terça-feira, 6 de outubro de 2009

Somos responsáveis por eles?

Há seis meses atrás, um primo meu trocou a moto, com a qual trabalhava, por um carro, a pedido da mãe. Deu a moto como entrada e parcelou o restante. Não sobrou para o seguro, mas nem daria tempo.
Estacionou em frente ao Detran por cinco minutos e quando voltou não estava lá. Restaram apenas as parcelas.

Há um ano atrás, uma vizinha, que ajudava dependentes químicos, teve sua casa invadida e foi encontrada enrolada em um saco preto. Quando a polícia abriu, descobriu que além de asfixiada ela havia sido esfaqueada.
Ontem, no Jornal da Record, Ana Paula Padrão visitou o Presídio Central de Porto Alegre. O mais lotado do Brasil. É um barril de pólvora onde até para fazer a entrevista a repórter teve que colocar um colete a prova de balas. As imagens saõ realmente deprimentes.
Num determinado momento da entrevista ela entrevista um defensor do direitos humanos que diz:
- Temos que fazer alguma coisa porque estes presos são responsabilidade de todos nós.
São?
Quando uma lata de milho chega ao supermercado está cheia de impostos que, segundo o governo, vai para a educação, saúde e segurança. Somos um dos países com a maior carga tributária do mundo!

Apesar disso, o país está infestado de empresas de plano de saúde, escolas particulares e empresas de segurança particular que faturam milhões.

Juntei tudo, tentei não ter raiva, refleti mais um pouco, e considerei que se aqueles já entraram ali ruim um dia sarião bem piores... Mas e os impostos? Não cheguei a uma conclusão... Somos responsáveis por eles?

21 comentários:

K. Willemann disse...

Acho que nossa parecela de responsavilidade está em pagarmos nossos impostos.

Não dá pra ser responsável por mais do que nos cabe.

Ora, se pagamos nossos impostos que deveriam ser destinados a reabilitação dessas pessoas, não estamos nos responsabilizando?

E tem mais, eles tem direito a se reestabelecerem como cidadãos, mas também devemos nos colocar no lado da vítima, os direitos humanos dela foram respeitados por esses criminosos?

Não devemos excluir esses criminosos, mas passar a mão na cabeça e dar mordomia também não, cada um escolhe sua realidade!

Pensar em direitos humanos pra quem matou, é pedir demais! Já basta a gente pagar.

Bye.

Anônimo disse...

Indignação total

Luciana disse...

Até são, digo são porque eu não pago imposto no Brasil, então me refiro aos brasileiros, são responsáveis porque pagam impostos que são usados pra sustentar presos em presídio, mas na minha opinião não deveriam ser.
Sem falar na tal bolsa presidiário, além dos impostos sustentarem os presidiários, um custo altíssimo por sinal, ainda tem o sustento da família, e a bolsa presidiário tem valor maior que o salário mínimo, com essa eu fiquei surpresa. Foi aqui que li sobre a bolsa presidiário?

Revoltante!

Depois volto pra ler os comentários.

Anônimo disse...

É revoltante, imagine se somos responsáveis? responsável é o governo que não prioriza educação, segurança, saúde e agora 'so vai pensar nas Olimpíadas, como disse um colunista daqui de Porto Alegre, os egípcios gastaram uma fortuna para fazerem as pirâmides, mas elas atravessaram a eternidade ee estão aqui...e o governo brasileiro gastará uma fortuna para fazer os jogos olímpicos e eles serão apenas por 20 dias. Lamentável!
Bjs.
Janeisa

Lucia disse...

Eu fiquei pasma quando soube desses impostos todos dai. Perguntei pro meu pai o pq das coisas serem tao caras no Brasil e ele me explicou tintin por tintin.

Absurdo! Pra usar seu exemplo: aqui a gente sabe exatamente quanto uma lata de milho custa, pois o preco mostrado eh somente pela mercadoria. Mas sabe que ao pagar por ela, tera uma taxa de 7% do preco dela e so.

Supermercado, roupa, eletronico, etc... todos tem uma taxa de 7% de imposto e nao pagamos mais nada quando compramos essas coisas (esse valor da taxa depende de onde mora, pois pode ser ate 11%, acho). Um absurdo isso ai no Brasil, antes do meu pai me explicar, nao tinha a minima ideia!

Lu

Unknown disse...

Realmente é revoltante isso....há um tempo atras eu queria estudar numa escola, mas nao podia pq era cara demais....

eu queria estudar e não conseguia estudar....

o mundo está muito invertido...muito complicado

eu não sou responsável por eles não...pelo menos na minha vontade

mas os impostos que me são cobrados pagam por isso

Ivana disse...

Sim, mana, somos responsáveis. Sabe por quê? Porque (re)elegemos aqueles que ou não fazem nada do que deveria ser feito com o imposto arrecadado, ou roubam e o nosso dinheiro vai parar na conta deles. E eles continuam lá. E sabe quem os mantém ou os coloca lá? Nós. Se ELES (governo) é ou deveria ser = Nós,então...?
Beijo.

Isa disse...

Eu???
Responsável por eles???
Bem capaz!
Sou responsável pelas pessoas que lido diretamente, que ensino, que oriento. Só!
Sou responsável pq o cara se revoltou com a vida, pegou uma faca e foi esfaquear alguem??
Ok.. se sou, me passem um revólver que resolvo já o problema.
kkkkkkkkkkkk

Monique disse...

Com certeza eu vou ter uma visão bem diferenciada sobre esse assunto.(E.T minha casaaaa, telefooone) Eu sou cristã e sou responsável por todo mundo que não presta que eu souber que exista.Mas não é como um fardo,agente naturalmente vai tendo amor pelos meliantes (de todas as espécies).
A questão é que eu já trabalhei com drogados e até com menores que faziam programa, mas sempre fui ensinada a ser jogo duro.Sou da seguinte linha de pensamento:
-Jesus te ama! Vá cumprir a sua pena e aproveita que é free não ir pra o inferno.Mas vai sofrer as consequências dos seus atos.
AGORA, EXLCUINDO A MINHA RESPONSABILIDADE "RELIGIOSA" (digo minha e não de qualquer outra pessoa, porque eu escolhi), COMO
CIDADÃOS EU NÃO VEJO MOTIVO ALGUM PARA OUTRA PESSOA SER RESPONSÁVEL PELO "ANIMAL QUE TRAIU O CÓDIGO DE ÉTICA DA MANADA".
ENTÃO, QUER DIZER QUE AS PESSOAS QUE RESPEITAM A CONSTITUIÇÃO (O CÓDIGO DE ÉTICA DA MANADA), QUE FOI EXPLICITADO A TODOS ( A GALÉRE SABE QUE NÃO PODE ESFAQUEAR O COLEGUINHA), E QUE SE SUPÕE É PARA O BEM DE TODO MUNDO, INCLUSIVE DO QUE "BATEU NO AMIGUINHO", É RESPONSÁVEL PELO QUE TRAIU A COMUNIDADE?
O CRIME É UMA TRAIÇÃO A COMUNIDADE.PORQUE A LEI EXISTE PARA O BEM DE TODOS, INCLUINDO OS BANDIDOS,PORQUE SENÃO IA FICAR TODO MUNDO PERDIDO FAZENDO O QUE QUIZESSE E NO FIM DAS CONTAS TODO MUNDO IA PERDER, NÉ? ENTÃO PARA ISSO SE CRIOU A LEI, AS REGRAS.
DAÍ VEM ALGUÉM E TRAI ISSO, ENTÃO OS QUE NÃO TRAIRAM SÃO RESPONSÁVEIS POR ELE? NÃO.AS AUTORIDADES ( QUEM A COMUNIDADE PAGA PARA ASSEGURAR QUE "CULPADOS SERÃO PUNIDOS") É QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR ELE.
MAS COMO A MUITO TEMPO NESSA TRIBO PERDEU-SE O FIO DA MEADA, E O ENTENDIMENTO DAS COISAS,EXISTE UMA COISA CHAMADA AÇÃO FILANTRÓPICA. MAS ISSO PARA MIM É UM EXTRA, PORQUE A GALERINHA NÃO ENTENDEU O QUE O "TIO" DISSE (NON PISEM NA GRAMA!) E FIZERAM TUDO ERRADO (DE NOVO!)... EU SOU RESPONSÁVEL, MAS É COISA MINHA E DE Deus.

moniquebrasil disse...

caracaaaa escrevi um livrooooo ui!
Vou para o Guiness como o maior comentário em blog da história...
Que bom que não bebestes a aguinha suja.
Ah, eu sempre escrevo elxcuindo assim...(vide postagem anterior)
=O
Sobre o post no meu blog eu vou escrever outros diálogos enquanto estudo sobre esquizofrenia.Eu tenho alguém bem próximo que sofre do problema e descobrimos recentemente.Beijim!

Anônimo disse...

Olha, como tenho familiares que já foram Agentes Penitenciários, sei de muitas coisas.

A 1° coisa que gostaria de dizer é que o Presidio Central é o maior pq recebe apenados de todas as cidades do RGS, por esse motivo deveria receber a maior verba destinada à segurança e ao plano de segurança penitenciária. Só que a muito tempo, desde o governo do Alceu Collares, o estado deixou de investir pesadamente em segurança e partiu para investimento em educação.

No governo do Collares muitas escolas foram reformadas e construídas, foi relizado tb os CIEPS, que na teoria deveria funcionar integralmente das 07:00 às 16:00, onde sempre no turno inverso ao período de aula, o aluno deveria ter cursos profissionalizantes. Foi investido um dinheirão nesse projeto, só que a Secretaria de Educação não gostou do sistema de gestão, e após a saída desse governador, o projeto e quase todos os prédios ficaram abandonados por muito tempo.

O que restou disso foi uma dívida imensa do Estado, o funcionalismo público não recebeu mais reajuste por conta das dívidas, e o estado estagnou, não houve desenvolvimento por um grande período.

Então é por isso que o sistema penitenciário está superlotado, há muito tempo não há investimento contínuo nessa área, o pouco dinheiro que o estado consegue recolher ou pedir ao governo federal é roubado descaradamente pelo nosso governo.
Vc já ouviu falar na fraude do Detran no RGS ??
Pois então, a governadora tem uma casa de quase 2 milhões, comprada com dinheiro público e ninguém consegue o impeachment dela, e sabe pq, por que todos os deputados tem medo de que suas falcatruas tb venham a público.

Agora respondendo à sua pergunta, é claro que somos responsáveis pela irregularidades tanto da área da segurança, quanto das demais áreas(educação, habitação, saúde). Somos responsáveis sim, pq um dia acreditamos nas propostas expostas pelos candidatos e votamos neles, agora quando eles não estão legislando em favor da sociedade,e não cumprem com as suas prospostas; simplesmente não fazemos nada. Não há por parte da sociedade uma movimentação, embasada em benefício dos direitos do povo e dos deveres dos políticos.

E aí estamos aqui, "reclamando" ou se "indignando" via internet, todos nos seus confortáveis lares ou algumas vezes em desconfortáveis trabalhos, esperando que algum milagre aconteça e que apenas os políticos tomem consciência de seu importantíssimo papel na sociedade, como se o indivíduo na sua singularidade não tivesse muita responsabilidade por ser apenas um único "ser", esquecendo que é na integralidade da sociedade ele tem mais voz, e mais chances de mudar a sua realidade.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Quando o cara disse:
- Temos que fazer alguma coisa porque estes presos são responsabilidade de todos nós.

-> Ele quer dizer que se não cobrarmos uma atitude do governo para recuperar estes apenados ou se não houver seguranças nos presídio, será sempre a sociedade que pagará caro, por este erro.

Pq se o apenado não estiver em regime de contenção de conduta, ele estará na rua cometendo crimes; e se a penitenciária não promover uma reintegração moral e social dele, logo após cumprir sua pena ele voltará para sua antiga rotina de delinquência.

A responsabilidade da sociedade é no sentido de "exigir" que o estado, faça investimentos na área da segurança; e que não continue o círculo visioso, de que para está área não há muito dinheiro para melhorias do sistema.

Para finalizar, uma vez assisti uma palestra de um promotor público, onde ele dizia que o maior problema do investimento em segurança, é que preso não vota.
Pq se o voto fosse um direito do apenado muitos políticos teriam muitas pastas com vários projetos para essa área. E ele ainda complementou dizendo que: político brasileiro só faz ou vota um projeto, quando sabe que isso trará um grande restorno para eles.

Tatiana disse...

Eu não me sinto absolutamente nada responsável por eles. Sou responsável pelos meu filhos. Minha parte eu faço pagando meus impostos e ajudando no pouquíssimo que posso.

Beijos
tati cavalcanti

Sandra Timm disse...

É absurdo o quanto pagamos para nada termos.

Mas escolhemos o presidente-pai-de-todos-os-pobres e caímos nas garras do assistencialismo barato, a maior fábrica de votos que existe em todo o planeta: o bolsa família, que, como li num blog de uma amiga, é feita com o couro mais caro do mundo: o nosso!!!!!

Adianta lutarmos contra isso?

Pergunto-me isso o tempo todo...

Mas pago por tudo, até por aquele pedaço de giz que os alunos "roubam" da minha caixinha e ficam jogando uns nos outros enquanto, virada para a lousa, penso estar contribuindo com a cultura nacional enquanto escrevo sobre "a importância da arte"...

sinceramente?

Só me revolto!

Cristi@ne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristi@ne disse...

Somos responsaveis pelos nossos atos!

Venha comemorar as minhas 5 mil visitas...http://infinitodacris.blogspot.com/2009/10/5-mil-visitas-no-meu-infinito.html - tem presente pra vc!

Isabella disse...

é complicado... há muita evasão, há muito corrupção e há poucas consequencias...

Aqui nos EUA tb tem violência e insegurança mas há consequencias sérias, pra todos os níveis da sociedade. Há MUITOS presos, até demais e isso onera. Mas há mais respeito tb e cidadania, na minha opinião.

Sim, somos responsáveis por cobrar por melhores soluções. Não dá só pra pagar os impostos não...

katia Ruivo disse...

diretamente não são, mas socialmente são sim, são nossos filhos mal criados, mal orientados, mal instruídos...mas concordo com vc, pagamos nossos impostos, fazemos nossa parte, mas devemos fazer nossa parte antes de tudo dentro de nosso lar.

anjo só disse...

tudo que vc fala é verdade , e tem mais o brasil é uma monarquia da idade média e das piores, pelo menos na monarquia as pessoas eram educadas para assumir uma função tinham cargo mais tinham estudo, e hoje tem deputados que mal sabem assinar o nome . tem a nobreza que são politicos e altos funcio narios publicos, e a peble que sustenta eles, empresarios e a população em geral, quem disser que todos os politicos são escolhidos no voto está mentindo ,já vi casos de suplentes assumirem com um numero minimo de votos, e outra para se fazer um tribunal são obras relampagos, mas se for hospitais e escolas ai se arrasta por longos anos.

Anônimo disse...

正享除蟲服務項目:白蟻防治 跳蚤防治 蛀蟲 燻蒸防治 蟑螂防治 老鼠防治 蚊子防治 蒼蠅防治 螞蟻防治 蛾蚋防治 園藝防治
正享是專業的白蟻白蟻防治、除蟲專家,提供消除白蟻、白蟻防治、以及除蟲服務,只要您有惱人的白蟻困擾,找正享除蟲就對了。

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Flavia, Brasil tem jeito nao amiga. E pior que isso, muitos outros países estao seguindo as marcas do Brasil.

Bjus

Dani dutch disse...

O Brasil tem uma atmosfera um tanto quanto negativa ( parece uma faca de dois gumes, e não culpa nossa), é complicado lutar contra, as vezes acho que isso nunca vai ter fim, porque tem muita gente lucrando em cima das desgraças dos outros.
bjuss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...