sábado, 18 de julho de 2009

Por que mulher gostosa é sinônimo de burrice?

- Ganho dinheiro com a minha bunda, e daí?
Ontem, trabalhando até tarde, dei uma zapeada na TV. Adriane Galisteu entrevista Mulher Melancia que ilustra, se não me engano, sua quarta capa de Playboy.

- Quem é a Andressa Soares? – Galisteu começou.
Resolvi seguir em frente e saber “quem é Andressa”. Como se o mundo já não soubesse. E não sabe!!

Fiquei impressionada com as respostas sensatas, maduras, vindas de uma fruta, que, a princípio não tem cérebro e diz que para ganhar dinheiro só não se prostitui e não faz filme pornô, de resto pode mandar que ela encara.

Mulher gostosa é uma afronta. Ser magra é fácil, fecha a boca. Ter curvas bonitas, bem desenhadas é quase um presente. Precisa ser muito segura para assumir as próprias curvas. "Sou assim, não vou me render ao estigma social e pode ter certeza, você é magra, mas é com minha bunda grande que seu marido sonha.

Há uma associação: bunda pequena, cérebro grande, inteligente. Bunda grande, cérebro ínfimo. A mãe natureza não seria tão injusta dando duas coisas maravilhosas a uma única pessoa. Bonita e inteligente? É demais!!!

Terminei de ver a entrevista e fiquei boba. A mãe natureza, deu as duas coisas a essa menina. A pergunta loatejou em minha cabeça até agora: Por que mulher gostosa é sinônimo de burrice?

15 comentários:

Raiana Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raiana Reis disse...

Alguns esteriótipos são criados na sociedade por conta das 'estatísticas'... Acabamos criando a imagem de burrice para quem explora o corpo, e não apenas para quem tem os 'dotes'... Creio que isso acontece pela maioria que vemos, na sociedade os ícones de beleza e sexy simbol acabam por priorizar o culto ao corpo e esquecer da massa cinzenta, dessa forma acabamos criando a generalização e não só para as mulheres como os homens 'pacote de músculos' das academias. Pois dificilmente conciliam o exercício mental com o corporal.
Quando notamos as exceções ficamos surpreendidos, como tb foi o caso da Priscila BBB.
Será que a mulher gostosa só está nas capas de revistas ou programas de tv? Acho que essas não ganham o sinônimo c tanta facilidade.
Seria ótimo se a mistura ocorresse mais, enquanto isso, os homens esperam pelas capas de revista das 'mulheres camarão' e basta. :)

Lúcia Soares disse...

Oi, Flávia. Sabe que acho que o preconceito vem das próprias mulheres? Quando uma muito linda aparece, logo caem em cima, querendo desprestigiar a moça. Eu aho que quem cultua apenas o corpo é realmente burra, mas não dá pra cuidar das 2 coias, não...Elas aproveitam a juventude pra fazer dinheiro e se têm tutano abrem um negócio próprio ou vão estudar e desaparecm da mídia. Mulher bonita leva o estigma de burra justamente porque incomoda às outras. Os homens nem querem saber se elas falam, ainda menos se falam bem...

Iseedeadpeople disse...

Caraca, Flavia, achar que a mulher melancia é bonita e inteligente já é demais!!!

Ela pode ser esperta, isso é muito diferente de ser inteligente, afffeee.

Qto a beleza: a Playboy decididamente baixou o nível. Dar tanto cartaz a esse saco de banhas é o fim da picada. Os homens brasileiros tem péssimo gosto!!!

Bonita e inteligente,por exemplo, é a Letícia Sabatella. Não tem nem comparação, chega a ser heresia!!!!

Isa disse...

Nao acho que mulher gostosa é sinonimo de burrice...
mas uma mulher que abre a boca pra dizer "Sou assim, não vou me render ao estigma social e pode ter certeza, você é magra, mas é com minha bunda grande que seu marido sonha", não pode ser mulher com M maiúsculo!

Isa disse...

Nao acho que mulher bonita é burra!!!
Mas tb nao acho a mulher melancia bonita!!!
mas admiro e elogio varias outras mulheres... algumas me encantam (sem outras interpretacoes, hein! rss)

Concordo com o comentario aqui em cima...
ela nao é nem bonita nem inteligente...
ta sabendo aproveitar o que faz sucesso nela... e ganhando $ com isso!!!
Parabens pra ela...
outras pessoas tem que se esforçar muuuuito mais, por muuuuuito mais tempo pra ganhar décimos do que ela ganha!

Marina G. disse...

Flavia, enviei a minha foto com o livro para o seu e-mail, ok?
Beijos :*

Anônimo disse...

São os estigmas de uma sociedade machista que prega certos papéis e quem se desvia disso é ridicularizado em praça pública.

É simples: a mulher de bem é recatada, inteligente e sabe administrar como ninguém sua dupla jornada de trabalho. Não se discute o fato de que os homens continuam a não fazer nada, ao passo que a mulher hoje em dia tem que ser uma super-mulher, mas sem ser vulgar.

Daí se alguma 'espertinha' resolve ganhar dinheiro abusando de sua aparência física, ela vai ser tachada de burra, e justamente por outras mulheres que são tão vítimas de um sistema patriarcal quanto elas.

Além do mais, há que se considerar a pergunta 'o que é ser inteligente?'. Eu fico mais com a proposta das inteligências múltiplas. Cada pessoa tem um tipo de inteligência, então não dá pra ficar taxando as outras de 'burras' simplesmente pq não se enquadram naquilo que eu considero inteligência. Aff, isso é confuso =D

Eu não acho a mulher melancia bonita, hehe. Mas fico feliz pelo sucesso dela, sinceramente. Vejo que ela foge do padrão 'magrinha anoréxica' e isso é ótimo. Só não sei pq usam tanto photoshop nela, já que a idéia é chocar as pessoas com a falta de padrão dela. Enfim.

June disse...

Flávia,
Vou mesmo é responder sua pergunta com uma reflexão de minha própria vida.
Começo colocando a modéstia bem distante: Sim, eu sou gostosa. E concordo com a Melancia quando ela fala que é fácil ser magra, difícil é assumir as curvas.
Agora me explico: quando se tem um corpo que veio todo modulado, e que, sem nenhum esforço você chama (muita) atenção do carinhas ao seu redor digamos que a educação familiar vai pesar demais no seu destino. Se você pensar que a vida é conquistar aquele carinha bem de vida, pronto, você tá feita pois ele certamente vai querer te desfilar por aí. Na escola todos os garotos e professores "babam", e não raro "facilitam" as coisas no afã de chamar sua atenção.
Por outro lado, se você acreditar que há bem mais no mundo que "bons e maus partidos", definitivamente ser gostosa vai exigir trabalho dobrado para provar competência e seriedade. Juro.
Ainda me lembro de meus primeiros dias como estagiária : era um tal de finalmente mulher bonita no pedaço, elogios prá lá e prá cá, sorrisos masculinos à torta e à direita que eu fiquei irada. Tratei de botar todo mundo no seus devidos lugares com muita educação e paciencia. E trabalhava o dobro de qualquer estagiária pois queria ser reconhecida pelo meu esforço, aprendizado. Deu certo, depois de meses passei a ser conhecida como aquela que faz as coisas acontecerem. Se você precdisava que algo fosse feito e rápido e bem-feito, botava na minha mão. O Esforço rendeu, mas superar a imagem de gostosinha deu muito trabalho.
E vai além, até para arrumar namorado é complicado, pois eles sempre dizem que você é gostosa demais, chama atenção demais. É um verdadeiro pé no saco!
Passei muitos anos tentando emagrecer. Passei muito tempo odiando o meu corpo. Achava ele um entrave no meu caminho profissional.
Foi só com muito trabalho e esforço que me aceitei. Hoje vejo que é só questão de tempo para que as pessoas vejam que não sou mais uma gostosa burra, que consegue emprego com a bunda ou peitos. Mas até chegar lá, haja encheção de saco e cantadas bestas que você tem que aturar e descartar com elegância.
Enfim, sem responder à sua pergunta, deixo aqui meu elogio pela abordagem do tema. Afinal ninguém pensa que belez também pode ser problemática.

Luciana disse...

Mulher gostosa não pode ser sinônimo de burrice, mas diria melhor, mulher bonita.
Mas já colocar a Mulher Melancia nas duas categorias do seu post, aí já discordo, porque ela nem é gostosa nem bonita, inteligente não sei, mas ela já deve ter aprendido as respostas pra essas perguntas. Outro dia comentando com um amigo sobre os protestos contra a Playboy por colocar a MM novamente na capa por falta de opcão, eu perguntei se realmente a MM era considerada esse símbolo sexual e mulher gostosa no Brasil, daí ele disse que não, que o lance era só a bunda, na verdade não veem uma mulher como um todo, mas ela danca com a bunda pro público, se resume a isso, desperta a fantasia dos homens de ir fundo ali, e pra completar a Playboy dá uma photoshopada na bunda e coxas, tira as celulites e fica aquela ilusão de tudo grandão mas perfeitinho. Bom, foi o que um homem me disse, brasileiro.
E que os mesmos homens que pagam pau pra MM tem mulheres com corpo similares e que eles chamam de gorda, baleias, orcas, etc.
Outra vez li Preta Gil dizendo que era legal a MM na mídia como gostosa, assim as gordinhas tinham destaque como sexies, mas li comentários sobre isso depreciando Preta Gil, mas na real o que Preta Gil não tem é o mesmo photoshop da MM, e quando sai em fotos geralmente aumentam as celulites da Preta Gil e a chamam de coisas horrorosas. Acho Preta Gil bela.
Beijo

Carolina disse...

Não concordo com este preconceito institucionalizado, mas que a gente topa com vários tipos assim é verdade, acho que por isto a tendência é generalizar.
Conheço muitas pessoas, homens e mulheres que se preocupam tanto com o corpo que esquecem do intelecto e aí pra bater um papo só espremendo pra ver se sai algo. Não falo no quesito inteligência, mas de conhecimento e cultura sabe, tipo: "ah não vou ler este livro tem muitas páginas." Cruzes, é nessas horas que me vem o mais careta dos preconceitos e me pego pensando " se ele(a) não ficasse o tempo todo na academia..."
Infelizmente é por aí, tudo uma questão do que tem valor pra você, mas dá pra conciliar cabeça e corpo numa boa. Existe equilíbrio, é só querer.
bjos e FELIZ DIA DO AMIGO!

Lucia disse...

Fiquei meio boba com a capa dessa revista. Eu gosto da Playboy justamente por expor o corpo feminino de uma bela maneira (eu mesmo se tivesse oportunidade, posaria pra ela), mas essa ai esta pra la de vulgar. As daqui pelo menos continuam classicas e sem baixar o nivel assim.

Bom, tem mulheres lindas que se cuidam fisicamente e sao inteligentes e poderosas e de vulgar e burras nao tem nada. Mas tem outras que realmente so focam no aspecto fisico e talvez achem que esse eh seu unico talento - uma pena, pois criam essa imagem feia.

Depois vao reclamar que nao conseguem achar um homem decente e que as respeitem. A culpa eh de quem? As pessoas nao pensam antes de agir ou ao tomar certas decisoes e depois ficam reclamando das consequencias de seus atos, culpando o mundo inteiro envez de olhar pra elas mesmas e assumir a responsabilidade.

Cheers! Fla disse...

Oi Fla, nao conheco essa mulher melancia entao nao tenho nenhuma opiniao sobre ela, mas concordo com a Lucia, fiquei um pouco chocada com a pose de capa da playboy, as capas e entrevistas da revista geralmente sao boas.
Mas sinceramente, quem serah a mulher da vez ano que vem? Daqui a pouco ninguem nem lembra dessa dai.

bjs

Monique Rosa, rosa.Rosa? disse...

Sinceramente, mulher gostosa é sinÕnimo de burrice porque algumas mulheres gostosas abusam disso para ganhar dinheiro, porque não querem trabalhar de verdade.
Nem vem me dizer que posar pelada numa revista é um trabalho digno como outro qualquer.Usar a sexualidade e a nudez em trocas denefício é golpe baixo e pronto.

Monique Rosa, rosa.Rosa? disse...

Sinceramente, mulher gostosa é sinÕnimo de burrice porque algumas mulheres gostosas abusam disso para ganhar dinheiro, porque não querem trabalhar de verdade.
Nem vem me dizer que posar pelada numa revista é um trabalho digno como outro qualquer.Usar a sexualidade e a nudez em trocas de benefício monetário é golpe baixo e pronto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...