terça-feira, 13 de outubro de 2009

São as dúvidas que nos enfraquecem?

Muitas vezes estamos caminhando pela estrada da vida e, se tudo não anda ótimo, ao menos anda bem. Mas, do nada, pisamos em falso e caímos em um abismo que faz tudo parecer perder o sentido. Não há certezas, não há um rumo certo a seguir, não há uma mão para nos guiar.

Assisti ao filme “Dúvida” com Meryl Streep. Em determinado momento, há o diálogo de um padre com uma jovem freira onde ele a consola dizendo:
- Em algum momento todos nós nos sentimos perdidos.
Estava conversando com uma prima de 20 anos. A menina é um prodígio e já está formando na Marinha Mercante no fim do ano. Sempre tive um pouquinho de inveja de sua determinação e me assustou quando perguntei:
- E agora o que vai ser?
- Não tenho a mínima idéia.
- O que???
- Nem sei se é isso o que eu quero para mim. Estou muito perdida.
Deu vontade de gritar: Se esta menina está perdida eu estou em um labirinto!
"Certeza" é o maior desejo do ser humano. Temos tantos caminhos a seguir mas, por vezes, seguimos o menos pior porque nenhum deles nos agrada. Há uma vontade forte e digna de mudar o rumo das coisas, de querer uma vida mais animada, um futuro mais parecido com o que sonhamos no íntimo do coração. Lá naquele lugar onde ninguém vê.
Mas aí não vamos em frente por uma razão: dúvidas. Se for ganhar o mundo posso perder meu namorado, se optar por trocar de emprego posso me arrepender, se largar tudo para ser monge posso dar cara com a decepção e todos rirem quando eu desistir.
Aí, aquela vidinha meio sem graça, onde fazemos de cada faísca um motivo de festa para que não pareça tão monótona, vai ganhando espaço. São muitos passos que deixamos de dar por medo do que vamos encontrar...
Por isso fiquei pensando... São as dúvidas que nos enfraquecem?

11 comentários:

Ivana disse...

Credo mulher, tu és bruxa. Passo por isso - pela dúvida - neste exato momento da minha vida. Trabalho em um mesmo lugar a 5 anos, não posso dizer que gosto do que faço (azar. eu escolhi) e não aguento mais meu ambiente de trabalho. Mas na hora de fazer alguma coisa pra mudar, de tomar uma decisão de fato, vem o medo, a dúvida... E se eu me arrepender? E se depois descobrir que era feliz e não sabia? E por la vou ficando...
Sim, eu acredito que a dúvida, quando te paraliza, é como o medo: te enfraquece e tira o verdadeiro sabor da vida, o sabor de arriscar-se!

Unknown disse...

as duvidas acabam comigo, pq não sei se a escolha que eu vou fazer é certa...é um risco danado...

tenho medo das minhas escolhas.

tb fico perdida...quase sempre, aliás no momento estou.

bjo

Desabafando disse...

todos nós temos nossos momentos de dúvidas e indecisões.

Anônimo disse...

提供您SEO排名利用自然排序把你的網路排名SEO優化而達成網頁排名中的關鍵字廣告,而網路行銷中把網站優化後網站排名就是另一種關鍵字行銷手法給你最佳化的SEO服務。一般瀏覽者高習慣性使用入口YAHOO我們幫您保証自然排序前十名,因我們的技術保証您可指定全球任何搜索引擎保証排名... 網站優化是目前最新興的廣告曝光方法,SEO搜尋行銷提供了專業的關鍵字排名與SEO搜尋引擎最佳化服務,讓你的網站在網路行銷中遙遙領先.

Anônimo disse...

Duvidas é cruel o medo do novo, o medo de estarmos errados nos enfraquece as pernas por muitas vezes paralisa..por isso é melhor se arriscar e tentar do que na chuva andar e nunca se molhar

Anônimo disse...

Bom, no meu caso, as dúvidas me fortalecem. É exatamente por não saber o que vai me acontecer amanhã que eu me permito ousar. Eu sempre fui do tipo que prefere se arrepender por algo que fez, ao invés de ficar pensando 'e se eu tivesse feito'...

Anônimo disse...

O PIOR DA CRISE NAO passou. “Nos EUA e na União Europeia milhões de pessoas estão PERDENDO seus postos de trabalho para ‘modernizar e racionalizar a produção.
A economia real está corroída por um câncer, e gigantescas lutas sociais se esboçam no horizonte.

A crise do capitalismo é estrutural, e não cíclica, e os senhores da finança não têm soluções para ela. Durma tranquilo, se puder

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Já dizia alguém assim: " A dúvida é a pior inimiga do homem".
E como é.

Beijos

Monique disse...

paz é a certeza de Deus, mas tem monentos em que até os crentes se sentem em dúvida...

Já havia postado sobre o filme no meu blog Flávia.Vou deixar o link aqui pra vc ir ver.Foi um dos melhores filmes que assisti no ano.

Bia disse...

Dúvidas todo mundo tem, só que tem aquelas pessoas que conseguem esconder melhor seus momentos indecisos. Eu não sou uma delas! As dúvidas crueis sempre fizeram, e acredito que, para sempre farão parte da minha vida!

Certeza mesmo, a gente só tem um, de que vai morrer... o resto tudo é na base da adivinhação e vivência mesmo!

bjs

Dani dutch disse...

Também estou passando pelo mesmo momentod e dúvida, não sei que quero realmente seguir a mesma profissão do Brasil aqui, trabalhei 7 anos em um lugar e aquilo me consumia tanto, que vim pra cá nem pensei e aqui sei que tenho que começar tudo de novo, até agora não bateu nenhum arrependimneto, não sei se o ambiente do meu ex-trabalho era tão ruim que agora parece tudo fichinha, mas vamos que vamos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...