quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comprar pronto ou construir?

Aguardando minha vez no médico esse foi o resumo da conversa de duas mulheres:

- Você é louca de construir! Dá uma dor de cabeça tão grande que é capaz do casamento chegar ao fim antes da obra!
- Mas era melhor do que comprar. Minha sogra já tinha o terreno.
- Ela deu o terrono?
- Não, é que é muito grande, estamos construindo no quintal.

Foi quando a mulher deu um pulo do sofá.

- Você é louca? Se você separa do seu marido amanhã a casa ainda fica para ele!

Tirando essa parte, porque afinal, morar ao lado da sogra ou parente é o mesmo que ganhar 2 inimigos a longo prazo (seu marido e o parente), construir é para os fortes ou loucos.

Uma amiga sonhou com uma casa. Numa cidade de praia, ela tem até lareira. A casa está sendo construida há uns dez anos. Isso mesmo. Deu prioridade às partes de mais uso como cozinha, quartos e banheiro e o restante não tem prazo para ficar pronto. Mas não tem pressa. Porque há um buraco para colocar o elevador, mas só para quando estiverem idosos e não conseguirem subir três lances de escada.

Casa de material de construção me dá arrepios! Diante de um pedreiro eu fico sem palavras. Pode ser algum trauma de infância, mas só de chegar perto de um saco de cimento tenho medo. 

Agora, claro, que se a situação for diferente, se você estiver construindo uma casa de 20 milhões de dólares como no caso de Gisele Buindchen, aí o caso é outro... Você não fala com o pedreiro, tem quem fale, brigue por parede torta ou atraso.

Apartamento ou casa comprados na planta ou prontos também não são essa maravilha toda. Tudo tem seu preço.

A mulher tem uma realção muito íntima com a casa. Somos criadas para termos a "nossa" casa e isso, por muitas vezes, torna-se mais um peso do que uma coisa bacana.

Tenho muitas leitoras que estão comprando ou construindo casa, como a Flavia do "Olha o meu apê". E, numa época de boom imobiliário no país, fica a pergunta.... Comprar pronto ou construir? 

12 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Flávia,

Creio que os dois são problemáticos. Eu pensei em comprar um apê, sorte que não deu certo. Passado 3 anos, ainda o vejo inacabado ( e com pessoas morando). Construir também é bastante complicado - acompanho várias amigas que estão nesta fase.
Eu comprei uma casa já 'velha' digamos assim (cerca de 10 anos). e decidimos reformá-la inteira, já que nada nela é do nosso gosto, mas é o que tinhamos condições de comprar no momento.
Assim, estamos usando apenas algumas paredes base. De resto, a troca vai de piso, revestimento, janelas, portas, forro, telhado, mudanças da configuração dos comodos, portões,etc etc e tal.
Há pessoas práticas (e que podem). Encontra um que gosta, vai e compra. Mas a maioria nao tem essa facilidade. E nós mulheres sempre queremos a casa com nosso jeito, nossa identidade. Neste aspecto acho que construir (apesar do esgotamento financeiro e emocional que uma obra traz), pode ser a melhor solução).

Um bjo

Malu disse...

Isso depende...hehe...eu também me perguntava, mas cheguei à conclusão que o melhor é construir, para mim é claro...
Eu tenho cachorros, quero fazer uma hortinha, gosto de espaço, quero a casa do nosso jeito, não acho legal o preço do condomínio, em minha opinião é mais seguro morar em casa, pq vc sabe quem entra e quem sai, e pelo preço do terreno e mais a casa faço do jeito que quero e em um apartamento é caro e muito pequeno...
Já tenho o terreno, já tenho a planta, nós mesmos que fizemos a planta e projetamos os móveis, não ficou uma casa grande, mas confortável e com a nossa cara...hehe...agora só falta um ótimo pedreiro...hehe
Eu trabalho com isso e vejo cada apartamento com acabamentos péssimos, paredes tortas, matança, você pensa, nossa a pessoa investiu nisso, caramba! Precisa conhecer mt bem a construtora se for comprar um apartamento e precisa conhecer o trabalho do pedreiro para fazer a casa...mas é assim, cada um tem as suas necessidades, a minha era uma casa...
Ah, mas morar no terreno da sogra não né....por mais que ela seja legal, não rola...hehe

Anônimo disse...

Acredito que comprar pronto é mais cômodo mas, vai do sonho e desejo de cada um. Eu quero ter um canto só meu mas, não precisa ser de papel passado, entende. Hahahahha

Eu recomendo a leitura do livro Pai Rico e Pai Pobre.

Eu prefiro gastar com viagens. Vamos Flávia?

Bjs meus

Marcinha disse...

Eu particularmente não construiria jamais, prefiro comprar pronto e fazer algumas modificações, uma reforma ja tira o sono imagina construir tudo fica caro da trabalho dor de cabeça e no quintal de sogra ainda meu Deus piorou aff num gosto nem de pensar.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Lu que bom não ter comprado o tal apartamento! Comprar na planta é meio arriscado, mesmo.

Um dia desses li na Veja que Angélica e marido estavam mudando para uma casa nova, maior.

Se fosse simples assim... Sorte deles, e sorte a sua e comoprou uma casa mais antiga, mas que é sua!

Para mim você se enquadra na lista das corajosas, não das loucas! rs

Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

MALU

Enquanto lia seu comentário pensava: como adoro ler a opinião de todas vocês! "em minha opinião é mais seguro morar em casa, pq vc sabe quem entra e quem sai" Eu penso completamente ao contrário! Apto sempre mais seguro!

O que na verdade é uma utopia dos 2 lado, porque seguro hoje em dia nem em carro blindado.

Que bom essas suas dicas de olhar bem na hora de fechar um contrato. Pode não ter mais construtoras de vão a falência como antes, mas tem as que entregam cada coisa...

Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

MARCINHA

Estamos juntas nessa idéia! Se pudesse ter uma mansão em Alphaville, compraria uma cobertura nos Jardins.

Beijos!

Palavras Vagabundas disse...

Acho que cada um tem sua necessidade, cada necessidade sua época, já morei em casa (enorme) em casa menor, ambas tive reforma e dor de cabeça! Após a viuvez optei por um apartamento (uma cobertura) em final de construção, não me arrependi mas briguei muito com os acabamentos. Hoje não quero nem pensar em reforma e construir para mim é loucura!
bjs
Jussara

Jane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jane disse...

Eu estava quase comprando uma casa e meu cunhado me convenceu que construir seria melhor... Pois com o mesmo valor que eu ia comprar a casa, eu consigo comprar um terreno num bairro melhor e construir.
Construindo eu vou poder fazer a casa "do meu jeito" e saber como está sendo feito...
Eu ainda nao comprei o terreno e não decidi construir, mesmo tendo meu pai que entende de construção pra me ajudar, tenho um pouco de medo pq eu sei que é mt trabalhoso e desgastante.
Sem dúvida comprar pronto é mais prático, mas se eu puder vou construir minha casa.

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Eu ja' estava casada quando resolvemos comprar uma "apartamento na planta". Como nos damos bem e temos gostos (em decoracao) bastante comuns, nao deu muito enrosco. Mesmo assim tivemos que esperar 4 anos pra ficar pronto! E quando ficou... reformamos um pouquinho e... tivemos que mudar para a Tailandia! Nem deu tempo de curtir o ap novo! kkkk!
Bjs!

Sandra Lima disse...

Eu sou louca pra construir. Comprar pronto pode até ser prático, mas não dá pra ter a casa dos seus sonhos, ter tudo como eu sonho, cada cantinho com a miha cara.
Ou vai ser algo impessoal, ou vai ter a cara de quem construiu.
Mas que tem que ter estrutura para construir, tem.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...