segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Quando você começou a viver de verdade?

Neste fim de semana, na pós de jornalismo literário, estávamos lendo uns trabalhos e um deles falava sobre uma mulher de 30 anos, cuja mãe, uma mulher pacata, se apaixonou por uma integrante de um circo, quando ela tinha quatro anos. O circo estava passando por uma cidade no interior de Minas Gerais e ao avistar Mércia, trapezista do circo, a pacata dona de casa, casada, resolveu pegar a filha, uma mala e viver seu louco amor.

Apesar de uma história de filme, a filha se tornou uma grande executiva do IBOPE e hoje vive em São Paulo com sua companheira. Assim como a mãe, ela virou lésbica. Mas o que nos chamou a atenção, foi uma frase que ela diz ao final da entrevista. A repórter pergunta:
- Se tivesse que contar sua história, por onde começaria?
- Pelo dia que cheguei a São Paulo, aos 18 anos que foi o dia em que comecei a viver de verdade.
- Por que?
- Porque foi quando eu passei a viver a minha vida e não a da minha mãe.

Começamos uma discussão sobre esta pergunta. Uma menina de 25 anos disse que foi quando teve seu filho, a outra, de 50 ,disse que foi quando terminou de criar os cinco filhos, porque até então sua vida tinha estacionado e agora estava voltando à ativa. Outra disse que foi quando se formou e outra quando casou.

Eu fiquei com aquela pergunta na cabeça. Sinceramente não consegui achar nenhum ponto da minha vida em que eu sinta que tenha começado a viver de verdade. Um marco. Para ser sincera, acho que estou me preparando, assentando tudo para que este momento chegue. Claro que a gente vai vivendo, mas tem um momento especial em que começamos a viver a vida que realmente sonhamos para nós. Estar vivo é uma dádiva, mas mesmo assim, a pergunta ficou no ar: Quando você começou a viver de verdade?

9 comentários:

Anônimo disse...

Ei Fla, fiquei pensando nesta pergunta. Achei a história muito louca. Parece filme mesmo, neste curso de Jornalismo Literário você deve ouvir cada história... Sobre a pergunta, ainda estou pensando nela. Acho q, na verdade, estou procurando um marco na minha vida. Vou pensar depois passo aqui.

Bjos
Carol

Lucia disse...

Nao sei se eu ainda comecei a realmente viver, mas posso dizer que parece que tudo ficou melhor quando fiz 30 anos. Parece que foi o fim da decada dos meus anos 20, nos quais detestei. Simplesmente por nao saber o que queria da vida e nao saber o que fazer pra descobrir meu destino. Foi a epoca na qual comecei a crescer interiormente e a entender as coisas, depois de muitas decepcoes e "quedas do cavalo".

Ano que vem acho que vai ser "IT" pra mim. Vamos comprar nossa primeira casa, finalmente sair da nossa divida e comecar a viajar pelo mundo afora - pelo menos e' o que planejamos e que o nosso caminho indica. Vamos ver. Talvez daqui a um ano eu possa responder essa pergunta melhor. Bjos

Cheers! Fla disse...

Oi Fla, eu sei exatamente, foi qdo fui esturdar hotelaria. Vivi todos os minutos daquela epoca, foi o maximo, me mudei pros States e nao estava vivendo com a mesma intencidade de antes, e ainda nao estou, mas o pique vai voltar... vai ter que voltar :-)

Bjs.

Cyn por ai... disse...

Houve vários momentos na minha vida que foram 'marcantes'pra mim. Mas olhei pra trás, e tbém não consigo escolher um especial, que tenha sido o momento que realmente comecei a viver.

Na verdade, embora esteja vivendo o meu sonho, minha vida deu uma estacionada, e eu que não gosto de marasmo e rotina, não estou das mais felizes...

Vou logo encontrar o que fazer pra começar a viver de verdade - de novo!

Bjs,

Anônimo disse...

Oi Fla! Eu definitivamente tenho um! Dia 25 de Abril de 2004, quando finalmente sai de casa e me mudei pra Italia, sozinha, na cara e na coragem. Minha vida teve muitos marcos, mas nesse dia posso afirmar com certeza que comecei a "viver", a ser independente e a ter a vida que sempre quis ter. Graca a Deus esse "momentum" tem se propagado nos utlimos 3ano e meio. E espero que nao acabe nunca!
Bjs
Adri

Anônimo disse...

Comecei a viver quando casei. Achava que casar era o fim da linha, da diversão, mas depois que casei passei a ser mais eu. Meu marido é muito animado e sempre viajamos juntos. Tenho certeza que foi ai que comecei a viver de verdade.

Beijo

Cheers! Fla disse...

Oi Fla, aquele dia entrei aqui pra responder sua pergunta, me empolguei com o post e esqueci...

Sobre os experiences pra mulheres, eles tem ida a spa, makeover, sessao de fotos, contratar um "personal shopper" e um vale pra comprar o que vc experimentar (ou o valor do vale), tem mais um monte de coisas.. nao lembro o resto.

Bjs.

Sra. Rapadura disse...

Já passei por mtos momentos que me fizeram reflectir sobre isso...Mas definitivamente o meu dia foi qdo resolvi(de uma vez por todas) dá um basta no relacionamento com o pai da minha filha! Isso foi em 2001 e desde esse dia eu percebi que ñ é preciso viver a vida do outro e se anular completamente para ser amada e feliz!

Scliar disse...

Parece que vivemos uma vida, que é a vida idealizada, a vida aquela em que sentimos mais intensamente. E tem a outra vida, a não vivida, a sem marcos. Será mesmo assim? Tem uma poesia do Durmond que é fantástica. Chama-se Essas Coisas. E começa assim: "Você não está mais na idade de sofrer por essas coisas." (entre aspas mesmo). E continua:
Há então a idade de sofrer
e a de não sofrer mais
por essas, essas coisas?
E por aí vai.
Por isso, não tem data nem marco, não tem dia nem hora. Tem que viver. Ethel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...