segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tem gente que vive como se não fosse morrer, mas morre?

Há alguns meses atrás, um médico, amigo do meu namorado, teve uma dor na coluna. Não deu atenção. Tinha que dar seus plantões que ocupavam os 7 dias da semana. Atendia em três cidades sem mal ter tempo de olhar-se no espelho. O excesso de peso e a exaustão estavam estampadas no seu rosto.

Até que um dia a dorzinha de coluna transformou-se em um problema maior e doutor tão ocupado viu-se mortal e ficou internado por dois meses.

“Não tenho tempo para malhar!” Essa frase é tão clichê que chega a ser cafona. Dizer que não malha porque tem preguiça é mais autêntico. Não tem tempo para malhar, mas fica horas diante do computador. Orkut não faz bem nem para o cérebro. É bom, mas pouco agrega.

E as atrocidades contra a vida por aí vão: Computador fazendo companhia na cama tomando o tempo que seria da conversa a dois. Televisão ligada no quarto quando deveria ser o momento do casal ou da família compartilhar experiências. Não deixa de ver a novela, mas deixa de ler para o filho e ter um momento único enquanto ele ainda urge por sua companhia.

E o trabalho em excesso em busca de planejar um futuro, que a pessoa está certa, vai chegar!

Por isso para este início de semana andei pensando se uma frase de Paulo Coelho é coerente...
Tem gente que vive como se não fosse morrer, mas morre?

7 comentários:

Cláudia Acourt disse...

Interessante que a frase que eu tenho na minha cabeça tem o mesmo senso desta mas é, para mim, mais real: as pessoas estão mortas mas pensam que vivem.
É triste mas a realidade é que as pessoas são param para descobrir o que é realmente importante na vida quando perdem algo de muito valor ou quase a vida.
.
Obrigada pela visita e os parabens do niver. Tbem tenho te acompanhado sempre.
.
Bjos

Carolina disse...

isso tudo o que vc escreveu é tão real, infelizmente é a "vida moderna" tomando conta de tudo o que pode ser substituido, principalmente do contato físico das pessoas, as relações como pai e filho, marido e mulher, acabamos nos acomodando por ter sempre a pessoa do nosso lado, começamos a pensar que podemos deixar pra amanha aquela conversa, ou aquela atenção, ou até mesmo a leitura, pq a novela ou a internet está mais interessante, acabamos adiando tanto, que este dia nunca chega e cada vez mais as pessoas que nos amam e a qualidade de vida vão sendo distanciadas de nós mesmos!!!!

Beijos

Desabafando disse...

Eu concordo com você que não devemos desperdiçar nosso tempo com certas coisas. Podemos sim ter uma vida de qualidade e com tempo para dedicar a nós e aos nossos familiares e entes queridos mas depende de cada um fazer um pequeno esforço.

Não quero colocar a culpa também no mercado de trabalho mas acho que parte das coisas estão assim por conta de certas políticas exploratórias adotadas por algumas empresas onde o funcionário tem pouca escolha a não ser se sujeitar a trabalhar muitas horas, priorizar o cliente e esquecer até de se alimentar. Eu mesma já recusei um emprego nesses moldes porque queria ter as noites livres pra mim e a pessoa não aceitou.

Jaque Gonchoroski disse...

Esse post mexeu comigo.
Várias vezes eu falo pros meus amigos pra marcarmos alguma coisa, nos reencontrarmos pra matar as sausades. Mas de fato, nunca sobra tempo. Mas na verdade o tempo sou eu quem faço... Não que não sejam importantes, mas existem coisas que são prioridade e as pessoas que amamos acabam ficando de lado...

É o trabalho, faculdade, casa...

Talvez eu seja uma dessas pessoas... mas ainda não consegui arranjar tempo pra outras coisas... E olha que nem fico na muito na net...

...

Eduardo disse...

Pois eh, muitas pessoas se esquecem de viver, passam a vida trabalhando, vivendo para o futuro (que muitas vezes nunca chega) se esquecem da familia, dos amigos, do lazer e quando dao conta do que perderam nao ha mais tempo. A vida nao perdoa, cada dia que passa nunca mais volta e cada oportunidade para aproveitar a vida e aquele momento so ocorre uma vez. O bem mais precioso que temos eh nossa vida e o tempo eh muito curto. So temos o momento presente como certo, por isso eh de fundamental importancia saber equilibrar as coisas e viver o melhor possivel.
A proposito, fiquei contente que voce tenha gostado do meu artigo no blog da Lucia no item "licoes em tudo" ; espero que tenha sido util. Se voce quiser eu agora tenho um blog a pedido da Lucia, que e SHREK http://eduardoulhoacintra.blogspot.com/ e la vou colocar textos semelhantes a este. Voce e todos os eus amigos blogueiros sao bem vindos.
Um abraco
eduardo

Erika disse...

Eu sou suspeitíssima para falar porque quando o assunto é excesso de trabalho e vida corrida e sem qualidade o único conselho que dou é: "chuta o balde". Porque se duas verdades absolutas nesse mundo de tantas dúvidas, uma é que o tempo jamais volta e a outra é que todos morreremos um dia. Então, não adianta se enganar,ou começa a viver, ou não vai dar tempo!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Xiiiiiiiiii, nem me vejo nesse quadro de levar PC prá cama, de jeito nenhum. Sou preguicisa para ginastica, prefiro as caminhadas.

Pois é, excesso de tudo faz mal.

Bjao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...