quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O ódio prejudica apenas quem sente?

Um carro te fecha na rua e você quer sair de dentro para matar o cara.
Uma mágoa de um ex-namorado, uma traição que deixou marcas profundas. Como não há como voltar e mudar o que aconteceu, guarda-se dentro do coração uma coisa chamada mágoa e em sua pior essência, ódio.
Hoje, ao chegar em casa, a televisão estava ligada. Ouvia ao longe Ratinho aos berros. Continuei tirando minha roupa e peguei alguns pedaços da história dramática sendo contada. A avó tinha uma procuração para buscar a neta em outra cidade e, fez o combinado, mas sumiu com a menina! Agora, vinte anos depois a moça buscou a TV para reencontrar a mãe.
Então Ratinho perguntou:
- A senhora perdoa a sogra da senhora?
- Nunca!
Passei a prestar atenção e concordei com ela na hora! A sogra foi uma... xingue do que quiser.
Ratinho disse que ela tinha razão e que uma pessoa no lugar dela sentiria-se da mesma maneira.
Mas, a repórter que foi atrás de cobrir o dramalhão estava no palco e disse algo que me fez passar o resto do dia pensando:
"Sei que o que a senhora passou não tem como voltar atrás, mas o ódio mata apenas quem sente-o." Uma frase tão simples, mostra o que os budistas tanto pregam, limpar o coração, deixar a energia ruim ir embora. Para os pobres mortais é muito distante ser tão puro!
Permitir-se sentir raiva é humano, mas manter a mágoa no coração torna-se pesado. Por isso, diante da frase da repórter ainda estuo pensando: O ódio prejudica apenas quem sente?

12 comentários:

Desabafando disse...

Eu concordo sim...acho que é o mesmo que tomar veneno e desejar que o outro morra...rsrsrs...querendo ou nõa quem cultiva o ódio é quem o sente e não quem aprontou, e esse ódio acaba deixando a pessoa mal e muitas vezes doente. Sei que perdoar é difícil mas sentir ódio e desejar o mal só torna tudo ainda pior.

Anônimo disse...

Com certeza!

Anônimo disse...

A Desabafando foi 1000 no comentário, assino embaixo!

Anônimo disse...

Uma grande lição né?! acho tão sábio quem consegue perdoar! pq realmente é tão difícil.
beijos

Flávia Fayet disse...

Odio faz mal para quem sente e tb para quem é odiado, atrai coisas negativas e td mais! Mas infelizmente ele esta por ai! Bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu acho que nao estamos isentos de ter ódio ao longo da vida. Eu sei que eu em algumas situacoes prolonguei a mágoa e foi difícil tirá-la. Infelizmente andamos em uma sociedade que está muito fragilizada por outras coisas e odiar tudo e todos ficou mais fácil.

Parabéns pelo post.

Bjao

Jordana Flávia disse...

Eu acredito que o ódio, assim como todo sentimento ruim que nutrimos por alguém, prejudica quem sente e também a outra pessoa. Nossos pensamentos e sentimentos geram energias que são emanadas para o universo e se temos ódio de alguém, esse sentimento emana energia negativa que passa no nosso corpo e depois vai dirtamente para a outra pessoa. Só que depois de atingi-la, essa energia ainda volta pra o dono do sentimento, só que com mais força. Além disso, como quem tem esse tipo de sentimento tem uma vibração energética baixa, acaba atraindo outras coisas negativas para sua vida, como doenças e etc...
Não digo que é fácil, mas acho que devemos tentar com toda a nossa força, usando todo o amor que temos no nosso coração, ficar livre de tais sentimentos. Se acreditarmos, um dia a gente chega lá!

Bec Flor disse...

O tempo sempre me ajuda...
Eu sentia ódio por uma pessoa que desfez minha familia e tals...o tempo passou ... E hoje trocamos e mails e diante do arrependimento dela eu consigo sentir até certo afeto... Essa mudança renovou minhas energias me deu uma revigorada. " Minhas palavras de ódio deram marcha a ré na garganta e depois as cuspi no santo lixo do perdão"

Bia disse...

Com certeza... o odio fica só com vc e em nada afeta o outro!

bjs

Cíntia Mara disse...

Acho que não é só quem sente que é prejudicado, mas quem convive com uma pessoa que tem um sentimento tão ruim em seu coração. Tem uma música muito bonita chamada Mil Desculpas (http://vagalume.uol.com.br/ao-cubo/mil-desculpas.html) que fala sobre o perdão de uma mãe ao assassino do seu filho. É um diálogo entre ambos, muito emocionante. No final a mãe diz que nada vai trazer o filho dela de volta, então ela não tem outra opção a não ser perdoar. O ódio e a mágoa nunca levarão a um bom resultado, mesmo que não seja fácil perdoar, nós podemos e devemos fazer isso.

Beijos

Consultora Sentimental disse...

Pura verdade o que disse a repórter. Uma lição mto especial para que saibamos lidar com sentimentos de raiva que nos impedem de viver plenamente, é perdoar sempre. o perdão n beneficia o perdoado, mas sim o nosso coração.
bjs

Carolina disse...

O ódio é gerador de outras sentimentos tanto para quem sente assim como para os que estão ao redor por consequência, mas com certeza ele é um cãncer para quem sente. Corrói as vísceras, oxida os pensamentos.

Bjso meus e bom findi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...