segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pouco ousadas. Na hora de vestir somos todas iguais?

"Não importa se a mulher brasileira é loira ou morena, todas têm cabelo longo e se vestem igual. Falta ousadia para a mulher brasileira."

Essas são palavras de Scott Schuman dono do blog The Sartorialist. Ele clica a moda de rua pelo mundo, mas principalmente de NY.

Em maio do ano passado ele foi convidado pelo Shopping Cidade Jardim para clicar as clientes do shopping para uma campanha.

Após o dia de cliques ele disse a frase que abre este post que li na Revista Isto É de maio do ano passado.

Desde então comecei a reparar nas ruas. Nos vestimos mesmo todas iguais? Ando buscando diferenciais em meu guarda-roupa e em todas as mulheres que vejo na rua.

Ontem, andando pelo shopping me deparei com vitrines todas iguais. Lembrei de minhas andanças pelo mundo: Itália, França, NY até Israel! Realmente tem mulheres mais estilosas pelas ruas! 

Realmente temos poucos exemplos de mulheres que ousam, no máixmo nos vestimos como as tribos que gostamos, mas no fim há pouca inovação nas ruas.

Por isso... Andei pensando... É porque no Brasil as pessoas se preocupam muito com o o que os outros vão falar ou...  Pouco ousadas. Na hora de vestir somos todas iguais?

20 comentários:

Cissa Branco disse...

Flávia,

Por aqui quem dita a moda ainda é as novelas, então, nada mais "natural" do que sermos todas iguais. Acredito que isso acontece pelo poder da televisão na vida da brasileira, pela falta de ícones nacionais que saiam dos padrões e por nos preocuparmos muito com a opinião alheia.
Beijos e boa semana

Unknown disse...

Eu concordo.
Quer identificar uma brasileira na balada aqui na Europa é só avistar uma calça jeans!
falta criatividade, ousadia, dinheiro e muito estilo.

Flora Valls disse...

Me parece que a parte mais preocupante da frase é a do cabelo comprido, e não a das roupas. Pra ter roupas que sejam a tua cara é necessário, além de estilo, uma boa dose de dinheiro. Agora, pra ter o teu cabelo como deve ser, basta coragem e ousadia. Por que todo mundo acha que tem de ter cabelão!?

Unknown disse...

e em relacao ao cabelo concordo pois sempre quem tem caelao recebe mais elogios dao que um cabelo medio ou curto , em relacao a roupa nao concordo nao vejo nos blogs de meninas que sao bem ousados ou sera que e so pra foto.... ? mas e verdade as novelas tem muita influencia na moda.... bjuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Não acho q somos pouco ousadas, acho q somos mto!

Luciana disse...

Acho tudo muito igual também, mas como Flora disse, o lance do cabelo é marca registrada das brasileiras, ninguém ousa, quem tem cacheado doma as madeixas e lá vai cabelão liso, sempre na escova e chapinha.
Eu usava cabelo mais curto no Brasil, com os cabeleireiros bons que temos, dá para ousarmos bastante, mas acho que eles ficam cansados de repetirem os cortes. Uma vez ousei no corte e aja trabalho para manter o penteado, e eu nem tinha nem tempo, nem paciência e nem grana pra ficar indo a salão todo dia, então deixei crescer e não ousei mais, aqui na Noruega é meio complicado tentar ousar, vai que a pessoa não entende e faz um punk no cabelo da gente, então por essas e outras estou também no perfil das que não ousam.

Eu acredito também que tem muito da preocupacão com a opinião alheia, hoje conversando com uma amiga a gente falou sobre essa mega pressão e exigëncia que se sofre no Brasil com aparência, entre outras, então fugir do padrão e ousar pode vir a não agradar os outros e a pessoa sofrer com a pressão, assim penso.

Quem sabe depois do que o cara do blog disse, acompanho o blog dele, adoro, e com seu post, a mulherada não resolva ousar mais. Mas ainda acho que os homens ousam muito menos, principalmente ali da minha região no Nordeste.

Beijo

Jane disse...

É porque brasileiro, de maneira geral, nao pensa. Segue modas e modismos. E quem se veste diferente recebe logo um olhar torto, comos e fosse maluco. Eu com um simples chapéu que gosto de usar para me proteger do sol já sou olhada como ET! Quando nao escuto piadinha... E como sao poucas as que nao se importam com esse tipo de coisa, sim. Acabam se vestindo todas iguais.

Licia disse...

Isso é verdade!Mas o problema é que não nos vestimos para nós e sim para os outros,sempre preocupadas com que os outros vão pensar e falar.Beijos.

Cíntia Mara disse...

Eu não sou nem um pouco ousada pra me vestir. Gosto do básico, e muita coisa que é moda e todo mundo gosta, eu acho feio. Mas não acho que isso seja um problema, na maior parte do tempo, estou satisfeita com minhas roupas básicas. Ah, e com meus cabelos longos.

Beijos

Ich, Hausfrau disse...

já ouviu falar que as mulheres se arrumam para as outras mulheres? causar inveja e tals... mas na verdade tudo naum passa de cópia uma da outra! é lógico que tem a ver com a cultura do país, mas aqui no Brasil poucas mulheres se vestem com charme e elegancia... a maioria quer mostrar o corpo (que as vezes naum tem) e se exibir... bjo

Live from Germany disse...

Olá Flávia, super interessante este post!
Concordo totalmente com o cara do The Sartorialist.
Fiquei muito mais ligada em moda depois que vim pra Europa e me tornei mais ousada nas combinações. Apesar de termos estilistas bacanas e muita criatividade, falta coragem na mulher brasileira. Simplesmente a coragem de ousar.
Vivo ouvindo de brasileiras aqui, coisas do tipo: "nossa jamais pensaria numa combinação assim ou misturaria essas cores." A correria do dia a dia e medo de nao acertar nos faz "básicas" demais.

Line disse...

Concordo com a afirmação dele. Somos pouco ousadas, parece que temos medo do "destaque" de ser diferente e se vestir diferente.
Aqui na Holanda me sinto livre pra vestir qualquer coisa que eu queira, sem que ninguém me entitule de brega, isso ou aquilo, ou fique me reparando nas ruas. Posso usar meu cabelo curto sem que ninguém ache que eu sou menos feminina por causa disso. Enfim.
Ainda estou me adaptando a essa liberdade.

Abraços e boa semana!

Madame Mim disse...

Sim, acho que ele tem toda razão!
Não só não há ousadia, mas falt criatividade e bom gosto!
Enchem o corpo, porém não tem personalidade, algo vulgar e vazio, não gosto como a mulherada se veste...
Se esta na moda algo, logo se vê centenas usando a mesmíssima coisa!
Gostei! Bjs e bom feriado!

Anônimo disse...

Já tinha percebido isso. Sempre me senti assim em relação a moda. Tudo é igual, repetitivo. Todo mundo usa a mesma coisa, com nunances diferentes, e minha opinião é que realmente é porque as pessoas podem falar se não nos vestirmos assim.

Jane disse...

Eu acho que sim... Todas ou quase todas iguais... Em alguns lugares ainda mais.
Aqui onde moro por ex, se uma modinha é lançada, em poucos dias vc verá todas as menininhas iguaizinhas nas ruas.
Acho que pode ser medo de errar mesmo, aí preferem seguir o que estão dizendo que eh certo, ou a tendencia do momento.
É claro que eu sou influenciada... Mas esse negócio de sair igual a todo mundo me incomoda!

PAULA OLIVEIRA disse...

Poxa Flávia, eu realmente acho que o que ele disse foi exagerado. Não acho que a mulher brasileira seja pouco ousada, mas sim, nossas tendências em moda são, de certa forma, padronizadas. Isso é inegável.
Ainda assim, há um leque cultural grande que me permite dizer que temos bagagem para ser mais ousadas, sexys e interessantes, que os padrões de moda nova-iorquinos.

Lidia disse...

Acho sim que somos todas iguais, mas ainda nao descobri o "segredo de Tostines":
Se a moda é usar preto, tenta encontrar alguma coisa vermelha nas lojas... Se a moda é cintura baixa, tenta achar alguma coisa com a cintura alta... É praticamente impossivel!
Entao nos vestimos de modo semelhante porque nao tem nada de diferente nas lojas ou nao tem nada de diferente nas lojas porque nos vestimos de modo semelhante?

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu gosto de ousar!

Gisley Scott disse...

Eu tenho que discordar, I'm sorry...Eu moro nos EUA e acredite querida, nós nos vestimos muito bem. As americanas por aqui saem de turmas e elas sim se vestem todas iguais, principalmente as adolescentes.

Eu acho que a mulher brasileira não precisa ousar.Ela já é linda. É exótica e não tem um homem que não queira ter uma, porém acredito que se ousássemos mais na combinação das peças ao invés de colocar tudo de fora, isso daria mais pontinhos pra gente.

Bjos!

Cheers! Fla disse...

O brasileiro copia muito. Nao soh a mulherada, mas todo mundo, o pais inteiro ha, ha, ha. Mas tirando NY, acho que nos EUA eh mais ou menos igual nao? Os caras de calca kaki e a mulherada toda igual tbem.
Acho que por essas bandas daqui nunca vi ninguem vestindo a mesma roupa :-)

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...