segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reeducação alimentar. E quem disse que seria fácil?

No sábado com um grupo de amigas, uma delas foi até a cantina, às 09:30 da manhã, e voltou com uma coxinha gigante. Passados 5 minutos, ela levantou novamente e voltou com um pedaço de bolo de cenoura com calda de chocolate.

Quando ela levantou mais uma vez eu não aguentei:

- Eu te proibo de pegar qualquer outra coisa para comer!

Ela sorriu e disse:

- Não vou pegar mais nada.
- Você tem que se controlar!
- Eu não consigo!
- Claro que consegue!
- Mas não tem problema, eu já desisti, vou colocar um balão gástrico e resolver isso.

As pessoas confundem reeducação alimentar com "enganação". Encaram dietas loucas, remédios, quando na verdade o necessário é se reprogramar.

Em revistas de emagrecimento vende-se o milagre, como se tudo tivesse sido fácil e a força de vontade tivesse vindo como brinde de fim de domingo dos céus. Não, não vem. Eu já fui gorda, bem gorda. Fazia um furo em uma lata de consdensado e só parava de mamar quando terminava.

Renata Ceribelli está no quadro "Medida Certa" do Fantástico que tem mostrado o que as pessoas não querem enxergar: é preciso força de vontade! Ponto! Ponto! E ponto!

Uma amiga que diz: "tenho problema com verde." Não, você tem problema com sua mente. Ache um verde que ao menos desça pela sua garganta e vá se adaptando aos poucos. Mas não é fácil.

E mais, a principal a reeducação está diante do espelho. Querer emagrecer para ficar magrela é utopia e sofrimento. Eu não sou magrinha, sou normal. Um dos segredos de quem se reeduca é a lei da compensação, você aprende a não se privar de nada. Eu, por exemplo, como doce todos os dias. Mas não como carne e por ai vai. Não tenho uma alimentação perfeita e tenho consciência de que reeducação alimentar é uma lenta corrida de tartaruga, um passo por vez.

Por isso, fica a pergunta no dia nacional do início da dieta: Reeducação alimentar. E quem disse que seria fácil?

11 comentários:

Lúcia Soares disse...

Não é fácil, Flávia!
Eu que o diga, pois luto contra uns 10 kg a mais uns bons anos...
Não engordo um grama, mas também não emagreço!
Meu grande problema é fazer exercício físico, que não gosto.
Mas me educo pra comer, mesmo porque enquanto se é mais jovem, podemos tudo. Mas com o tempo, algumas restrições alimentares vão aparecendo.
Nunca faria uma cirurgia bariátrica, a mente não emagrece, então pode-se correr o risco de engordar de novo, já vi acontecer muito!
Tudo na vida exige vontade, disciplina, consciência.
Beijo!

Telma Maciel disse...

Se alguém disse q seria fácil pode dar uma surra nessa pessoa, pq tá mentindo feio demais!
Agora vc pensa... uma pessoa com a 'cabeça gorda' diz q vai fazer cirurgia bariátrica e resolver seus problemas. COMO?
Meu padrasto fez a cirurgia e continua gordo. PQ? Pq não aprendeu a se alimentar. Como de tudo um tanto e toda hora. Doce? É pior q criança qndo falamos em doce... aí não adianta!
Eu, por exemplo, não gosto de verde. Mas me esforço e mtas vezes faço uma salada caprichada. Não é fácil, mas vam'bora! rs
Beijo

Cláudia Acourt disse...

Este é um assunto que posso falar com conhecimento de causa. Fui gorda toda a vida, fiz reduçao de estomago e, na Italia, aprendi sobre reeducaçao alimentar. Aqui eu entendi o que realmente è reeducaçao alimentar. Antes achava que era aprender a comer de tudo na hora certa. Nao è apenas isso, è saber o que esta comendo, descobrir o verdadeiro prazer de comer, fazer as escolhas certas e conhecer o funcionamento do organismo. Pq nao adianta querer comer verde se o paladar è viciado no industrializado, o figado è intoxicado de gordura hidrogenada e coca, e faz trocas alimentares erradas. Assim apenas coloca comida no estomago mas nao alimenta as nossas celulas.
A cirurgia foi para mim um dos maiores presentes que Deus me permitiu realizar. Com o emagrecimento obtido eu realmente desejei mudar a alimentaçao para nao engordar novamente.
O que eu diria as pessoas? Mude a cabeça antes de tentar a alimentaçao e deixe de ser "Maria vai com as outras", isto è, nao è pq todo mundo esta caindo matando no churrasco e cerveja que vc tem que fazer o mesmo.
Ah, sobre ser facil fazer uma reeducaçao, quando se esta envolvido num ambiente sano, em que comer pizza è uma alimentaçao normal como o nosso arroz+feijao, como medo de ser apedrejada mas posso dizer que se torna facil sim.

Bjos

Chris da Chria disse...

Flávia! Adorei conhecer seu blog! Virei seguidora!
O post é ótimo! ...também estou nessa de reeducação alimentar! Saude em primeiro lugar!
Gostaria muito que você conhecesse meu trabalho...-Sou arquiteta, mas também me meto nos tecidos - amo handmade art...
www.chria.com.br
www.amaischria.com.br - blog
Bjos e ótima semana!
Chris da Chria

Unknown disse...

Nunca é fácil!!!!
Ontem eu estava jantando com meus pais e uns amigos, quando um deles disse após algum comentário meu, "Você está de dieta?" a resposta veio de imediato "Sempre!". Na realidade, não chega a ser dieta de corta tudo, mas é aquela história da reeducação alimentar, lei da compensação, etc.
Quem tem tendência a engordar não pode descuidar, pode fazer algumas consessões, mas ficar sempre de olho para compensar depois.
Falando nisso, o spinning me espera hoje! =)
Adorei o post!

Sonica disse...

Eu estou nessa também...agora iniciei o Vigilantes, mas confesso q estou lendo os livrinhos com atenção, e indo devagar com o andor....o mais complicado é que sei quase td sobre dieta, reeducação, etc e tal, mas ficar firme nessa história é que é outra história!
Bjs,

Anônimo disse...

Amiga, to nessa luta, ja engravidei bem acima do peso, mas tb eu tava malhando pesado, então sei q mto era massa magra, só que por conta de problemas q tive na gravidez parei de fazer qualquer exercicio, e mesmo não comendo bobagens, engordei mto, eu sentia uma fome e um sono louco, e vc sabe q mesmo frutas, sucos, vitaminas tudo isso engorda, além da conta, agora to na luta pra perder os 20kl q ganhei na gravidez e mais uns q me incomodavam antes, é lento, mas tem q ser, por que senão o corpo adoece, não pode desanimar, tem que ter mta força de vontade, tenho perdido 1 kl por semana, é minha meta, assim em Setembro atinjo meu objetivo, mas tem semanas q como mto mto pouco e me peso só perdi 1kl, me desanima, mas vamos em frente o q não dá é andar pra trás!

Cassia Matos. disse...

Amiga quando a quase três meses a trás,eu dei o meu grito de libertação BASTA DE SER A MAIS GORDA DA FAMILIA,BASTA DE TER NOJO DE MIM,BASTA DE ENCONTRAR DESCULPAS A ONDE NÃO EXISTI.Tive que dizer muitos ,muitos basta pois levava uma vida sedentária,estava mim auto-destruindo,então eu percebi que se não reagisse naquele momento,no futuro não muito distante,traria sofrimento para mim,e para as pessoas que amo,eu estava com 89,700kg.E naquele momento eu fiz uma viagem silenciosa,eu me vi,uma obesa mórbida,e eu não gostei daquilo,era muito sofrimento,e foi por amor a mim em primeiro lugar,depois amor as minhas filhas e a meu marido.quando decidi mudar meus hábitos ,para assim mudar de vida,eu sabia que não seria fácil,e não esta sendo.Mas posso te garantir que esta valendo apena.Hoje me sinto uma outra mulher com 12,00kg a menos e com uma certeza ,não importa a minha idade e nem o meu peso,eu posso ter o corpo que eu quiser.E sabe o que me faz pensar assim?
Descobri a formula secreta para o emagrecimento :
REEDUCAÃO ALIMENTAR+EXERCICIOS FISICOS+DICIPLINA +SUPERAÇÃO.Essa é a única maneira para emagrecer com saúde,e para emagrecer pra sempre,hoje eu sei que é apenas uma questão de tempo para que eu possa atingir o meu peso ideal,que é 55kg.E vou estar com esse peso no final do ano.
Bjos.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

LUCIA - exercício fisico. Não consigo acreditar que alguém faça por prazer! rs Mas é tão diferente quando estamos praticando um...
Disciplina é o melhor presente que um pai pode deixar para o filho, serve para a vida toda!

Bjo

Raquel disse...

Amiga, esse assunto é tão delicado na minha vida que prefiro NÃO COMENTAR!!!! kkkkkk

Beijos

Anônimo disse...

Não é fácil...eu sou magra, mas procurei uma nutricionista para tentar comer alimentos mais saudáveis, muito difícil...para quem ama frituras....
Eu ainda tô tentando comer mais frutas e verduras, mas é muito complicado, pq sou bem enjoada para comida, não é tudo que gosto...
Nesses dias estava comendo macarrão de massa caseira com molho branco e calabresa, fiquei pensando, obrigada Deus por eu ser magra...rsss
Mas falando sério...boa alimentação não é só uma questão de peso e sim de saúde....
Não adianta vc malhar, comer porcarias, fazer dietas malucas...o importante é sim comer de forma saudável, sem neuras e praticar exercícios físicos...a gente às vezes precisa tentar mudar, aos poucos já é um grande avanço, eu tô tentando....hehe
Malu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...