quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Elegemos ídolos para resolverem nossos problemas?

Voltei de viagem! Cheia de histórias, mas também cheia de questionamentos. Postaria um outro assunto hoje, mas, desde ontem, esta pergunta não me sai da cabeça.

Hoje, vi a festa da vitória de Obama. As pessoas choravam como se "O Grande Salvador" tivesse acabado de chegar.
Ontem, enquanto ele ainda não havia sido eleito, vi pessoas declarando que a vida delas ia de mal a pior por causa do Bush. Algumas estavam morando em abrigos por causa do...... Bush! Outras tinham perdido tudo por causa do...... Bush! Outras perderam a libido adivinhem por causa de quem? Bush oras!
Não sou a favor do Bush, nem das coisas que ele fez durante seu mandato. Mas, achar que ele é o único culpado pelo mundo estar na crise que está não seria um pouco de exagero?
Algumas pessoas que conheço e trabalham ilegais, sempre dizem: americanos que reclamam de falta de emprego é porque não querem trabalhar. Se um mexicano que não sabe falar bom dia em inglês sobrevive, faz a vida e ainda manda dinheiro para casa, por que um americano não consegue?
Fui juntando as coisas que vi na TV ontem, lembrando das frases dos que fizeram a vida na América e pensando na vida em geral. Obama está sendo tratado como o homem que vai tirar todos da lama. Até marido que saiu de casa vai voltar.
A auto-estima dos americanos está arranhada. Então, eis que surge...... Obama!!! Para quem não sabe, foi assim que Hitler ganhou espaço na Alemanha. Eles estavam com a moral lá embaixo e aceitaram o que vinha pela frente. Alguém tinha que ser culpado e um salvador veio com os alvos. Para quem não sabe: Hitler nem é alemão.
Agora, culpar um único homem pela crise do mundo é no mínimo covarde! Bush não tem tanto poder assim...
Fui saindo do macro e vim para o micro. Pensei em nossas simples vidas. Cada um de nós. Quando temos problemas, às vezes buscamos razões, culpados, tudo para não enxergarmos uma coisa óbvia: temos que parar de reclamar e arregaçar as mangas! A situação pode estar realmente difícil, as vacas magras, mas quem as engorda são os donos.
Mas não seria melhor esperar por um salvador...? Um salvador que faça tudo, ainda passe a mão na nossa cabeça e diga: Você não tem nenhuma respondabilidade sobre isso meu bem... a culpa é do louco ali.
Por isso, passeio o dia pensando: Elegemos ídolos para resolverem nossos problemas?

10 comentários:

Lucia disse...

Nao penso assim, acho que foram 8 anos de tanto ardor devido ao governo Bush que as pessoas aqui necessitavam de uma mudanca!

Claro que a culpa nao foi 100% dele, mas que Bush foi um pessimo lider, ele foi.

Eu em particular queria votar na Hillary, mas ja que ela nao era uma opcao, as ideologias e planos do Obama sao as mesmas que as minhas. Nao concordava com o McCain e achei que fez uma pessima decisao em escolher a Palin como sua vice. Tenho quase certeza de que mt gente escolheu o Obama por medo de se o McCain fosse eleito, do jeito que ja e' velho, um dia essa mulher ter chance de ser nossa lider. Ai sim seria caos total!!

Leia no blog da Lu Misura o pq eu concordar com o Obama (ela resumiu tudinho mt bem). Tenho um link pro dela tb num dos ultimos dos meus postings.

Eu fiquei emocionada com sua vitoria tb. Como disse, precisamos de uma mudanca por aqui e tenho certeza de que ele e' a pessoa certa pra isso. Bjos

Lucia disse...

Esse foi o link que mencionei: http://luciana.misura.org/2008/11/03/por-que-eu-vou-votar-no-obama/

Unknown disse...

Eu achei o comentário muito bom! Obama está sendo visto com o Salvador por ele ser diferente. Realmente, acredito que ele seja diferente. Mas a culpa é do próprio povo, que irá colocar a culpa no Obama se algo der errado. Por causa do Bush, a auto-estima dos americanos realmente ficou arranhada e Obama chegou no momento certo. Mas acredito nele, vamos esperar as mudanças agora!
bjo

JAM disse...

Flávia,

Sou negra e brasileira. Morei 28 anos no Brasil onde o racismo é velado. Já visitei os Eua, onde é explicito. O que posso dizer? Digo que a vitória de Obama representa a queda de um paradigma. O primeiro presidente negro dos Eua, a naçao mais poderosa do mundo, 50% do pib mundial. Um negro. parte de uma minoria...

Estou feliz.

Assim como o lula, primeiro presidente operário do Brasil...Eu fiquei muito feliz.

Tenho duas graduaçoes, marido é Phd, mas somos muito felizes de ter um presidente OPERÁRIO...Ainda com tudo isso, assistimos outro dia o HARD TALK (programa da BBC) e o lula colocou o apresentador no bolso hahahaha...Esse é o nosso presidente, que fala INGRÊS, mas tem uma capacidade de liderança e oraçao invejável ;-)

Beijos para vc!! E curta o Brasil, pq aqui na Europa o frio chegou de vez *R*R aqui na belgica já tivemos -2 graus esta semana!!

Unknown disse...

É...Particularmente apesar de ser consumista de produtos americanos etc etc etc sou uma pessoa que sinceramente,acha que os mericanos tem que passar por alguns apertos pra aprenderem a serem menos "narizinho empinado" e aprender a correr atrás do que quer e do que precisa.
Quero muito que os Estados Unidos fique um tempo de molho e que os países de terceiro mundo cresçam um pouco....Se desenvolvam em suas atividades...E evoluam sem depender tanto dos States.
Se isso é possível ou não,não sei,mas acredito que nada seja impossível.

É tão mais fácil mesmo achar culpados pras nossas fraquezas e falhas...É tão mais cômodo,né,concordo com vc...totalmente.

Agora,tenho lá minhas dúvidas da eficácia tão comentada do Obama...
Estou aqui pra comprovar,ver pra crer...

adorei a maneira como expos esse assunto

bjinhos

Carolina disse...

Ídolo não sei se é bem a palavra, mas que sempre precisamos de bodes expiatórios sim, desde que o mundo é mundo elegemos os bandidos e mocinhos e no meio do caos precisamos sim de alguém pra nos dar um norte, uma direção, uma luz no final do túnel, nem que seja a luz do trem.
Assim caminha a humanidade desde sempre.

bjos e bom retorno!
já estava com saudades!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Flavia, eu acho que Obama está sendo mesmo visto assim como vc falou e tb infelizmente uma minoria como vc e eu, sabemso que se nao arregacar as mangas nem Deus com todo o poder poderá fazer alguma coisa, até mesmo porque Ele, nao faz tudo, nós precisamos fazer a nossa parte para que as coisas dêm certo.

Seu texto concordo com ele do coemco ao fim e olha que sou crítica, rs.

Beijao e uma linda semana prá vc.

Cheers! Fla disse...

Eu conconrdo em partes no que vc falou Flavia. Eu acho que talvez a midia tenha ajudado "um pouco" nesse heroismo do Obama, mas tbem acho, como a Lucia falou, que o muito do "oba-oba" seja por que depois de 8 anos com um idiota como presidente (desculpe a linguagem), alguma coisa precisa ser mudada e tem que ser meio radical. Para os Estados Unidos elegerem um negro para ser presidente, eh por que eles realmente querem uma mudanca, o racismo lah eh ferrado (como vc sabe)e tenho certeza que o "secret service" vai estar trabalhando dobrado nesses 4 anos.
O Bush chegou e o pais estava em uma situacao boa e ele conseguiu estragar (ou pior, desgracar com tudo), agora o Obama vai ter que re-erguer o pais, em 4 anos, nao sei se ele consegue, vamos ver...

ps-nossa, ateh parece que sou uma fiel seguidora ha, ha, ha, nao sou nao, nem moro lah mais he, he, mas como vc percebeu, meu amor pelo Bush nao eh dos grandes :-)

bjs e desculpe pela redacao...

Anônimo disse...

Nao concordo com vc na maioria dos seus posts, mas com certeza concordo com seu ponto de vista sobre o Obama.

infelizmente aqui na America, o personal responsibility saiu de ferias. O pessoal fica colocando a culpa no Bush por qualquer motivo, ai chega outro politico prometendo dinheiro de graca, e um monte de abobrinha, e o povo meio burro que nao presta atencao em quem o Obama realmente eh, no que ele vota e acredita, caiu na armadilha dele.

Agora nao tem mais volta, se o que tava ruim, agora vai ficar pior...

Anônimo disse...

Oi,
creio que a vitória de Obama simboloza a mudança, a esperança de um mundo mais tranquilo sem as guerras loucas do sr.Bush e outros, claro q Obama não é Santo nem mágico e todos terão q fazer sua, parte p q o mundo seja um lugar melhor.
Mas fazer sua parte ao lado de quem comunga com suas idéias ou pelo menos deixa vc. ter suas p´roprias é bem mais fácil.Viva a esperança e a força de renovação que ela traz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...