quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Natal está dentro de nós?

Se tem uma coisa que está sendo boa de viajar nessa época do ano é poder ver o Natal em vários países. Já estou no quarto país e é impossível não admitir que a Bélgica é o local onde o Natal é mais lindo. Já passei por Luxemburgo, Holanda, Bélgica e Eslovênia.

Apesar do incrível Natal, tive um problemão para sair de lá. Os aeorportos fecharam, dormi no chão à espera de um voo para o dia seguinte. Mas o aeorporto continuou fechado. Sai para a estação de trem, comprei uma passagem de trem por 258 Euros, que, na hora do embarque foi cancelado. Levaria 2 horas de avião. Passei para 16 horas e com os atrados dos trens demorei no total 3 dias para ir da Bélgica para a Eslovênia.

Até acontecer esse atraso no aeororpoto eu estava feliz de estar na Europa, sozinha, escrevendo, pensando, revendo o que tinha que ser revisto na minha vida, lendo livros. Até que no aeoroporto tudo mudou. Na noite de atraso tudo bem, história para contar.

Mas no dia seguinte pela manhã, segunda-feira, casanda, quando o homem anunciou:

- Vá para casa! Não temos mais como remarcar seus voo para esta semana. 

Comecei a olhar ao redor e ver apenas famílias. Pais, mães, amigos e eu sozinha. As pessoas só se preocupavam em estar em casa para o Natal e eu ali. Senti como se fosse uma bomba explodindo. Me bateu uma solidão, um medo de ficar ali para sempre, eu queria o Natal! Sentei no chão e comecei a chorar. Chorei sem parar! Nem liguei para quem olhava, estava tudo uma bagunça, mesmo. Eu era só mais uma louca.

Depois levantei, vi que chorar não estava resolvendo muito e fui buscar uma solução. Mas a solidão não foi embora. Queria ter alguém para contar. Mas passou. Agora, aqui em Ljubliana, 3 dias depois, estou em paz novamente, sabendo que tudo vai dar certo. A história é longa, vai estar no livro, mas... 

agora, aqui, em paz, fico me perguntando: O Natal está dentro de nós?

8 comentários:

Em busca de mim, como realmente sou. disse...

Nossa Flávia, imagino o sufoco que vc passou. Mas já deu tudo certo, que bom! Sobre o Natal: ele esta dentro de nós. Não está nas festas, nas luzes, nos comes e bebes isto tudo é apenas comemoração, desconfio que estimulada absurdamente pelo comércio.Mas o verdadeiro Natal é feito de Esperança, de Fé, de Amor. Natal é de Jesus. Jesus mora em corações. Dentro das pessoas! Eu amo Jesus.
Bjo!

Raquel disse...

Oi amiga! Como queria estar ao seu lado nesse momento difícil, mas enfim, assim vamos crescendo e amadurecendo...

Mas vamos ao post! O natal está principalmente dentro de nós e consequentemente nas pessoas que a gente ama e gostaria de estar próximo nesse dia. Amo o natal, amo enfeitar a casa com luzinhas, montar uma árvore de natal bem grande na sala, colocar a bota do papai noel na janela e esperar amanhecer o dia para encher de presentes embaixo da árvore de natal, naquela expectativa que o papai noel lembrou de nós, passou por lá e nos trouxe um presente...

Eu sei que isso é conto... Mas enfim, eu amo o instinto do natal, reunir a família, deixar meu filho acreditar que papai noel existe e só trará presentes se ele for uma criança obediente...

Por isso, sempre falei que quero uma família grande, terei dois filhos de minha barriga e dois adotados, se um dia puder...

Essa data é muito especial pra mim, é o mmomento de abraçar quem a gente ama, trocar presentes, reunir a família, jogar conversa fora, fazer uma bela ceia e sentarmos todos à mesa para agradecermos a Deus por nossa existência!!!!

Beijos no coração!!!!

Sonhos melodias disse...

Oi Flavia,
Que situação você teve de enfrentar sozinha não? Mas olhe pelo lado bom da coisa: você terá muitas histórias pra contar depois. E o depois, você
recordará com outros olhos e sensações da que teve por hora. Ainda bem que deu tudo certo. E continuará a dar certo até o final de sua viagem. Quanto ao Natal, também concordo que ele está dentro de nós. Ele é o reflexo de toda nossa interiorização. É o lado mais puro que temos e que durante todo o ano a gente sufoca lá no fundo. Tudo de bom pra você menina. Feliz Natal! Que seu coração ganhe uma dimensão indescritível nessa data e que você perceba que não está sozinha não. O mundo está te acompanhando nessa aventura e vivenciando com você tudo isso.
Bjo natalino

mag disse...

E' engraçado como a gente passa por certas situações na nossa vida...as vezes o sentimento quer nos dominar, mas sabemos que tudo passa, ate' o que sentimos vai passar..Vc tem uma bagagem de experiências ótimas para você e para os outros também...Seja sempre forte ! Um abraço grande.

Unknown disse...

Olha Flávia, primeiro, que bom que já passou o sufoco maior, eu vi pelo jornal que a coisa tá bem feia na Europa, mas mostrou vários brasileiros residentes na Europa chegando no Brasil para o Natal quente daqui... hahaha... Mas quanto ao Natal estar em nós, isso é verdade, por isso depende muito do que está em cada um de nós, se dentro de mim o meu Natal é celebrar o nascimento de Jesus com toda minha família ao redor, eu me sentiria muito só viajando assim dessa forma, por exemplo. Eu já não tenho estrutura pra passar datas assim só, all by myself. Eu teria que estar com pessoas que eu gosto, amo. Mas espero que o seu natal seja muito lindo, cheio de luzes e enfeites internacionais... mas, mais importante, cheio de bênçãos e o amor caloroso de Jesus, o aniversariante dessa época! Que Deus te proteja! Bjssss.... :)

GZ disse...

Com ctza, estou escrevendo um post sobre isso. Nao consigo terminar contando a minha propria experiencia desse sentimento que adormeceu dentro de mim, mas voltou! Acho que dexei ele voltar por estar me tornando uma pessoa mais positiva!
Acho que entrar na casa dos 25 tambem esta mexendo mt comigo!
Sinto mt pela sua situacao nos aeroportos. Isso ja aconteceu comigo, mas axo q nessa epoca eh pior ainda neh?
Mas eh nessas horas de desespero que agente pensa nas coisas mais importantes da vida nao?
feliz natal!

She disse...

Minha Linda, passando para te desejar FELIZ NATAL, tudo de bom pra vc e os seus e que o seu ANO NOVO seja MARAVILHOSO! ;)
Bjo, bjo!
She

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Acredito que sim, por isso que enxergamos o natal nas pessoas, nas coisas, nos sentidos... acabamos dando o toque natalino nas coisas ao nosso redor. bjssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...