sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Você tem permitdo-se aprender?

"O ódio é como tomar veneno esperando que o outro morra." Este foi o comentário da Desabafando no últim0 post.

Uma prima distante estava dizendo que quer voltar para a faculdade, ela tem 30 anos, mas já não tem mais paciência para "aprender".
Na hora me pareceu absurdo, mas depois fiquei pensando que não temos esta paciência diante da vida. Se alguém vem alguma nova teoria, não ouvimos. Afinal, já temos a nossa.

Muitas pessoas entram aqui, criticam e querem contestar opiniões até as suas serem aceitas. Outras dão as suas contribuindo para que eu, ao menos, aprenda um pouco mais. Depois de adultos passamos a mais atacar do que absorver.

Leio e aprendo muito com a colaboração de cada um. E fiquei impressionada como as palavras da Desabafando ficaram grudadas na minha mente. Todas as vezes que sinto raiva passei a me perguntar: vale a pena tomar este veneno?

Depois de adulto parece que sentimos que já sabemos bastante sobre o mundo, assim não precisa mais de mãe, nem pai, nem professo com o qual tenhamos que cometer o bonito ato de esvaziar a mente e "aprender".
Não nos damos ao direito de sentar no banco da vida e aprender mais alguma lição. Aprender de verdade! Novos afazeres e conceitos. Seja uma dança, um bordado, novo idioma. Uma nova maneira de fazer a unha! Um novo jeito de manobrar o carro! Um novo caminho!

Por que chamar o pessoal do Greenpeace de Ecochato sem ao menos entender seu trabalho?

Só torna-se melhor quem aprende. E como fazer isso sem permitir-se?

Por isso, para este final de semana ando pensando... Você tem permitido-se aprender?

13 comentários:

Mary disse...

Sempre; essa minha curiosidade só aumenta! Bom findi.

Amor desde infância disse...

e sempre bom aprender com os outros nao criticar otims palavras um bj!

Desabafando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desabafando disse...

Que legal ver que meu comentário te fez pensar...ouvi essa frase mais de uma vez em palestra e li em mensagens de internet e ela ficou marcada tb pra mim, por isso só reproduzi o que tinha escutado, que tb é algo no qual acredito muito. Acho que não vale a pena tomar desse veneno não.

Quanto a aprender...eu me considero uma eterna aprendiz, sempre tem algo que podemos fazer de construtivo...nunca é tarde pra nada. Quem acha que é tarde, acaba preferindo se manter no comodismo e na ignorância. E não necessariamente precisa ir fazer faculdade depois dos 30 mas tem tanta coisa que se pode fazer pra ocupar a cabeça de forma saudável não? é até desperdício de vida e de tempo se recusar a aprender algo novo.

Bec Flor disse...

Vivendo e aprendendo sempreeeeeeee

✿ Regiane ✿ disse...

A vida é uma escola, todos os dias aprendemos algo, infinitamente...
Podemos crescer a cada dia e tornarmos seres melhores, basta estarmos abertos a isto.
Eu adoro aprender a cada nascer do sol, pois a vida é uma caixinha de surpresas.
Bj

She disse...

Minha querida!
Tudo vale a pena nessa vida qdo a alma não é pequena, e inclusive, e principalmente aprender...beijooo!
She

Sonica disse...

Penso que todo dia aprendo algo novo, mesmo! E não tenho prequiça, e sim vontade de aprender mesmo!
já ultrapassei a casa do 50, e estou na monografia da minha segunda pós! E não vou parar não...Permito-me sim, e adoro!
Ótima semana!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Flávia querida!

Feliz Aniversário!
Te desejo um dia de bencaos e muitos anos de vida. Do jeito que você está indo, vai aprender muitas coisas pelo caminho. Separe as belas, as feias, use-as como aprendizado e o restante chegará como felicidade pela sabedoria que estás colhendo pelo caminho.

Eu me permito aprender sim, mas às vezes confesso que nao tenho muita paciência com este tipo de pessoa que quer me encucar de todas as maneiras o seu jeito de ser achando que eu tb deveria ser. Prá esse tipo de pessoa eu fico bem dura na minha posicao e nao escuto mesmo.

Um beijao depois me manda as fotos do dia de hoje, rs.

Cláudia Acourt disse...

Sabe uma coisa que me deixa realmente nervosa? Quando uma pessoa se justifica, diante de um fato errado, que nasceu e é feita assim. Caramba! Isso quer dizer que nao pode mudar? Nao pode aprender a fazer ou pensar diferente?
Certa vez minha avò me chamou a atençao para algo que, segundo ela, era errado. Entao, eu mostrei a minha forma de fazer com o resultado que ela esperava. No final ela disse: até no fim da vida se pode aprender. Aquilo ficou na minha cabeça e atè hoje eu sou de acordo: se aprende até segundos antes da morte. Mas è preciso querer.

Bjos

Anônimo disse...

Acho que sempre me permito, claro q por vezes não enxergamos certos ensinamentos, mas nada melhor que tombos pra levantarmos inteiras...e somos humanos, né?

Anônimo disse...

Hi everyone my name is Sarah, Have I got the right place to post for a newbie[url=http://travel.webshots.com/album/551402130HeeKQm],[/url] or should I look for a different part in the website?

Anônimo disse...

Enjoying the January sales ?
http://www.adhysteria.com/video/play.php?id=439

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...