sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fumar é feio mesmo ou é intriga da oposição?

Era uma vez uma terra onde fumar era chique. Ter um cigarro na mão era o mesmo que mostrar maturidade e confiança.
Então, um dia, decidiu-se: fumar é feio! Causa doenças! Polui o mundo!
Mas o que aconteceu com o glamour? Por que é tão estranho olhar para Nicole Kidman ao lado e achar feia sua imagem com um cigarro nas mãos?
Um dia desses, na Turquia, fiquei apavorada ao ver os pais fumando na cara dos bebês. Depois, menos revoltada, lembrei das inúmeras vezes que minhas tias fumaram na minha cara sem pudor algum.
As pessoas sempre aguentaram fumaça de cigarro e hoje se sentem um cheirinho logo fecham a cara cheias de razão como se fossem as maiores protetoras da moral e dos bons hábitos. Aí chega em casa e se entopem de comida gordurosa fazendo o mesmo mal ao corpo.
Sou contra o cigarro, mas gostaria de saber: Fumar é feio mesmo ou é intriga da oposição?

15 comentários:

Fernandinha disse...

Acredito que as pessoas estejam mais conscientes. Há campanhas em todo mundo em prol da saude. Na verdade, estamos na era da geração saúde. É moda dizer que come verde, que acorda cedo, que faz academia, que se preocupa com o meio ambiente, que bebe suco natural (embora os fast foods ainda predominem). Além do mais, o glamour agora não está mais em um cigarro aceso. Passou. Se deixar, ficou cafona.

Bjosssss! Adorei o tema do post e a abordagem!

Mary_Flor disse...

Acho que tanto fumar como alimentar-se mal é feio.. Maltrato consigo mesmo!
Então..nem A, nem B é pior que o outro. Ambos são agressões à nossa saúde!

ótimo post!
Beijão e bom final de semana, com muita saúde!^^

Anônimo disse...

fumar não é feio esteticamente.

soltar fumaça na cara dos outros é que é meio desrespeito, né?

achava chike umas mulheres que fumavam e sopravam meio que pra cima..kkkk

inté!

Carolina disse...

Não vejo como feio e apesar de ser uma ex fumante, após 16 anos entre idas e vindas na minha relação com o cigarro, não vejo como sendo uma imagem feia apesar de todos os contras. feio pra mim e ver grávida, com barrigão fumando, ou em cima de outras pessoas. Aí o bicho paga porque por mais piegas que seja o meu espaço termina qdo começa o do outro.
Agora fumar é escolha de qquer um, como outras coisas que optamos ou não na vida, desde que respeite o limite da boa convivência.
bjos queridos pra ti!

Cheers! Fla disse...

Intriga da oposicao totalmente. O Paul parou de fumar antes de virmos para a Inglaterra, mas agora voltou e desacostumei com o cheiro de cigarro, coisa que nao me incomodava agora eu odeio e nao deixo ele chegar perto de mim depois que ele fuma ha, ha, ha. Totalmente intriga da oposicao.

bjs

Juuuu disse...

Fumar não é feio, tanto que por muito tempo foi considerado "sedutor", mas fumar é inconveniente para quem não fuma e ainda faz mal à saúde de quem fuma e de quem é obrigado a respirar a fumaça.
Quem se entope de comidas "erradas" tb faz mal à própria saúde, mas não sei se tanto quanto fumar e não agride mais ninguém além dela mesma.
beijos

Lucia disse...

Eu nao suporto cigarro. Nunca sequer experimentei um na vida e nao fico do lado daqueles que fumam.

E acho super falta de educacao e consideracao dos fumantes, jogar fumaca na cara daqueles que nao fumam.

Se querem se matar com cancer fazendo isso, eh problema deles, eh so nao me envolver no meio.

Na minha opiniao, eh feio e ate meio burrice, pois so faz mal.

Lu

Claudia Acourt disse...

Antes, quando nao se tinha o conhecimento do estrago que se fazia a saude, o cigarro agregava valores positivos. Hoje, com tudo o que se sabe, a realidade é outra. Porém, o alcool tbem faz mal e nem por isso é visto da mesma forma. E veja que é uma droga licita.
Um dos grande agravantes do fumo é o fato de uma segunda pessoa ser fumante passivo. Eu, que nao fumo e detesto, acabo achando feio e colaborando com a pressoa sobre os fumantes.
Ah, como sempre relato algo sobre costumes europeus, tenho que relatar este tbem: è impressionante a quantidade de cigarro que os europeus consomem. Pior, a normalidade que os adolescentes fumam. Para ter uma ideia, assim como cerveja para brasileiro é o cigarro para os europeus. Sentiu?

Ps.: Li um pouco sobre as suas entrevistas para jornais capixabas e fiquei surpresa em saber que é de Vitòria. Entao, me perguntei, serà que jà nos "encontramos" alguma vez? Como fazia assessoria, eu falava muito com os demais jornalista pelo tel, pessoalmente encontrava mais a turma da editoria de cultura. Bem, fiquei na duvida.

Bacio

Ana disse...

Olá, fumar não é feio, é old fashion, rs
Que bom que a moda passou, melhor ser in e fazer uma aula de running ou jump, né não? beijos,

Ju (Dubai Verde e Amarelo) disse...

Sou meio radical nesse assunto: ODEIO cigarro desde sempre. Até mesmo quando os cowboys, lindos e sarados, montados em seus cavalos, apareciam nos comerciais de cigarro.

Se as pessoas sempre aguentaram eu não sei, mas eu nunca tolerei! Meus pais fumam bastante e sempre enchi o saco deles para fumarem LONGE de mim!

Nenhuma relação com morais e bons costumes; bem mais simples: aquela fumaça fedorenta irrita meus olhos e meu nariz, além de deixar meu cabelo e minha roupa super fedorentos.

Quem come gordura, faz mal só a si mesmo! Não atrapalha a vida de ninguém, só a própria. Essa é a grande diferença!

No escritório que eu trabalhava eles permitiam cigarros. Detalhe: o ambiente era totalmente fechado e as janelas não abriam. Todo mundo fumava o dia todo, UM COMPLETO ABSURDO!!! E eles continuaram, mesmo após a emissão da lei no RJ que proibia. Os fumantes tem o direito de escolher: podem parar de trabalhar e fumar lá embaixo (se é antiproducente, problema é de quem fuma) ou não fumar. Agora EU tenho que aturar aquela fumaça e aquele cheiro horrível o dia todo, sem direito de escolha! Fico irritada só de lembrar...rsrsrsrs!

Um absurdo!
Bjs, Ju.

Anônimo disse...

eu odeio cigarro simplesmente pq mata, e não gosto de perder as pessoas que amo.... perdi meu avô para este vício maldito, e meu marido fuma muitooo tb, sempre falo para ele, mas é difícil largar o vício... só espero que não o perca um dia para esta besteira.

Anônimo disse...

Olá!
Tudo depende das fotos que querem publicar!Nessa foto a Nicole não está bem mesmo! Qdo. fumar era chique, escolhiam as fotos mais bonitas e glamurosas! Hoje, que é condenado fazem questão de escolher as piores dos artistas pegos com um cigarrrinho na mão ou na boca!
Sou vegetariana e fumante assumida, fumo pq gosto, acho relaxante...respeito todos os meus amigos não fumantes ( posso passar horas em companhia deles e não acender um cigarrinho ) e JAMAIS BAFOREI A FUMAÇA NO ROSTO DE ALGUÉM, essa conversa q todo fumante joga fumaça na cara dos outros é uma chatice!
Certos não fumantes são um verdadeiro saco! Preconceituosos, metidos a saudáveis, limpos e cheirosos.
Sinceramente para mim é MUITO PIOR comer os cadáveres dos animais que a humanidade está trucidando...tirando o direito à vida...criando em condições deploráveis, quase enlouquecendo algumas espécies de um reino inferior ao nosso na escala evolutiva , que está nas nossas mãos totalmente indefeso qto a nossa maldade!Se encher de picanha numa churrascaria, comer um frango que ficou rolando num espeto e me criticar por fumar uns cigarrinhos, dá licença !!!
Abraços
Lakshmi

Erika disse...

Acho que esta questão vai além de ser feio ou bonito, é questão de saúde pública mesmo, quem se entope de comida prejudica só a ele mesmo, quem fuma em locais públicos, prejudica todo mundo que está ao redor e todo mundo tem direito de decidir o que fazer com sua saúde desde que não prejudique a dos outros. Esse negócio de dizer que todo mundo sempre "aguentou" é furada, as pessoas não tinham opção, eram obrigadas a aceitar, quem falava era careta e chato, agora não, é lei! Eu sou alérgica a fumaça do cigarro, tenho rinite e sempre me prejudiquei por causa de pessoas egoístas que só pensam no seu prazer. Em bares e boites sempre me sentia mal, ficava fungando, com nariz escorrendo, tinha que ficar mudando de mesa, às vezes ia até embora de tão insuportável. Hoje, curto tudo numa boa e se ver alguém descumprindo faço denúncia do estabelecimento, vou reclamar com o dono, sofri a vida inteira com isso, agora também, sou implacável!Para mim, cada um faz o que quiser com a sua moral,tô pouco me importando, se parece chique, se parece puta, mas da minha liberdade de sair e me divertir e de escolher não prejudicar a minha saúde por causa dos outros, isso eu não abro mão, mesmo. Se é feio, ou bonito, sinceramente, eu acho que quem é bonita e elegante, sabe fumar de um jeito que potencialize isso, inclusive, usando de educação e respeitando os limites do bom sendo, agora uma baranga com jeito de biscate, não vai ser o cigarro vai deixar bela e sofisticada! kkkkkkk

Unknown disse...

Ooooooo vovó, fumando ou não a sra vai morrer provavelmente 99℅ de algum tipo de câncer.
Em relação ao cigarro cada um faz o que quer !
Só não acho certo jogar fumaça na cara dos outros porém vou lhe fazer uma pergunta a Sra não peida ??? Com certeza bem fedido ainda.

Unknown disse...

Deixa eu perguntar a vc ??? E chupar porra faz mal ?Pois vc tem uma cara de chupadeira kkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...