terça-feira, 20 de novembro de 2007

Casar ou morar junto? Morar junto é o mesmo que estar casado?

No fim de semana, em uma discussão acalorada com uma de minhas melhores amigas, discutíamos se é melhor casar ou morar juntos.

Ela noivou e casou em nove meses. Engravidou quatro meses depois. Uma correria e tudo por vontade própria. Hoje, depois de três anos de casório ela diz que não faria novamente e que primeiro a pessoa tem que morar junto, porque ir direto do namoro para o casamento é loucura.

Eu discordei dizendo que eu já namoro há quase nove anos e moro junto há dois anos e que não tenho coragem nenhuma de casar exatmente porque já sei todas as agruas de um casamento. Eu acho, sinceramente, que o casório tem que vir antes do morar junto porque existe toda uma fantasia quando namoramos, uma boa vontade em que dê certo, que não existe quando moramos juntos.

O que mais ouço de pessoas que moraram junto é: "Só quero morar junto, porque a hora que me der vontade pego minhas coisas e vou embora." Sei que é verdade porque é meu pensamento.

Minha amiga discordou completamente e como não chegamos a um acordo fica a pergunta: Casar ou morar junto? Morar junto é o mesmo que estar casado?

11 comentários:

Cheers! Fla disse...

Eu acho que morar junto eh o mesmo que estar casado, pois vc divide a casa, cama, problemas, alegrias, contas a pagar, etc.

Se algum dia me separasse do Paul nao sinto vontade nenhuma de casar novamente. Nao por causa do meu casamento he, he. Mas por que hoje em dia, na minha opniao, eh tudo a mesma coisa, entao por que ter o trabalho de casar?

Nao existe mais aquela pressao imensa (ainda tem, mas nao tanto, acho eu) de TER que casar. Desculpe o texto hiper longo!

Lucia disse...

Bom, eu nunca morei junto, mas namoramos durante 6 anos e deu pra conhecer bem um ao outro.

Sinceramente, nosso relacionamento ficou exatamente o mesmissimo depois de casados. As pessoas me perguntavam como era a vida de casado e eu simplesmente respondia: "Igual". Sei la, nao mudamos o jeito de ser e o relacionamento continua gostoso como era no comeco.

Nao dou mt importancia ao casamento, pois se voces se amam, assinar um papel nao faz mt diferenca, mas no nosso caso, escolhemos nos casar. E' gostoso planejar um casamento, vestir um vestido de noiva, chamar meu amor de "meu marido". Mas nao acho que tem que ser regra.

Tatiana Arcanjo disse...

Se é para sair da minha casa, dividir contas, etc e tal, só casando, e direitinho, com tudo no papel...senão continuo solteira, assim não tenho que achar que se não der certo pego minhas coisas e saio....já tô fora mesmo.....

Sra. Rapadura disse...

Hiii, enquete difícil de responder...
Tanto faz ou um ou outro, o que vale é a conciência e o bom senso...E ñ achar que só pq "mora junto" ñ tem o mesmo compromisso e a dedicação de que se for casado!
Na minha opnião morar junto é o mesmo que estar casado! Embora mtos pensem diferentes, justamente por ñ quererem assim o compormisso de morar junto como tal!

Margot disse...

Eu acho q casando se leva mais a serio o compromisso de estar junto pro q der e vier. Se for pra morar junto ja pensando em se separar (se nao der certo eu pego minhas coisas e vou embora), acho q nao tem nada a ver. Alem disso, casados tambem podem se divorciar se quiserem, se nao der certo. Fora q casamento e legal pra fazer festa, eh um ritual romantico, e "humanos" adoram rituais (basta ver Natal, Aniversarios, Funerais, etc.). Fora q do ponto de vista legal e economico, casar pode ser bastante vantajoso em certas situacoes (conseguir visto pro exterior, imposto de renda, qdo tiverem filhos, etc). Eu morei um tempo com meu marido antes de casar, e apesar de estar tudo a mesma coisa depois do casamento, eu quis casar sim, e hoje adoro ser esposa e ter um marido pra chamar de meu :-), mesmo q sejam apenas palavras diferentes e um papel... Ah, e so casei no civil. Pode-se tbem discutir - casar no civil ou religioso ou ambos?

Anônimo disse...

Namoro ha 7 anos e estamos arrumando as coisas para morarmos juntos. O que estamos levando em consideração nesse momento é o que sentimos um pelo outro e não o dilema de "morar ou casar". Como as coisas estão muito dificeis e caras, preferimos arrumar nossa vida de uma forma mais prática ao inves de gastar o que não temos com papéis. Futuramente sim...mas hj nossa prioridade é estarmos juntos, e com certeza, com respeito, amor e consideração um pelo outro, que são coisas que não podem faltar para que a relação dê certo.

Anônimo disse...

Morar junto não é o mesmo que casar. Isso é trivializar o casamento e dar uma formalidade que não existe ao "morar junto". Não sei porque as pessoas se enganam tanto quanto a isso. Casar significa assumir um compromisso formal perante familia, amigos e testemunhas, legalmente. Significa fazer parte do ritual do casamento.
Morar junto significa pegar suas coisas e ir morar junto. Não são marido e mulher, mas namorados.
O compromisso que se tem um com o outro, nos dois casos, são bem diferentes. E a vida de um casal casado é bem diferente de um casal que simplesmente mora junto.
Acho que se alguém dá tão pouca importância para o casamento, e acha que é só um papel, porque se dizer casado então quando não se é?
Se não dá importância para formalizar a união, então não faça de conta que tem uma união formal. É muito contraditório.
Casar é uma coisa muito bonita e muito especial, e acho que, quando amamos mesmo alguém e queremos a pessoa pro resto da nossa vida, e temos certeza disso, é natural querer casar, querer comemorar, querer fazer da data um momento especial, afinal, é muita felicidade e alegria encontrar alguém com quem queremos construir uma vida. Só não casa quem não tem certeza do parceiro, na minha opinião. Isso é atraso de vida... viver com o pé atrás e com medo quando deveriam estar felizes e confiantes.

Anônimo disse...

Outra coisa... essa coisa de que quem mora junto o faz apenas porque só liga para o sentimento, e não para o papel, na minha opinião é balela. Isso pra mim é falta de planejamento e perspectiva de futuro, e apenas uma boa maneira de se rachar as despesas. Se você tem 18 anos e tá louco pra sair de casa, tudo bem, mas depois dos 25 fica com cara de adulto imaturo que não sabe o que quer. Quando escolhemos viver com alguém de verdade, levamos em consideração várias coisas, pensando no futuro COM AQUELA PESSOA, com sonhos e objetivos em comum. Isso é casamento. Não é simplesmente rachar o aluguel e ter alguém pra fazer o seu jantar. Aliás, acho que qualquer mulher se sentiria bem pouco especial em morar com um cara que não quisesse casar. E um cara desses só vai casar quando encontrar uma mulher que bater o pé e fizer questão, só assim pra ele crescer.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Tamara disse...

Casar e morar junto são a mesma coisa! A cerimônia, para mim, é apenas algo simbólico. Eu e meu noivo pensamos em morar juntos, casar gasta dinheiro, um dinheiro que pode ser investido em outras coisas. Não preciso mostrar (através de um cerimônia) que estou me unindo a alguém, acho que isso importa apenas para mim e para ele e quem gosta realmente de nós entenderá isso.

Carla disse...

Estou com a Tamara!
Pelo menos no meu caso,eu e meu namorado não temos necessidade de usar uma aliança ou assinar um documento para mostrar que o que nós temos é um compromisso sério. Estamos juntando nossas economias para pagar o apê e para mobiliá-lo. Não vou sair gastando rios de dinheiro que não tenho para fazer uma cerimônia para mostrar a sociedade que estou casada e depois essa mesma sociedade sair reclamando da minha festa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...