sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Você tem sonhos ou planos para 2019?

Há no mínimo 10 anos, minha mãe guarda um folheto de propaganda de previdência privada de um banco que diz: "Você tem planos para 2019?"

Ontem uma amiga me ligou. Há muito tempo não nos falávamos. Após o up date perguntei sobre a faculdade que ela desejava fazer desde que teve filho, há sete anos atrás. Sempre dizendo que do ano seguinte não passaria.
- Não comecei... - ela me atualizou.

Questionei, perguntei, até que ela disse que acredita que ainda não fez a faculdade, porque nunca parou para fazer disso um real desejo para o futuro.

- Mas esse é seu sonho! Você sempre sonhou em ser advogada! – foi minha última tentativa.
- Sonhos são diferentes de planos – ela encerrou o assunto.

Fiquei pensando nesta frase sem parar. Sonhos são diferentes de planos. Talvez, por isso, minha mãe conserve o folheto amarelado como se fosse um compromisso. No escritório de casa, ela tem, ao lado do folheto, seus planos para 2019 bem epecificados e de forma que sejam vistos diariamente.

Há dez anos atrás 2019 era longe demais. Se minha amiga tivesse feito planos e não sonhos, hoje, talvez, estivesse terminando a pós grauduação. Palavras dela.

Sonhos para 2019 todos temos, há o senso comum de nos imaginarmos com saúde, rico, belos. Mas a vida é feita por ser humanos únicos, com desejos individuais, específicos. Por isso, a pergunta não sai da minha cabeça : Você tem sonhos ou planos para 2019?

15 comentários:

Carol disse...

Sabe, eu tenho muitos sonhos, e tento transformá-los em planos.
Acho que é bem nesse meio termo que as pessoas se perdem.
Eu tento trazer meus sonhos pra realidae, mas, convenhamos, é dificil, e no fundo, nem smepre a gente quer que eles deixem de ser somente sonhos...

Minha primeira visita, dei uma lida geral por aqui e adorei.

Bjos.

Anônimo disse...

Sempre comento os seus post mas agora quero te agradecer. Sei que nao escreveu diretamente para mim mas surtiu um efeito incrivel. Neste ultimos dias tenho sonhado muito e planejado pouco e somente agora entendo a minha desmotivaçao.
Grazie mille.

Ciao

Lucia disse...

Sonhos so depende de voce agir pra poder realiza-los. E planos eh o que faz pra chegar la, como se fosse um mapa.

Sao necessarios, assim como a acao, pra vc conseguir caminhar, mesmo obstaculos aparecendo pela frente.

Pra mim eh algo preto e branco. Ou voce faz ou nao faz! Nao ha desculpas. Se quer mesmo uma coisa, nada sera um obstaculo.

As pessoas inventam desculpas pra justificar o pq ainda nao chegaram la e nao enxergam que so depende delas mesmas.

Carol disse...

Com certeza!
até 2019 muitas coisas terão mudado
se Deus quiser, estarei junto com meu amor, quem sabe com filhos, estudada, viajada
coisas promentem hehehe

Cheers! Fla disse...

Oi Fla,

Ando muito sem rumo, antes sabia muito o que queria fazer, onde queria chegar, mas nos ultimos anos minha vida tem mudado tanto e tenho tido que mudar meus sonhos/planos em varios aspectos que para ser sincera, nao sei mais onde quero estar ou como vou fazer para chegar lah, estranho, pois nunca passei por isso, nao gosto de estar assim, mas ateh semana que vem minha vida estah "on hold", vamos ver...

bjs

Mariachiquinha disse...

Sonhos sempre, planos nunca, mas com objetivos a serem alcançados.

Todo mundo tem seus sonhos, alguns possíveis se serem realizados (ter um casa na praia, viajar para Índia,ser magérrima, ...), outros com uma probalidade um pouco menor (ganhar na mega-sena, casar com um milinonário, ter um progarma de auditório..), agora que não tem sonhos provavelmente deva estar sem estímulos para viver.

Planos??? Ninguém sabe os rumos da vida. Quando a gente pensa que está tudo sobre o nosso controle, ela diz que não e tudo muda de repente.

Agora, uma vida sem um direção um porquê, é um carro desgovernado. Trace metas para alcançar seus objetivos.

Prefiro agir com cautela, sem pressa e a curto prazo.

Carolina disse...

Gostei desse assunto.
Planos é, antes de mais nada, creio eu, a concretização do sonho. Qdo falamos em sonhos, dá uma sensação de divagar em nuvens, qdo planejamos o tal sonho estamos criando estratégias e planejamento para que efetivamente ele aconteça ou na pior das hipóteses, tentamos.

bjos queridos pra ti!
* Sempre com ótimos post, hein?

Deusa disse...

EXPETACULAR

Descobri depois desse seu post q eu tinha era sonhos, e amanha vou começar a por meus planos em açao, nunca tinha parado para pensar nisso, eu so sonhei minha vida toda, minha facul q parei virou sonho continuar, minha casa propria, redecorar meu quarto, mudei tudo agora parei de sonhar e vou planejar tudo.
Meu ano começou agora, vou planejar minha vida.

JAM disse...

Flavia...

Vc como sempre vai direto ao ponto!! Querida...Amo vir aqui...Refletir com vc e com as amigas que aparecem...

Como administradora (e pragmática) que sou...Concordo. Há pessoas que sonham e realmente nao planejam...

Eu, como sua mae, já me preocupei com minha previdência privada...Sonho em me aposentar aos 56 (pelo menos oficialmente) e para isso, desde já, junto uns trocadinhos...Planejo como conseguirei para atingir estes objetivos...

Sempre tenho planos.Sempre tenho sonhos. Mas planejo para que os sonhos se tornem realidade...

Bjos a todas!

Lilica disse...

Então eu tenho um defeito chato de nunca ter planos assim, para um futuro longo. Acho que jamais faria, por exemplo, um financiamento de 5 anos! Sei lá, acho que tudo vai demorar muito, então só faço planos para logo. TEnho que mudar isso e fazer já meus planos para 2019!!!! Beijão

Thamara ツ disse...

Nossa!.. muitos sonhos..em 2019 terei 28 anos, wow, tao velhinha hehehehe
Ja formada, quero ter um empreguinho bom ou ganhar na mega sena, ter meu Pakibabie perto de mim e tb ter $$ pra nas ferias viajar pra algum lugar, e começar minha viagem em volta do mundo

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Voltarei sempre!
um abraço
Renata

Iseedeadpeople disse...

Ai Deus..eu estarei com 44 anos, o filhote com 23 anos! De repente eu já serei avó rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Esse post foi excelente.Simone

Anônimo disse...

Nem um e nem outro, só estou tentando viver intensamente o HOJE!!

Sonhar todos sonham, a questão é planejar e colocá-los em prática!!!!

Flavinha, seu blog tá show!!!!

Beijossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...