quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nutrição – Que tal fazer trocas inteligentes?


Comer ou não comer, eis a questão? Coma sim! Ao menos esse é o meu lema!
Eu já fui bem gordinha e dei uma louca aos 12. Parei de comer tudo! Passava a pão e água. Emagreci? Sim! Nunca mais engordei tanto como antes, mas sofri por anos até que conheci a Reeducação Alimentar. Parei de comer carne aos 15 e aprendi a fazer trocas inteligentes. E, quando vi que essas seriam as dicas da Anna Paola de hoje, fiquei muito feliz de poder trazer aqui o que eu realmente sei que dá certo:
Fazer trocas e não parar de comer!
20 TROCAS QUE VALEM A PENA
Já que estamos muito focadas em reeducação alimentar por uma vida melhor, aqui vão 20 ideias de trocas que todas nós conseguimos fazer com muita facilidade. Não estaremos abrindo mão de nada, apenas substituindo calorias vazias por nutrientes e benefícios.
1 – Pão francês por integral -  Eis uma forma de começar o dia cuidando da pele. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras.
2 – Leite integral por desnatado – Esse troca garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos.
3 – Óleo de soja e outros por azeite – O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva e deixam as saladas mais saborosas.
4 – Pizza de muzzarela pelas de vegetais – A ideia pode não agradar aos fãs das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos.Opções não faltam — vale de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha.
5 – Salgadinhos por castanhas – Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes.
6 – Cereais açucarados por aveia – A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã.
7 – Bauru por peito de peru e queijo branco – Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol.
8 – Camarão por peixe –Rico em colesterol, o camarão apresenta quase o triplo de gordura na mesma porção que peixes gordos como salmão.
9 – Picanha por lombo – O lombo é mais magro que a picanha se for retirada toda a gordura aparente antes do seu cozimento.
10 – Manteiga por margarina – A margarina leva certa vantagem, porque não tem gordura de origem animal e colesterol e vem sendo acrescida defitosteróis para torná-la mais benéfica.
11 – Quindim por compota de frutas – Os doces são condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e chocolates: a gordura.
12 – Suco de laranja pelo de uva – Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol, atuando na redução do colesterol e com efeito antioxidante.
13 – Chá de ervas por chá-mate – Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol.
14 – Cebola branca por cebola roxa – Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina.
15 – Molho branco pelo de tomate – O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo.
16 – Chocolate ao leite pelo amargo – O chocolate se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate! É o amargo, os com mais de 60% de cacau em sua composição. Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite.
17 – Sal por ervas e alho – Preserve os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.
18 – Frango com pele pelo frango sem pele – A pele tem que ser retirada antes do cozimento, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.
19 – Queijo pelo tofu – Feito a partir de soja, o tofu concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas, potente antioxidante.
20 – Pipoca de micro-ondas pela de panela –Na pipoca estourada no fogão temos como controlar a quantidade e o tipo de gordura no preparo, ao contrário do produto de micro-ondas onde ela já é fixa.
E aí, pronta para fazer trocas inteligentes?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...