segunda-feira, 19 de maio de 2008

Qual o momento certo de ter filhos?


Existe uma doença chamada endometriose que não sei quem conhece, mas eu tenho.
Nada demais, só causa infertilidade, mas convivo muito bem com isso, mesmo porque é controlável. Há dois anos luto com esta doença que já me levou um precioso ovário. Me sinto incompleta, mas tem gente que perdeu muito mais que eu. É o que me consola.
Nunca pensei em ter filhos. Aliás, até pensava, mas aos 40 anos e olhe lá! Sou muito ruieira e não suporto a idéia de ter uma criança chorando na minha cabeça à noite. Queria que jás viesse com 3 anos srsrs. Mas o negócio é o seguinte. Por ironia da vida, há dois anos fui colocada contra a parede pelos médicos que dizem: "você está correndo contra o tempo. Tenha filho logo, hoje, agora!" Mas mesmo com o perigo eminente, eu não tomo coragem por nada! Gosto muito de ser filha, sou filha única e odeio dividir atenções. Para completar, meu namorado também não esté nem um puquinho doido para ter um baby.

É muito difícil ter que tomar uma decisão para sua vida inteira! Quando filho vem de surpresa, você cria. Mas se tiver que parar para pensar... Para piorar, os hormônios produzidos na gravidez, são como remédio para o meu problema. Mesmo assim... não tenho coragem alguma! Confesso que tenho uma preguiça feroz de ficar 9 meses com um barrigão comon o da foto.

Mas... ontem estava conversando com minha madrasta e ela comentava sobre uma amiga que está com 32 anos e está separando do marido. Está com ele desde os 19 e optou por não ter filho. Mas... agora está batendo uma vontade violenta, mas ela não pode ter o bebê: 1. por causa da separação, 2. porque está no quarto período de nutrição. Resumo, se tivesse tido um filho aos 22, 3 anos de casada, hoje ele estaria com 10 e se viraria sozinho. Mas e agora, o que faz com um bebê? Pior! Com um cara que não ama mais! Minha madrasta ficou se vangloriando por estar com 40 e já ter um filho de 16 que se vira sozinho. Assim, agora, ela pode fazer a faculdade em paz.

Eu disse que não via vantagem alguma no caso dela, porque perdeu a juventude cuidando criança. Resumo, não chegamos a uma conclusão: Qual a melhor idade para ter filhos?

14 comentários:

Tata disse...

Não sei se existe um momento certo,ou melhor,acho que cada um sabe do seu momento.Farei 26 em breve e confesso que esta me batendo uma vontade enorme de ser mãe,mas no meu caso isso vai demorar um pouqinho pois nao estou namorando,apaixonada,etc.Prefiro uma gravidez planejada,na hora certa.Nao imagino a minha vida sem filhos.Ja ouvi falar sobre endometriose...chato saber que vc tem.Mas como o seu medico disse,vc tem chances.´

Bjo
Tata

Lucia disse...

Eu acho que nao existe uma idade certa, depende de cada um. Eu tb ouco isso de todo mundo. Ja estou com 32 e nao tenho vontade nenhuma de ter filhos... meu marido muito menos.

Ouco do meu pai, alguns amigos e outras pessoas que conheco. E concordo que e' bem mais facil engravidar quando e' jovem, e de acordo com meu pai... cuidar de criancas tb quando e' jovem, pois quando voce chega a uma certa idade, nao tem tanta disposicao pra isso como antes.

Mas sabe? E se voce nao tem um pingo de vontade? Eu sou louca pra ter meus cachorrinhos, e so! Ainda quero me definir profissionalmente, comprar minha casa, viajar pelo mundo afora... muita coisa e nao quero ter uma crianca me prendendo... por mais que "vale a pena" como dizem os outros. Simplesmente nao quero.

E pra falar a verdade, depois que minha mae faleceu, so de pensar em ter um filho, me da um nervoso ou uma angustia tao grande de nao te-la mais do meu lado, que nao consigo nem pensar no assunto.

Outros dizem que ter filhos e' a razao do casamento. Nao! Casei porque amo a pessoa com quem escolhi pra passar o resto da minha vida e nao pra procriar.

Entao sabe, as pessoas tem que respeitar as escolhas dos outros sem criticar. Talvez eu mude de ideia um dia. A maioria das mulheres aqui estao tendo filhos cada vez mais tarde... talvez eu nao mude de opiniao. Mas com certeza, sei que a pessoa vai ter filhos quando estiver preparada e no SEU momento certo.

E ja ouvi e li a respeito de endometriose. E' algo que e' muito bem tratavel, as vezes com cirurgia, mas com certeza nao sera um empecilho pra voce se um dia decidir engravidar. So nao deixe de cuidar disso agora. bjos

Anônimo disse...

É aquele negócio, filhos dá trabalho? Dá e muito, mas é uma das maiores alegrias que uma pessoa pode ter. Eu acho que não existe o melhor momento porque sempre vamos estar muito ocupadas. Trabalho, estudos, beleza, viver, comer! Onde cabe um filho? Além disso, nem todo mundo tem $ para sair linda de uma gravidez como a Fernanda Lima, Angélia, Angelina Jolie e por aí vai!

Bjos
Carol

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eita assunto bomba! Eu sempre quis ter filhos e perdi 6 ao longo do caminho. Minha irma os teve numa idade que considero boa. Está com 45, tem um filho de 21 e uma menina de 15. Mas por outro lado perdeu a juventude educando os filhos. Agora cada um comeca a ver o seu lado de liberdade e ela já tomou até anti depressivos para entender que logo, logo eles estarao saindo de casa por qualquer outro motivo. Entao ela resolveu fazer o que sempre quis fazer e nunca teve tempo: estudar inglês. É a primeira da classe e está toda feliz se sentindo a aluna, kakkakaka.
Eu, tive o primeiro filho aos 38 anos. Já com uma cabeca amadurecida. Já tinha frenqüentado as discotecas da vida, viajado, sassaricado. Reclamo que nao tenho mais o tempo livre para fazer as coisas que fazia antes. É, acostumei com a boemia, rs. Tive o segundo filho aos 43 anos. Quase fiquei louca, de alegria e de tristeza de ter que comecar tudo novamente nessa idade. Mas eles crescem e mesmo que eu nao vá conhecer os meus netos penso que eu os estou criando de uma forma tao especial que sei que serei lembrada com muito amor e carinho por eles.

Beijao

Cheers! Fla disse...

Oi Flavia, eu nao acho que existe uma idade certa. Eu nunca quis ter filhos tbem nao, depois que me casei comecei a pensar no caso, mas a Victoria veio como uma surpresa mesmo. Eu ficava pensando, nao eh a hora, nao eh a hora, mas quando seria? Agora jah veio e somos apaixonados por ela, nao sei se teria mais, nem sei se poderei ter mais filhos tbem, entao deixa quieto neh?

Desculpa a ignorancia, mas o que eh endometriose? Nunca ouvi falar.

bjs.

Sra. Rapadura disse...

Penso que ñ existe um momento certo, fui mãe(solteira) com 21 anos, e ñ me arrependo, minha filha foi uma glória, pq foi a 1ª neta e primeira sobrinha!
Hj apesar de ser casada, eu e meu marido ñ paramos para conversar e ou planejar! Por vezes é chato ouvir a cobraça das pessoas, pq eu tenho uma filha e ele ñ, mas ele sempre me diz que casou comigo por amor e ñ para ser pai, aliás, já se considera um pai mesmo assim, tb concordo!
Ñ temos pressa, ñ é algo que penso todos os dias, mas já estou numa idade em que ñ posso pensar muito, mas de certeza será qdo Deus iluminar meu coração com o instinto maternal novamente!

Anônimo disse...

Olá!
encontrei seu blog pelo blog da lucia cintra stevenson! :)

Me chamou mto a atenção pela foto da fernanda lima gravida.

Eu nao tenho idea de qual seja a melhor hora e momento para ter filhos! Acho q quando junto a vontade da pessoa de ter filhos e a condições para por no mundo e criar o filho, é a hora certa da pessoa! Acredito q cada um tenha a sua hora!

Eu tenho 22 anos, e as vezes eu nao vejo a hora de ter filhos! Casar e formar uma familia! Mas eu nao teria filhos agora, alem de me achar nova, eu estou terminando a faculdade e tb nao tenho estabilidade financeira nenhuma para sustentar a mim mesma, quanto mais eu e uma criança!

Eu quero ter filho, mas quero ter daqui a uns 5 anos, quando eu ja tiver trabalhando e tiver condições de sustentar uma familia, dae pelo menos o basico, um teto e comida!

Anônimo disse...

Depois q li o resto dos comentarios resolvi comentar mais uma coisinha.

eu respeito totalmente quem nao quer ter filhos! Eh melhor do q ter e largar no mundo por ai (sem querer ofender ninguem).

Tem gente q simplesmente nao nasceu parar ser pai ou mae, eu tenho um amigo q o pai dele na epoca q a mae estava gravida tratava ela super mal, mas quando ela nao estava gravida era uma outra pessoa, um doce. Tem gente q faz a opção de vida de adotar outras coisas, em vez de ter um filho.

Nao me entenda mal, nao estou dizendo q se vc tivesse filhos iria tratar mal ou coisa assim, mas é só parar completar meu comentario. Tem gente q realmente nao nasceu parar ser pais!

Scliar disse...

Gerou varios comentarios, ehin? Bom, a faixa das possibilidades etarias filísticas ampliou-se... A maioria parece concordar que não existe uma idade definida - além do que, tambem tem a questao adoçao etc. e tal. Enfim. Acho importante mesmo tentar (tentar, porque conseguir é outra historia!) o que é pressao social, daquilo que nnao é. E vale para os dois lados: para ter, e para nao ter. Porque se esperar o momento ideal, isto é mesmo uma invençao da sociedade de consumo... Ninguem teria filhos jamais! Por outro lado, existe toda uma industria estimulando que você tenha filhos -afinal, ha que comprar muiitas coisas para os nenes.
De verdade verdadeira, o que se sabe é que existe uma janela ideal (fisicamente falando). Depois, fica mais complicado, mas só para quem entende que a relaçao mae-filho tem que incluir a passagem genetica. Quanto aos "dificultadores para engravidar", acho que é outro assunto - primeiro, a questao da maternidade/paternidade. Depois o COMO.
Bzus mil, Ethel SC (com experiencia dos dois jeitos: filhas - naturais e não).

JAM disse...

realmente é uma questao difícil...mas todas as questoes que sao dificeis têm a dor e a delícia do processo de escolha. eu escolhi ser mae (correndo contra o tempo também)...mas cada vez mais vejo que a ciência avança e temos outras opçoes. legal chegar até aqui. vou anotar o endereço para voltar.

Melanie disse...

Ola

Vim comentar o meu caso, tenho 20 anos, estou fazendo faculdade, amo baladas, rua, tudo. Estou grávida de quatro meses e sinto desde já que essa é a melhor fase da minha vida... Realmente poder dar a luz a uma criança não é pra qualquer um, e Tb não depende de idade nem nada... É uma benção que só Deus pode nos propor, é uma sensação maravilhosa... Viajei muito, fui a muitas rave, baladas, conheci muita gente. Mais nada me fez mais feliz do que saber que eu tenho e sou digna de gerar uma vida.

Então lhe aconselho em não se matutar e ficar pensado se é hora ou não. Cuide-se e peça a Deus que nunca te prive dessa benção, pois a sensação de incapacitação de gerar uma vida deve ser menor do que a de ter um filho e privar-se das ilusões que a juventude nos propõe...

Pense nisso.

Beijos

Mel

Anônimo disse...

Bom tenho 21 anos e estou gravida de 02 meses, no começo foi um horror a noticia pois ainda moro com meus pais, tenho realmente muitas duvidas pois não sei como vou conseguir trabalhar depois do bebe isso realmente é muito dificil pois tudo se transforma e milhóes de duvidas vem junto, mas agora já estou muito feliz vou me casar e apreder a ser mãe... bj a todas

danadonarb disse...

bom tenho 28 anos, as vezes me bate uma vontade enorme de ser mae, mas ao mesmo tempo fico pensando que perderei um pouco a minha liberdade, e que depois nao da para voltar atraz.mas ate os 30 anos vou ter, nao quero ficar muito velha nao.....

Anônimo disse...

Se você ainda tem duvidas, então esta claro que não e a hora. O momento certo para aqueles que não são pegos de surpresa, e aquele em que você sorri simplesmente ao olhar uma criança, com um sorriso sincero, uma verdade sem culpa, a alegria com pouco, a inocência de quem ainda não foi contaminada pela humanidade.

Trabalho da e muito, a vida no primeiro ano simplesmente fica do avesso, mas depois...aquele ser humano pequenininho passa a ser a razão da sua vida, você descobre que aquela e a única pessoa por quem você da
A sua vida.

De qualquer forma cada um tem a sua história e a sua experiência de vida, em qualquer uma opções você tem 50% de chance de acertar e 50% de errar, e só descobrira o que era ideal para voce daqui a aproximadamente 10 anos.

Tenho 40 anos e um filho de 4 anos, hoje sei que gostaria que o tivesse tido mais cedo. E fato que nesta idade já não temos a energia de antes, porém ao mesmo tempo um filho nos faz buscar energia para compartilhar a vida com ele.

Boa sorte na sua decisão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...