segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Achar seu lugar no mundo. John Lennon estava certo?

No sábado fui a uma exposição de gravuras de John Lennon, no Soho aqui em NY.

Fiquei encantada com o que vi. Não com os desenhos, que não eram nenhum Picasso, mas com o significado de cada um deles. John não só se expressava pela música, mas também pelo desenho.

A nova geração sabe pouco sobre ele, e confesso que eu não sou uma expert, mas ele tinha algo a dizer.

“He tried to face the reality”, esse foi um dos desenhos que me cativou de primeira.  A explicação termina com: "Quando você acha o o seu lugar no mundo, o sol brilha para você."

O quadro mostra alguém que busca seu espaço no mundo e quando acha, aparece em uma ilha curtindo o sol.

Às vezes, sentimos como se não nos enquadrássemos em nenhum lugar do mundo. Dizem que isso é comum na adolscência, mas desconfio que continua na vida adulta, só que a diferença é que nos adaptamos ao que dá para ser no momento, e assim continuamos pela vida inteira. Esperando que um dia  o mundo deixe um espaço para ficarmos confortáveis sendo quem realmente queremos ser. 

Assim, ainda encantada com as gravuras estou pensando... Quando você está confortável com quem você é, o sol brilha para você. Achar seu lugar no mundo. John estava certo?

13 comentários:

Anônimo disse...

Não sei qual é o meu lugar no mundo, mas sei onde não é o meu lugar. Meu lugar no mundo, com certeza não é no lugar que aparecer primeiro, seria muito sorte e eu desconfiaria.

Licia disse...

Ainda bem que a nova geração sabe pouco sobre ele,por que ele não era um bom exemplo para ser seguido,ainda mais nos dias de hoje que os jovens estão totalmente fora de controle,tão envolvidos com coisas que não presta.Ele era maçom,foi preso por porte de drogas,em uma de suas músicas ele fala contra Deus. No dia 4 de março de 1966, durante uma entrevista de John Lennon para o London Evening Standard, feita pela jornalista Maureen Cleave, trouxe muita polêmica a respeito do Cristianismo. John disse: "O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Nós, Beatles, somos mais populares do que Jesus neste momento. Não sei qual vai desaparecer primeiro - o rock and roll ou o Cristianismo. Cristo não era mau, mas os seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles, que estraga o Cristianismo para mim." "God" é um manifesto cético, onde Lennon enumera toda uma série de pessoas e entidades nas quais não crê: "Eu não acredito em mágica, I-Ching, Bíblia, tarô, Hitler, Jesus, Kennedy, Buda, mantra, Gita, ioga, reis, Elvis, Zimmerman, Beatles...." Nem é necessário acrescentar o "eu não acredito em Deus", pois isso já fica dito nas entrelinhas. Depois disso, despeja, em uma frase que pode parecer a alguns como egocêntrica, e que pode ser entendida também como um cogito cartesiano: "só acredito em mim". Aplacando a suspeita que alguns podem ter tido de um certo egoísmo, Lennon evoca o nome da amada: "Yoko e eu: essa é a realidade." Após ter manifestado uma descrença generalizada, John anuncia aquela que é talvez a única divindade que sobrevive: o Amor. Deus está morto. Resta-nos amar, humanamente, de mortal para mortal. "Essa é a realidade", canta Lennon, "o sonho acabou...".Para mim ele é um lixo musical e como ser humano e não tem nada a me acrescentar!

Le Enemy disse...

John Lennon era uma pessoa linda, e suas palavras deveriam ser seguidas por todos! Ele realmente poderia mudar o mundo apenas sendo ele mesmo. Admiro-o demais, por tudo que ele foi, tudo que ele fez... E seu blog é ótimo *¬* Tão ótimo que te favoritei nos meus parceiros. Retribuiria a parceria colocando um banner meu aqui no seu ótimo blog? Acredite, eu só selecionei blogs que eu realmente gosto para poder estar na minha lista. Vamos fazer essa parceria?

Anônimo disse...

Sou "fanzaço" de Beatles e principalmente, John Lennon. O amor deve ser propagado e divulgado sempre e isso é a maior herança que eles nos deixou. Como humano, acredito que ele errou bastante como tdos nós. De qualquer forma, parabéns pelo blog, gostei muito e já estou seguindo! Até mais

http://nicolasqueiros.blogspot.com

Sonhos melodias disse...

Oi Flavia,
Lennon tem uma importância não só no meio musical mas deixou um legado humano muito rico para os demais. Se ele errou, quem não errou nessa vida? Se ele falou besteira, quem não falou pelo menos alguma vez? Acima de tudo, ele foi um ser humano que estava em busca da verdade. De sua verdade e acredito que tenha encontrado.
Bjs

Paty Chuchu disse...

Realmente,confessso que sei muito pouco sobre ele e o que sei e ouvi era atraves da minha maezinha,fa nr 1 dos Beatles,mas gosto de algumas musicas dele sim.Qto esse negocio de achar meu lugar e´ meio complicado,veja bem,com 15 anos me apaixonei loucamente e,aos 18 anos fui mae,e,na minha paixao cega achava que meu lugar seria ali do ladinho dele..Com 21 anos sai do Brasil e vivo na Alemanha,casada,ao lado das minhas filhas e meu maridex..Achei meu lugar???hum dificl responder mas acho que meu lugar e ao lado das pessoas que eu amo e que me amam,minha familia.Entao vamos ver o que a vida me oferece ne?De repente daqui alguns anos estarei na varanda da minha casinha branca, rodeada de netos e bisnetos ,e, entao conseguirei responder..beijinhos

Sibele disse...

Oi,Demorei a retribuir a sua visita,mas cá estou.Achar o nosso lugar ao sol acho uqe é uma tarefa para vida inteira, as vezes estamos mais próximos outras bem distante.
Beijos

Flor de Lótus disse...

Vou te seguir desse perfil pois nele tenho um blog que fala de tudo não só de emagrecimento como o outro.
Beijos

Alline Klauck disse...

Ele estava certo sim... creio que ele quis dizer que quando encontramos o sentido para nossa existência tudo fica mais fácil..mais feliz...

Bom..parabens pelo seu blog..

Um beijo,
Alline Klauck

Jeferson Cardoso disse...

Eu penso que sim. Há dias em que o sol brilha tanto, e isso não depende do tempo, confesso que há dias em que o céu está até carregado, nublado, mas eu vejo um sol brilhando... Eu acredito que o John acertou sim. [sorrio]

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Banda Metamorfose disse...

Gostaria de dizer pra minha amiga LICIA TATIANE que primeiro hoje os jovens estão fora de controle porque falta a eles uma ideologia social para seguir como o faltam genios John Lennon para dizer alguma coisa boa aos jovens Algum objetivo para seguir você não sabe nada sobre John Lennon você é uma pessoa muito critica que acha que e dona da razão e não respeita as ideias dos outros diferente de john que sonhava com um mundo em que as pessoas pudessem conviver com as diferenças de ideias VOCÊ é que é um mal exemplo de pessoa e não John graças a Deus que vc nao é uma pessoa com talento vc fala que john era maçom mas vc nem sequer sabe o que é isso olhe para você antes de dizer que John era um lixo musical e um mal exemplo John Lennon estava certo quando quiz dizer que devemos nos amar de mortal para mortal Jesus Cristo tambem estava quando mandou que amasemos uns aos outros john tinha uma mensagem muito bonita pra passar e vc deveria ouvir antes de sair falando vlw galera

Banda Metamorfose disse...

todos temos algum lugar no mundo e é aqui mesmo onde vivemos onde moramos no momento em que estamos sendo o que somos expressando nossas ideias para tentar melhorar as coisas fazendo algo construtivo podemos começar mudando nossa casa nossa rua nossa cidade e depois o mundo john viu que seu lugar era ali onde ele estava tentando mudar o mundo não podemos mudar o mundo mas temos que tentar assim adiquirimos nosso espaço pra ter nosso lugar no mundo temos que merece lo e conquista-lo e se você não conseguir "EY JUDE NAO FIQUE ASSIM PEQUE UMA CANÇÃO TRISTE E TORNE-A MELHOR" The Beatles nanananananananana

Anônimo disse...

This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...