segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Qual é mesmo a vantagem de ser gente grande?

Um dia desses uma amiga mandou um e-mail dizendo que estava entediada com a vida. O e-mail dizia:

“...não vou viajar com vocês. Acho que a crise dos 30 chegou mais cedo. Tenho 28 anos, não tenho o emprego que eu quero, não tenho meu próprio carro e não tenho um namorado.”
Essas reclamação ficou seguindo meus pensamentos.

Ontem eu estava lendo um jornal antigo e dei de cara com a Xuxa. Comecei a lembrar da época da Marlene Matos. Todos os caminhos levavam ao sucesso. Quando o fracasso existia era do tamanho que ela podia suportar. Até que ela quebrou o contrato com a empresária em nome de ter a tal liberdade. Coisa que a gente sonha quando está sob o camando dos pais.
Xuxa bancou seus projetos. Fez o Xuxa só para baixinhos, que ninguém acreditava, e foi um grande sucesso. Mas, em compensação nunca mais conseguiu se firmar como apresentadora. Tudo o que dá errado caiu em seus ombros.
Agora minha amiga está sentindo o poder da independência, assim como Xuxa. Sair da barra da saia dos pais tem seu preço. Bancar o próprio sonho também. A diferença é que a Xuxa pode contratar outra empresária a qualquer momento. E minha amiga? Quando você se torna adulto, não tem volta.
O desejo de ser “gente grande” pode ser bem excitante de início, mas com o tempo parece que a festa acabou e estamos só com a parte de varrer o chão. Equilibrar os pratos.

Diferente da Xuxa, não temos opção, temos que crescer. Mas, isso me deixou pensando: Qual é mesmo a vantagem de ser gente grande?

21 comentários:

Anônimo disse...

A vantagem é ser dona dos próprios atos.
Quer saber?
Eu adoro a minha maturidade!
Muito!

Pepper Popps disse...

Olha, muito boa essa sua pergunta!
Qdo sai da casa dos meus pais eu já estava casada e com uma filha de quase 2 anos. Saí por opção por que eles queriam que ficássemos.
No começo foi muito difícil mas hoje me orgulho de tudo que passei, valeu pelo aprendizado.
Beijos para vc!!!

Nani disse...

As vantagens de ser gente grande eh que tudo que voce faz, todas as atitudes tomadas, certas ou erradas sao meritos seus. Sao atraves das atitudes tomadas (certas ou erradas) que aprendemos a crescer, que amadurecemos.

Quer coisa melhor do que sentir que tudo depende de voce? Nao digo apenas dos sucessos, mas dos fracassos... se tudo fosse facil, e dado de mao dada nao teria graca. Ser gente grande eh tentar, experimentar, aceitar, errar, criar forcas, motivacao, levantar por cima, vencer, se orgulhar...

Amo andar com minhas proprias pernas. Mas sou grata a meus pais por ter feito quem eu sou hoje, por terem me dad a "base" p ser gente grande.

Clara disse...

Eu já tenho 32 anos e até atingir os 30, sofria de crises existenciais. O bom da maturidade, do depois dos 25, é que acabamos por encontrar o nosso lugar no mundo. Mesmo que o mundo pareça gigante ou pequeno demais.
Gostei do blog.
Abraços

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Como sempre um assunto ótimo por aqui. Eu sempre quis crescer e sair da barra da saia dos meus pais. mas nao dava, porque o que eu ganhava era tb para ajudar em casa.

depois que me casei essa liberdade veio, é claro e também muitas responsabilidades. A Xuxa, paga um preco alto e se ela fizer algo errado, nao vai ser papai e mamae, mas toda a mídia que é sem coracao, pensam somente na graninha que vai entrar com o escândalo. Tratam as pessoas vendo cifra$$$.


Mas querida, estou hoje por aqui por outro motivo. Hoje dia 20 de janeiro é seu aniversário!!!

Vim aqui te desejar muitas felicidades. E hoje nesta rádio aqui:

http://www.pierfm.com.br/

Vou pedir músicas especiais pra vc, espero que vc tenha um tempinho para ouvi-las.

Um grande beijo e FELIZ ANIVERSARIO!!!

Ah, na Saia Justa tem algo prá você e seus amigos!!!

Grande beijo

JAM disse...

sempre digo: crescer dói. se fosse fácil nao teriam tantas pessoas que, independente da idade física, insistem em viver como adolescentes (dependentes financeiramente ou emocionalmente - ou os dois- de outras pessoas).já conheci mulheres de 44 anos agindo como se tivessem 12, esperando o pai dar dinheiro, resolver alguma situaçao extra, que nao teria necessidade se elas aceitassem crescer. tomar as próprias rédeas de suas vidas. mas é isso ai...cada um faz sua opcao. bjos a todas!

Myself disse...

Pra mim só tem três vantagens:
Poder beber,fazer amor e gastar seu $ no que vc quizer.

De resto, acho que é mais chato do que excitante!

Myself disse...

Vi que é seu níver.

Parabénsssssssss =)


Beijos!

Juliana disse...

otem mesmo eu estava dizendo que acho que nunca vous er adulta
As evzes tomo decisões dificeis e maduras de mais pra minha idade
mas no geral, eu sou como a xuxa com marlene mattos, estou sempre me pendurando em alguem para nao tomar nenhuma atitude sozinha

Lilica disse...

Ás vezes dá uma saudade do tempo do Xou da Xuxa onde a minha única preocupação era a prova de Matemática ou de Português! Crescer dá um trabalhão né! Beijos

Mariachiquinha disse...

Realmente, crescer dói. E resistir ao crescimento doi mais ainda. É inevitável, mas não consigo ver até hoje as vantagnes em ser adulta.

Se adquirimos mais liberdade, aumentam também as nossas responsabilidades.
Se somos donas dos nosso dinheiro, também ninguém vai pagar as nossas contas.
Se erramos em nossas escolhas, somos implacáveis conosco mesmoe não nos perdoamos com facilidadea, tanto que carregamos o preço dos nosssos fracassos ou das nossas frustações pela vida afora.

Eu tive que crescer na marra e não gostei desse mundo adulto, talvez por isso não vejo vantagens, só necessidades.

Feliz Aniversário! :)

Eneida Freire disse...

Temos que pensar muito pra fazer as coisas!
As consequências são certas e imediatas!
Beijo!

Carolina disse...

Acho que como todas as fases tem o ônus e o Bônus.
Bjos meus

Fabianne disse...

Qual a vantagem de ser gente grande????
Boa pergunta!!!!
Tenho pensado muito nisso. Nessa mania de nao curtir as fases da vida. Quando somos crianças queremos ser adolescente, então queremos crescer, ser adultos, depois isso, aquilo, aquilo outro. Até que um dia desejamos que o tempo pare!
O bom de ser gente grande é saber que estamos vivos, um dia após o outro...

Fernanda disse...

Adorei seu blog.
Bom, eu vejo muitas vantagens em ser "gente grande". Adoro minha vida adulta e mesmo que pudesse escolher nao voltaria a minha infancia, nem adolescencia de maneira nenhuma, no entanto sou muito grata aos meus pais por terem cuidado bem de mim, e continuarem cuidando mesmo de longe. Hoje sou casada, estudo, trabalho e tem dias que me sinto bem cansada da minha rotina cheia de responsabilidades, mas mesmo assim sou feliz agora como nunca tinha sido antes, nem na infancia :)

D.Ramírez disse...

Não há vantagem nem em ser gente pequena, quando os empresarios são nossos pais e vivemos embaixo da saia da mae, algo dos tipos, nao pode, isso é errado, hora de dormir, escovar dentes e blá blá blás...a unica coisa q muda, são os empresarios hahaha
de resto so cabelos brancos começam a crescem ;)
O importante é sermos oq somos e vivermos felizes mesmo com menos..mas independentes;)

Besos

Carla MB disse...

Acho que a grande vantagem é a liberdade... E a maturidade que surge quando temos liberdade...
Mas o grande segredo é manter a criança dentro de nós. Sempre!!!
Bjôoooo

Carla MB disse...

Hoje é seu aniversário, aquariana???
O meu é domingo...
PARABÉNS PARA NÓS!!! E TUDO DE MELHOR...
Bjôooooo

Juliany Alencar disse...

Este post me lembrou uma frase do filme do Homem-Aranha quando o avô do Peter Parker diz assim pra ele: "Todo grande poder requer uma grande responsabilidade".

Flor disse...

Acho que a vantagem de ser gente grande eh saber que a gente anda com as proprias pernas, compra os proprios presentes e tem liberdade de fazer tudo como quiser. Eu amo meus pais, mas sair da casa deles foi um dos maiores passos que eu ja dei. Quem sabe a sua amiga nao precise apenas de uma nova visao sobre a vida? Espero que essa fase ruim dela passe. Bjos

Lucia disse...

Eu poderia listar mil vantagens, mas nao nego que minha infancia foi a melhor epoca da minha vida.

Apesar de ja ter querido voltar no tempo pra reviver essa fase tao gostosa, aprecio o que tenho agora e simplesmente vivo e aproveito o melhor.

Levei um tempo pra enxergar isso e como sua amiga, so vivia reclamando. Qdo comecei a focar nas coisas que tinha envez nas que nao tinha, as coisas comecaram a mudar pro melhor.

Tudo isso so depende de nos mesmos. Depende da nossa diciplina, na maneira de como encaramos as coisas e agimos a respeito.

PS: vendo essa foto da Xuxa me deu um aperto no coracao, pois me fez lembrar da minha mae. Ela era loira tb com features delicadas como as da Xuxa e acho que tb pq assistiamos o seu show juntas qdo era crianca... Bons tempos. Como queria minha mamae de volta!

Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...