quarta-feira, 30 de março de 2011

Vida a dois. Muito mais que procriar?

Ainda hoje, a maioria segue um processo: casar e ter filhos. Afinal, filhos são o fruto do amor, não? 

É como se ter filhos justificasse a união. Não que ter filhos não esteja nos planos, mas não precisa ser "O" plano. Correr atrás de criança dá trabalho, correr atrás dos sonhos também. Um não impede o outro, mas pode ser bem conflitante.

A vida a dois é mais que do povoar o mundo. É uma maneira de se divertir em dobro!

Quando neném vem, sem querer, ups! Só resta criar com amor, mas a vida é feita de etapas. E "aventurar-se pela vida a dois" já é uma etapa e tanto.

Aventura não no sentido de ir para a selva, viagem, não só isso, mas a aventura de viverem coisas novas juntos, de fazerem cursos juntos. De usarem o dinheiro não só para pagar as contas, mas para viverem momentos mágicos. E claro, sair pelo mundo que é bom demais!

Filhos não são carimbo de: deu certo! Nos amamos! Já ouvi a atrocidade: "ah... você não ama seu namorado de verdade. 12 anos juntos e nada de filho? Porque quando uma mulher ama, ela quer dar um filho ao homem, se misturar a ele para sempre." Quase que peguei o tacape dela e dei na minha própria cabeça para ver se era verdade que ainda tem mulher que pensa assim.

"Quem casa quer casa." Certo! Mas isso é passado! Porque hoje, não só quem casa quer casa. Mesmo morando sozinha, eu também adoro ter a minha casa. Até as solteiras querem ter casa.   

Essa semana no Juntos pelo mundo, estou fazendo uma semana inteira de intercâmbio para quem já está no mercado de trabalho e também para os casados. E hoje, tem o exemplo da Jaíse. A história de amor dela é bem interessante, mas o que importa aqui é que eles casaram e, juntos, foram realizar um sonho: fazer intercâmbio. Pesquisaram, juntaram dinheiro, planejaram e em 2009 embarcaram para o Canadá. Para ler tudo clique aqui.  E estão embarcando em mais um, para Londres. Não que não queiram ter fihos, até imagino que queiram, mas passo a passo, emoção por emoção.

Quem casa logo ouve: "quando os filhos vão vir!?" Não importa! É quase como dizer: "não foi para isso que casaram? Formar família!?" Também! Mas não só isso! Mas... dizem por ai que sou moderninha demais... Por isso... Vida a dois. Muito mais que procriar?

20 comentários:

Só Nós Duas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sendo assim tmb sou [moderninha], não me vejo com crianças, até gosto delas, por alguns minutos.

Mas, vou ser contraditória, só me vejo tendo filhos com UMA única pessoa. Vai entender!! rs

Minha maior angústia atualmente é o meu desejo de ter minha casa, morar sozinha. Sonho noite e dia com isso.

Pra tá junto não precisa ter uma cria. ^_^

bjs meus

Le Meuble Móveis Planejados disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malu disse...

Ah...eu tb vejo a vida por etapas...minha mãe fica dizendo para casar e morar com ela, pq a casa é grande, mas eu quero ter o meu cantinho. Um amigo disse nesses dias que o casal qdo casa, ele junta o modo de viver dos dois e faz um só...hehe...pq qdo a gente mora com os pais é um modo e qdo casa vira outro...cria a identidade do casal...
Eu namoro a 6 anos e sem data para casar...rss....se eu tivesse que ter um filho hj, eu acho q pirava...kkk...sei lá, para mim tudo precisa acontecer em uma ordem natural, sabe qdo vc sente, é agora, tá na hora...hehe
Os parentes se preocupam demais com a nossa vida, quem precisa saber o que é melhor, somos nós... eu acho mt chato isso....

Luana Ganhor disse...

Tenho 23 anos e sou casada há 1 ano e meio, as pessoas vivem nos perguntando qdo vamos ter filhos. Calma além de muito novos, faz pouco tempo que estamos casados.

Não acho que seja uma necessidade ter filhos, se fosse só por mim não teria, mas sei que meu marido morre de vontade. Acredito que exista talvez o tempo certo, mas isso é particular de cada um! O meu ainda vai demorar alguns anos... Mas sem dúvida o casal sabe disso e sabe também se realmente querem ou não filhos. Acredito que o casal já seja a família!

Ana Santos disse...

Flávia, a questão pode ser dolorosa e ao mesmo tempo muito simples.

Primeiro a gente tem que entender o por quê quer os filhos. É por 'amor total' ou só pra se enquadrar numa regra social? A sociedade sempre irá dar pitaco em nossas vidas. Se você é bem sucedida no trabalho mas não namora tem problema, se você namora muito tempo tem que casar logo, quando casa tem que ter filho logo, depois que o primeiro nasce perguntam quando chegará o irmãozinho, se decide um terceiro filho, perguntam se não tem tevê em casa. Sempre irão esperar de nós algo que nem sempre queremos, vale repensar qual o motivo que nos leva a decidir ou não ter filhos.

Sou casada a quase 6 anos e ainda não temos filhos. O planejamento está para 2017.

Longe? Depende, queremos casa própria, diploma e algumas viagens no currículo.

Até aí tudo bem, todo casal quer ter a opção de planejar, decidir ter filhos ou não.

Mas e quando você não pode? E quando a opção não lhe é dada? Tem casal que tem que

aprender a conviver com uma gravidez não planejada, apertar os orçamentos, abrir mão

de sonhos e viver de acordo com uma nova realidade. Quando o casal quer e não pode ter, demanda muito mais planejamento, emocional, financeiro... O legal é que hoje a gente consegue discutir o assunto, ver o que é melhor pra cada um. Eu quero ter daqui um tempo e sei que terei de recorrer

a tratamentos, ok. Tenho um casal de conhecidos que optou por não ter, de forma alguma, nem sob ameaça de extinção humana. Ruim seria se nós vivessemos nos tempos biblicos em que a mulher tinha que ter um filho de seu marido, do contrário, entregaria uma serva pra que ela desse filhos a seu marido. Uiii, graças a Deus os tempos mudaram e a gente pode dizer o que é melhor gente.
Ih, acho que me empolguei... rs
Beijos!

Erika disse...

Flávia, querida, mais um super post, hein? Eu penso bem parecido, não faço planos de ter filhos por agora, tenho dois anos de casada e ainda tenho muito para curtir a dois e também para estabilizar a minha vida profissional. O meu marido, pensa como eu e todas as minhas amigas casadas também, nenhuma é mãe ainda. Dizer que nunca penso sobre isso seria mentira, penso, penso no tempo que passa, no processo de envelhecimento da mulher, mas sei que este não é o momento, que se isso acontecer agora vou me privar de coisas que ainda não estou pronta para abrir mão. Acho muito feio quando vejo gente que não se previne dizer que perdeu muitas oportunidades na vida por causa do filho. Criança não tem culpa, filho não pede para vir ao mundo, a culpa é sempre dos adultos que fazem os filhos sem planejamento. Se uma mulher não está psicologicamente pronta para ser mãe é melhor não ser para depois não ficar culpando os inocentes.Sobre realizar sonhos juntos, eu tenho um casal de amigos que já moravam juntos, aí se casaram, venderam tudo e foram morar no Canadá. Estão adorando a experiência e por enquanto nada de bebês! É o que eu digo, homem marido, casamento não impede a mulher de fazer as coisas, só se ela deixar, mas filhos exigem muitos sacrifícios, apesar de todas alegrias que trazem, então é melhor aproveitar cada fase da vida mesmo e estar preparada!

Luciana disse...

Estou casada há cinco anos e não tenho nem vou ter filhos. Já me cobraram muito e já passei por preconceito, descriminacäo pela minha opcão, mas não estou nem aí, é cada um que cuide do seu pedaco, eu cuido do meu. Não sou nem uma vaca que tem que tá se reproduzindo pra satisfazer o dono.
Meu marido não quer ter filhos também, claro, porque se quisesse ia ter que procurar outra, mas já sabíamos das nossas escolhas antes de casarmos. Isso de provar amor a alguém dando filho é um absurdo, até porque ninguém possui filho pra assim poder dá-los, e tão absurdo quanto é isso de prova de amor, coisa mais dinossaurica.
Outro dia me disseram que eu sou super moderna, nem acho que seja tanto, apenas talvez os que estão ao meu redor sejam super antigos.
Prefiro cuidar de mim a está cuidando de criancas.

Beijo

Carolina disse...

Vida a dois,já diz tudo. Se filhos vier,boa. Se não acontecer ou não pintar a vontade de ter acho que não é o caos,desde que seja decidido a dois como tudo que implica um casal.
Sem stress,sem ter que constar num currículo porque oproblema é que hoje em dia atépra se relacionar temque ter currículo, pré requisito e manual aí já tá tudomuito engessado. Como se houvesse receita de bolo pronta pra dar certo. Quanta ilusão! rsrsrs

bjão!

Cíntia Mara disse...

Eu não sou moderninha quando o assunto é casamento, pelo contrário, muitas vezes sou mais conservadora que a minha mãe. Mas... Cada casal tem sua vida, seus desejos, seus sonhos. Não é porque a sociedade cobra que precisam ter filhos. Vejo isso acontecendo com amigos meus. Mas os outros sempre vão te cobrar alguma coisa.

Se é solteira: Quando é que vai arranjar um namorado?
Se está namorando: Quando é que vão casar?
Se casou: Quando é que vão ter um filho?
Se teve filho: Não vai dar um irmãozinho pra ele, não?

O negócio é responder (com educação, claro) que a vida é sua e você faz o que quiser quando quiser ;)

Lidy disse...

Oie

Eu concordo...até pq não quero ter filhos...

E escuto as mesmas bobagens..."que mulher que não tem filhos não é uma mulher completa"..." que estou indo contra as leis de Deus de encher a terra"...caramba..a terra já ta lotada de cheia....hhehehe

Enfim...cansei!

Agora qdo me perguntam dos filhos digo que não posso ter filhos....tenho problema....daí ficam constrangidos e dizem.." se Deus quiz assim"....hehehe...engraçado como muda o discurso...

Tem vezes que brinco.." tenho problemas...financeiros...emocionais...estruturais....e etc.."...mais se for aquelas pessoas chatas que vivem perguntando cade o herdeiro...deixo acreditarem que não posso ter filhos mesmo...

E por ae vai...

Qdo eu penso que um filho é pra sempre...me dá calafrios....

Beijocas!

Juliana Dias disse...

Com certeza querida. Suas análises são fundamentais para pensarmos no que fazer da nossa vida, mesmo a dois ou a um, rsrs.

Tenho amigas que são casadas e sofrem a cobrança do "E aí, filhos nada?".

Eu já fiz minha herdeira e não me arrependi, não atrapalha em nada minha relação. Mas acredito que filhos assim como casamento tem que ser muito levado a sério.

Querida, chegou tarde não! A votação é até o dia 20/04. Vota lá! Conto com vc!

bj

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

UNICA E EXCLUSIVA - passo a passo, primeiro o cara certa, depois uma vida casados e, se der vontade... filhos. Afinal, eles não são ruins, só que são melhores quando os temos num momento de paz a dois.

MALU - tenho o dobro! Mas parece que o conheci ontem, acredita? Não, nem eu. E sobre morar na casa da mamãe, nem se ela morasse num palácio. Até sozinhas acabamos por nos estranahar com os pais, imagine com marido e filhos!

LUANA - Quando li essa frase tão simples e comum pensei: Bingo!
"Acredito que o casal já seja a família!" Pensando assim, ter filhos ou não é um detalhe, não?

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

LU - você sempre traz um exemplo da sua vida. Até comentei no Facebook.

LIDY - ri demais:

"Agora qdo me perguntam dos filhos digo que não posso ter filhos....tenho problema....daí ficam constrangidos e dizem.." se Deus quiz assim"....hehehe...engraçado como muda o discurso..."

Você é casada?

Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

JULIANA - eu só dou furo com você! Deixo recado que não é para você depois digo que não voto, porque já passou a data, Essas abdominais...

Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

CINTIA! Obrigada por vir aqui e dar um depoimento tão sincero dizendo: sou do passado mesmo, quando o assunto é casamento.

A questão não é bem se vai ou não ter filhos, mas repensar essa questão de: casamento é isso? Procriar?

Vejo mulheres que estão no segundo casamento e como são menos ligadas nisso. Ai tudo rola bem melhor. Já sabem que o filho não é atestado de família nem amor.

Ter filhos deve ser uma delícia, mas antes que o marido e a mulher doem a atenção para a criança, é preciso que dividam essa preciosa atenção entre eles dois.

Beijos!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

ANA SANTOS - taí a parte que coloquei no twitter, que me fez rir...

"Tenho um casal de conhecidos que optou por não ter, de forma alguma, nem sob ameaça de extinção humana. Ruim seria se nós vivessemos nos tempos biblicos em que a mulher tinha que ter um filho de seu marido, do contrário, entregaria uma serva pra que ela desse filhos a seu marido. Uiii, graças a Deus os tempos mudaram e a gente pode dizer o que é melhor gente.
Ih, acho que me empolguei... rs"

Beijos

Em busca de mim, como realmente sou. disse...

Eu quero muito ter filhos. Acho que vou ser muito feliz com eles. Mas, embora faça parte da família, do casamento, não tem nada a ver com o relacionamento do casal, pelo menos eu acho(um dia vou ter e falarei com a certeza de quem já viveu a situação...rs). E acho importante o casal ter um tempo junto: sós. Da mesma forma que acho muito dificil um casal morar junto com outras pessoas, por ex. os pais. É imprescindivel que o casal aprenda a ter a sua vida do jeito deles, sozinhos, para amadurecer o sentimento.

Os filhos são um complemento, mas acho que filhos realmente não salva o amor entre o casal. Já ouvi pessoas dizendo que um filho salva o casamento de uma separação. Pode até ser, que se prolongue este casamento, mas neste caso, qual seria o prazer de uma relação mantida por mais tempo porque agora teria uma novidade, o filho? Casamento vai muito além disto.
Eu quero muito ter filhos, e sendo sincera sou muito ansiosa para isso. Mas parte de mim gostaria que esta ansiedade fosse menor, para que eu pudesse curtir melhor meu casamento. Viajar, ficar juntos, viver o casamento mesmo. Pois desde que nos casamos, tivemos situações dificeis demais, como duas perdas de parentes, sendo que uma foi a minha sogra que foi embora, e a outra a minha cunhada. Além de outros problemas, logo começamos nossa faculdade e o tempo e o dinheiro se tornaram regrados. Sinto que ainda não curti meu casamento de verdade, e quero muito poder fazer isso, se a minha ansiedade de ser mãe deixar...

Lidy disse...

Oie

Sou casada sim....há 3 anos....

Beijos!

J&P disse...

Ahahah...Amei o post Flávia! Quantos aos filhos, hum...quem sabe! Após mais algumas viagens, cursos, trabalho, etc. rsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...