terça-feira, 18 de março de 2008

SERÁ QUE TEMOS QUE FAZER COMO BILL GATES?

Tenho andado bem pensativa em relação a um assunto chamado: FAMÍLIA x EDUCAÇÃO. Os pais parecem enlouquecidos querendo dar um computador e objetos de todo tipo a seus filhos antes mesmo de começarem a falar. Onde ficam os valores? O carinho? Uma criança que fica horas em frente à telvisão ao lado da mãe e do pai está sendo lesada. Privada da convivência com os pais, porque estão juntos, mas não trocam uma palavra. Falar sobre quem vai ganhar o BBB 8 não é diálogo!


Li hoje uma frase de Bill Gates que dizia: 'É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros". Entendo isso como: antes de serem jogados no mundo, ajudarei na formação de seu caráter. Coisa gente atrasada? Pois saiba que a cada 5 crianças expostas à internet uma já foi aliciada sexualmente.

Ontem, minha tia me contou que a coleguinha do meu primo de 10 anos tinha 15 orkuts com nomes diferentes! QUINZE! uma menina de 10 anos com 15 IDENTIDADES! Sabe o que a mãe fez? Deixou ela ficar com pelo menos 8. Faça-me o favor!
Deixo três frases para todos refletirmos:

"Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação." ( Textos Islâmicos )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

E aque considero mais certeira de todas:

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."
( J. Petit Senn )

e por fim uma pergunta: "SERÁ QUE TEMOS QUE FAZER COMO BILL GATES?"
Não tenho filhos, mas se tivesse, ele seria educado por mim e não pela televisão ou jogado na escola. Porque concordo com Antônio Ermínio do Moraes que diz: "Os pais têm que parar de entregar o filho para a escola consertar o que eles estragam em casa."

Para finalizar, uma frase da minha sábia avó: "quem não faz o filho chorar, depois chora por ele"

Beijocas a todas e ótima semana!


6 comentários:

Cheers! Fla disse...

Adorei o post... eu participo de um forum de maes e eh incrivel ver o que elas gastam dando para as criancas... elas estao todas fazendo 1 aninho agora... Os presentes favoritos da Victoria sao as caixas e garrafas vazias he, he. Nao estou falando que nao compro nada, mas eh um exemplo...
Tambem, soh agora eu comecei a ligar a tv no canal infantil por que descobri que as musiquinhas prendem a atencao dela e ela fica dancando, msa qdo a musica para ela nem olha he, he.

Bjs.

Bjs

Tata disse...

Olá,

Tb ainda nao sou mae mas acredito que serei muito atenciosa em relacao a educacao dos meus filhos.Crianca precisa de limites.Agora no caso da internet acho importante manter o pc fora do quarto da crianca,mas tb isso depende da relacao filho/pais,se existe confianca.

Bjos.
Tamara

Scliar disse...

Certo, certissimo. O que tem de mãe que enche o filho de presentes, faz de tudo e mais um pouco, simplesmente porque se sente culpada de trabalhar, de ter sua propria vida etc e tal. E, claro, a indústria agradece! depois, dá-lhe crianças de 4, 5 anos dançando na boquinha da garrafa. Mas não é fácil ser "do contra" e nadar contra a maré. Dá uma canseira. But.. vale a pena! Bzus a todos. Ethel SC

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Vejo mães dando PC para os filhos de quatro anos, é um absurdo! Como uma criança desta idade vai saber o qeu é bom ou ruim se ficar a maior parte do tempo no computador? Isso até me irrita! srsrssr

Bjos
Carol

Scliar disse...

Ah, esqueci de responder (tenho que responder la no womrket tabem!). O Beto é parente sim, bem proximo: ele é filho do Moacyr Scliar (o escritor), que, por sua vez, é... bom, deixa pra lá, porque se não vai virar arvore genealógica da familia! kkk Bzs.

Lucia disse...

Tb concordo com o que escreveu, a educacao comeca em casa. Meu marido ja foi professor durante 5 anos e e' incrivel com a maioria dos pais simplesmente entregam e responsabilizam a escola pela vida e educacao dos seus filhos. Nao participam da sua vida e esses mesmo nao fazem nada de errado... nao tem limites...nunca!

Tenho pena nao so dessas criancas que crescem sem uma orientacao, mas tb das pessoas que futuramente conviverao com pessoas sem educacao e grossas - as vezes arrogantes quando se trata daqueles que crescem fazendo tudo o que querem.

Na minha opiniao, se voce nao tem tempo pra criar um filho, que nao o tenha. Uma crianca e' algo extremamente importante e merece toda dedicacao, educacao e amor que podemos oferecer.

Eu nao penso em ter filhos, mas se tivesse, ia ser extremamente chata... nada de 24 horas de televisao, video game, computador, etc... ja chega a epidemia de crianca obesa aqui nesse pais. Tudo tem um limite e ia fazer questao de que aprendessem exatamente isso. bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...