terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O segredo da felicidade é a autoestima elevada?

"Sou feia, mas tô na moda!" Esta frase eternizou a moça ao lado, Tati Quebra-barraco.

Hoje, enfim tomei coragem de abrir meu cofre. A mesa da sala ficou repleta, para minha decepção, de moedas de 0,10 e 0,05, as quais tinha prometido não colocar. Ou, seja muito volume por pouca coisa.
Enquanto contava, decepcionada, Tati falava ao fundo no programa da Luciana Gimenez.

Tati espanta. Principalmente as pessoas que não nasceram em comunidade onde o funk domina. Podem até achar legal, mas seu linguajar, seus trejeitos, sua imagem, suas músicas, não são o padrão que a mãe quer para a filha.

Porém para minha surpresa, ao fim do programa, estava mais decepcionada com minhas moedas do que com Tati.
Dela, só conhecia mesmo a fabulosa frase que abre este post, mas tomei um banho de autoconfiança.
Com classe a menina foi defendendo seu movimento musical. Saiu da Cidade de Deus onde trabalhava como cozinheira em uma creche para mostrar, para muitas de nós, que vivemos no "asfalto" que auto confiança vem de um lugar onde dinheiro não conta.
No Natal, visitamos uma sobrinha da minha avó. Ela já tem lá seus cinquenta anos. São pessoas humildes, mas com um sorriso tão cativante que irrita! Como conseguem? A telha da casa é de amianto e faz o local, já quente, ferver!
Na despedida um grupo foi tirar foto. Fiquei ao lado da descabelada sobrinha da minha avó que, pelo visto, fez uma descoloração que falhou e fez seu já crespo cabelo cair.
- Eu não tiro foto, não - disse com um sorriso estampado pela sua dentadura que se mexia. - Eu sei que eu já sou muito feia! Feia mesmo! Mas na foto, não sei o que acontece, eu fico irreconhecível!
Eu não consegui nem rir junto com ela, porque senti uma inveja danada daquela pessoa que conseguia olhar para si mesma com tanto bom humor. Sua autoestima era palpável! Várias vezes uma gordura que nasceu na noite anterior, tira-me do eixo.
Por isso, enquanto choramingava minhas moedas mirradas saídas de um pote de refrigerante de dois litros, refleti sobre as pessoas de baixo astral, em mim, em você e fiquei pensando... O segredo da felicidade é autoestima elevada?

13 comentários:

Cláudia Acourt disse...

Autoestima elevada faz bem para todos, é uma parte necessária, na personalidade de uma pessoa, para se sentir bem. Mas nao creio que seja o suficiente para conquistar a felicidade. Esta, creio, vem quando conquistamos o nosso equilibrio e conhecimento pessoal. Eu sei que é algo dificil mas com estes dois itens vc chega a autoconfiança.

Bjos

Anônimo disse...

Adorei e concordo com o o comentário da Cláudia aí de cima, a autoestima elevada é um dos principais itens sim pra ser feliz, pq? acho que a pessoa que se gosta, que se orgulha de si...sofre menos com os atos alheios, aqueles que não temos controle, e percebe qdo é explorada, usada, sabe diferenciar as pessoas ao seu redor..efim, tem mais "feeling" em relação a vida!

Desabafando disse...

Muito bom esse tema...e eu acho que a Claudia em seu comentário, já disse tudo em que eu acredito tb.

Roberta de Souza disse...

Não tenha dúvida disso!
Sem auto estima em alta, nada de felicidade!!!

Bj
Beta

Unknown disse...

Oi Flavia!

A auto-estima é muito importante mesmo. Digo por mim. Quando meu casamento acabou, me senti da noite para o dia a mulher mais feia do planeta. Me olhava no espelho e não me reconhecia.

Agora estou começando a me animar dizendo palavras estimulantes a mim mesma. Ainda não me recuperei, mas já é um bom começo....pelo menos não me acho mais obesa...hahahaa

Tenho uma conhecida, obesa, que nem liga pra isso e muito menos pra emagracer. Ela se produz, maquia, se arruma e a danada é sempre o centro das atenções, pq é bonita abeça. Isso é resultado da alto estima.

Força na peruca!!!!

bjinho

Anônimo disse...

Bom, se for então eu estou frita, porque minha autoestima até algum tempo atrás era praticamente inexistente, e eu venho construindo-a aos poucos, sem perder a noção das minhas próprias limitações pra não cair no ridículo. Acho que sou feliz com a minha autoestima mediana. Não sei se seria extremamente feliz se eu sofresse de excesso dela.

Rita Araújo disse...

Aos 15 descobri que não tinha quase nenhuma estima por mimmesma, passei 20 anos na terapia pra tentar melhorar isso e não adiantou nada. Agora desisti de ir atrás e tenho gostado dessa sensação de "sou assim mesmo, e daí?"

Beijocas!

Cheers! Fla disse...

Oi Flavia,

Acho que felicidade vem de dentro e autoestima tbem, se vc eh feliz consigo mesma, automaticamente sua autoestima cresce. Nao sei como se atinge isso 100% do tempo, mas eh bom tentar neh? Esse eh meu plano para 2010 :-)

bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, amiga acho que a minha auto estima também anda muito prá baixo viu. Mas acredito que ela é a chave de muita coisa.

Bjao

DIVÃ DA MULHER disse...

menina..essa é uma coisa muito doida...

No fim das contas beleza não vale nada mesmo,se a pessoa não tiver autoestima...

Já reparou que ás vezes uma ulher sem muitos "atributos" chama atenção por onde vai?Ou ás vezes vemos por aí aquelas "lindas mas sem sal"...

pois é esse tempero tem nome:autoestima"...

A mulher que tem arrasa mesmo!

Unknown disse...

Amei a matéria. Essa autoestima também tem muito à ver com humildade e gratidão. Tem pessoas que vivem em condições precárias e todos os dias dão graças à Deus por ter aquilo que tem, outras que já possuem tudo querem muito mais. E essa ganância coage e deixa a pessoa feia, sem graça e antipática por dentro. No fim é aquilo: tudo é transmitido à beleza exterior. Obrigada pela visita. Nossa você foi a primeira pessoa a comentar em meu blog. Thank you very much :D. Amei e seja minha segunda seguidora????? Please ;P

Unknown disse...

Eu engordei,dobrou o meu peso,me isolei,mas ainda queria viver: porisso mergulhei em pesquisas, conversei com os indios, acho que até aprenderia falar ingles se não houvesse banco de traduções, mas encontrei uma forma de emagrecer e recuperei a minha paz de viver sem remedios, tudo natural.Estou tão bem que até voltei a sentir vontade de fazer amor novamente.tyetta@hotmail.com

Anônimo disse...

bispo
sou instrutor otimo sua ideologia continui assim
essa sociedade podre,doente,so faz cobra nao paga nada viva com alegria...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...