amenizada na culpa, uma semana depois você já nem lembra mais do esforço que tem que fazer para que o ocorrido não volte mais a acontecer.

O marido prometeu mudar, refletir, fazer diferente? Te magoou e você prometeu que isso não se repetiria? 

Novamente o mês fechou no vermelho? A culpa é do governo? Do filho que pediu mais do que você podia dar? Ou sua, porque não sabe dizer não e colocar a criança no lugar dela e resolver o problema de dívida, de vez?

Mas tudo isso não importa, porque nossos erros cotidianos são como as palavras, o vento leva. E o que deveria ser um benefício, torna-se nosso pior inimigo.

Vamos levantando e caindo, levantando e caindo e pouco saindo do lugar. Rodamos em círculos.

Aprender com os próprios erros não é um dom, é prática. Persistir no erro é como um viciado em drogas. A gente sempre diz que foi a última vez, mas sempre volta, simplesmente porque o problema não foi resolvido num lugar muito mais importante e profundo: dentro de nós. 

Lendo uma entrevista do Fábio Assunção sobre sua recuperação das drogas, você vê como é preciso encarar o problema de frente. Sofrer a dor para que seja realmente resolvido e não apenas abafado com a frase: "foi a última vez." Não foi. As coisas não se resolvem sozinhas, elas são consequências dos nossos atos, das nossas escolhas. Nós trouxemos elas para dentro da nossa vida, agora aguenta!

Temos várias atitudes que se repetem e nos irritam. Das pequenas às grandes. A fórmula para a mudança não é mágica. É simples, mas exige reflexão e esforço. Por isso, é bom pensar quando resolver deixar para lá: O que não se resolve se repete?

11 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Acredito que não devemos deixar nada mal resolvido, é sinônimo que temos sempre algo a terminar, acabar... eu creio que a vida é um ciclo temos que começar e terminar as coisas. bjs

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

A melhor solução mesmo é aprender com nossos erros e não repeti-los jamais!
Bjs
Dani

Anônimo disse...

Adorei esse post seu, adorei a reflexão, e acho q sim, tudo q não se resolve, se repete sim!!! o pior qdo não sabemos como resolver!

Ju disse...

Oi, tudo bem? vim agradecer a visitinha lá no blog e conhecer o seu espaço! Muito bacana!
Acho que o mais importante é ter sempre humildade para encarar que errou, e que precisa mudar :)
beijos, ju

Hanny Meire disse...

Ah, com certeza ! Mas para resolver um problema é preciso ter muita força de vontade para não repeti-lo novamente. Beijos !

Unknown disse...

ola querida , e verdade se nao resolvemos o problema ele se repete,mas existem problemas que sao tao dificies que ficamos com as maos atadas e segem o problema, precisa forca e muita persistencia pra encarar o erro e resolver o problema.... bju linda adorei o post.

Layla Barlavento disse...

De muitas coisas que já li aqui, essa é uma das maiores verdades. Se não está resolvido dentro de nós, sempre irá repetir-se. A ferida tem que ser curada de dentro para fora e não no sentido contrário. De outra forma sempre se abrirá e sangrará novamente.

Beijos na alma!
Layla Barlavento
culpadowalter.blogspot.com

Bia disse...

Tem um presente pra vc no meu blog! http://vamosfingirquesomosnormais.blogspot.com/2010/10/caderninho-de-perguntas.html
bjs

Licia disse...

A vida é como uma escola você precisa aprender para passar de ano,se não aprende com os erros sofre de novo e não dá para enganar,ela é uma ótima cobradora,dá voltas,dá voltas e lá está ela nos cobrando os nossos débitos.Uma vez li em um livro espirita a frase mais certa que vi até hoje,´´Quando você não aprende com amor,você aprende com a dor``.Beijos.

Anônimo disse...

Uma das piores coisas é ficar com algum assunto mal resolvido ou não resolvido!

Gosto muito do seu blog embora não comente muito. Parabéns pelos textos!

Vou comentar mais agora!
Beijos.

Sonica disse...

Penso que para tudo há uma solução, só fica difícil para a morte...E agora tem a Dilma1 Afe!!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...