quarta-feira, 15 de julho de 2009

Por que precisamos da lei para nos proteger de nós mesmos?

Estava dentro de um táxi e o condutor colocou o cinto correndo de forma displicente quando paramos no sinal.

Nem tinha reparado que ele estava sem.

O sinal abriu, ele deu uma risada sarcástica e retirou o cinto.

- O senhor não usa cinto de segurança?
- Ele incomoda.
- Mas por que colocou e tirou?
- Não viu os guardas? Se te multam...
O taxista respeitava um guarda, mas não a própria vida.

No sábado, num bar, ouvi um grupo conversando na mesa do lado. Depois daqui a gente vai para lá. O lá era uma boate. Um deles disse que estava sem carro. O que estava bebendo disse que estava tranqüilo que eles iam juntos. Alguns minutos depois, ligou para alguém para perguntar onde estava tendo blitz para fazer um caminho diferente.

Foi preciso uma lei, com multa, para que muitos se dessem o direito de parar de fumar.
De que adiantam tantos estudos provando males à saúde como cigarro e a falta do uso de segurança, se o ser humano só ouve o que quer ou o que dói no bolso?
Cresemos sendo repreendidos pelos pais e, imaturamente, alguns de nós, trazem para a idade adulta esta vontade de desafiar mesmo que custe a própria vida. Por isso, só resta perguntar: Por que precisamos da lei para nos proteger de nós mesmos?

8 comentários:

Consultora Sentimental disse...

pq somos humanos demais para confiarmos em nós e nos outros.
=*

Jane disse...

Por que precisamos da lei para nos proteger de nós mesmos?

Pq nossa educação é assim. Somos educados para heteronomia, para obedecer e não para pensar no pq determinadas ações devem ser ou não ser feitas.
Desde a tenra a idade a criança aprende que não pode mentir se não o nariz cresce, aprende a obedecer determinada regra para evitar o castigo. Mais tarde ele aprende que não pode roubar para não ir preso e aprende tbm que deve obedecer o sinal de transido para nao ser multada. Logo ela descobre que o nariz não cresce quando fala mentira e descobre também que é possivel burlar as regras e se livrar dos castigos.
Assim em vez de individuos autonomos, capazes de reflexão, temos individuos que precisam de leis e regras para tudo, no entando as burlam sempre que possivel.
Os valores morais e éticos não foram construidos e infelizmente assim é nossa sociedade.

Jane disse...

Flávia me senti super honrada com seu retorno.
Eu sempre tive esse questionamento comigo e procuro educar os q me são confiados dessa forma, procurando criar valores éticos e morais para que sejam autonomos, mas como eu disse no meu modesto texto no blog, a escola apenas complementa o que vem de casa, do berço. E a maioria dos pais não tem esse questionamento, e nao educam, apenas criam os filhos.
Eu acho mesmo é q deveria ter algum cursinho básico preparatorio antes de colocar filhos no mundo. (risos)

Abraço, e um ótimo final de semana

Aninha Leitora disse...

Pq eles se acham muito esperto enganado as "autoridades" mas na realidade eles tão é enganando a eles mesmo achando que nunca vai acontecer nada com ele.

Minha prima tbm não usa cinto de segurança no bairro que ela mora, um dia vindo de um bairro vizinho que tem muito guarda ela estava de cinto para buscar os filhos na escola, foi a sorte dela, pois um carro avançou o sinal e bateu em cheio na lateral do carro dela. Se nesse dia ela tivesse vindo de casa ela estaria no hospital.

Bjs

Carlos Medeiros disse...

O maior desrespeito mesmo é dirigir bêbado, desrespeito com a própria e com a dos outros. Abraços.

Marina G. disse...

O meu chegou pelo Sedex também, hoje de manhã. Depois te envio a foto! Beijos.

FaBiaNa GuaRaNHo disse...

Opss , Vou participar de seu blog enquanto ainda há tempo.
Tô com quarentinha.
Bjão e valeu pelas palavras no O Que elas estão lendo.

Carolina disse...

Porque, infelizmente, pra maioria das pessoas somente aquilo que é imposto e causa algum prejuízo que passa a ter importância.

Bjos meus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...