quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Menor de idade tem que pagar penas severas assim como um adulto? Ou devem continuar sendo tratados de forma diferenciada?

Um juiz de Patos de Minhas, interior de Minas Gerais, liberou todos os adolescentes que estavam detidos na cidade de 300 mil habitantes dizendo que a cadeia onde estavam não tinha condições de ressocializá-los.

Alguns tinham mais de 30 passagens pela polícia por crimes que tenho até medo de pensar.
Os anjinhos, que não podiam ficar em uma prisão precária, mas podem matar, foram entregues aos pais para passarem a viver em uma prisão assistida. Ou seja, a família que não deu conta antes, agora vai dar?
Até a polícia da cidade disse que essa decisão era equivocada.

Já no Pará, a população de uma cidade está apavorada com a quantidade de menores que estão assombrando a todos. Esta semana, dois deles, fizeram sete reféns em uma farmácia com armas apontadas para suas cabeças.

Alguns adolescentes foram entrevistados e respondiam que não estavam nem aí se seriam presos porque são “de menor” e o máximo que poderiam pegar era uma temporada em uma casa de ressocialização.

Um menino de 14 anos pode não ter a consciência formada para saber o que faz, mas sabe muito bem que matar uma pessoa é errado. Ou não sabe? Quem sabe engatilhar uma arma e fazer o serviço sabe que aquilo ali não é máquina de fazer cosquinha.

Por isso, andei me perguntando, primeiro, onde este juiz estava com a cabeça ao liberar estes menores, segundo Menor de idade tem que pagar penas severas assim como um adulto? Ou devem continuar sendo tratados de forma diferenciada?

7 comentários:

Anônimo disse...

I wish you health and happiness every day!
Ich wünsche Ihnen Glück und Gesundheit jeden Tag!
Je vous souhaite santé et bonheur chaque jour!

整形
婦產科
張艮輝
法拍屋
瑜珈
服飾
隔熱紙
清潔
雲林

Felipe MK disse...

Muito pertinentes essas suas duas perguntas, querida!

Realmente, diante de tais fatos que citaste nos perguntamos o que seria mais correto fazer... Porém, ainda insisto em pensar, quase que contra minha própria consciência, que o governo possui sim condições de criar centros de ressocialização efetivos, adequados e que tratem esses adolescentes (quase jovens) com a devida especialidade, mas que possiblite a eles (e a nós, suas vítimas) um vislumbre de esperança para o futuro.

Falta, como em tudo no Brasil, comprometimento e boa vontade daqueles que distribuem as verbas estatais...

Dinheiro nós temos, falta inteligência...

Enquanto isso sofremos como reféns da precariedade de todo esse sistema!

Parabéns pela análise! Grande abraço!

Lucia disse...

Que absurdo essejuiz fazer isso! Ate qdo uma dessas 'criancas' cometerem um crime serio como assassinato, estupro ou coisa parecida com alguem de sua familia. Vamos ver se ele pensaria igual se fosse o caso.

Sao grandes o suficiente pra entenderem o que fazem e como mencionou, nao foi somente uma vez, mas varias!

Devem sofrer as consequencias pelos seus atos da mesmissima maneira sem tratamento especial. Achei essa historia de libera-los um absurdo!!

Bjos

katia Ruivo disse...

Na verdade, sou contra esse nosso sistema penintenciário pra qq um, independente da idade. Preso tem que trabalhar, tem que ter ocupação e educação para poder se recuperar, prisão no Brasil é realmente universidade do crime. LOgo, acho realmente que não é o lugar adequado para menores de idade, o que não quer dizer que eles devam voltar pra casa impunes. Precisam ter um sistema diferenciado de educação, isolamento da sociedade e formação profissional, mas não no mesmo ambiente que marginais de todos os tipos, isso não seria recuperação de ninguém. É acabar de destruir o ser humano, pra isso, é melhor pena de morte, o resultado é menos prejudicial à sociedade...pra ele, dá no mesmo...

Anônimo disse...

ola...vou ser curta....tem que pagar sim....nao tem que ter privilegios e nem boa vida..deveria sim,trabalhar na prisao pra pagar sua comida..nao eh justo que assasinos,estrupadores,ladroessejam sustentados com nossos impostos...se tem maturidade pra fazer tem tambem pra assumir...uma pergunta...quem vai assumir os traumas psicologicos causados por estas criancinhas?prisao perpetua eh a solucao..Marinez

Unknown disse...

com certeza esse juiz nao mora nessa cidade. por isso tomou essa decisão.

Vê Guimarães disse...

Como assistente social só digo o seguinte:
Primeiro um país sem avanços consideráveis na educação NUNA irá crescer.
Um país que tem o Estatuto da Criança e do Adolescente baseado no da Finlândia, NUNCA irá crescer.
Um país que fecha os olhos pra prostituição infantil e trabalho infantil escravo NUNCA irá crescer.
Então partindo desse principio, é melhor começar a rever as leis de base e não ficar querendo criar chifre em cabeça de cavalo.
beijos moça e to amando esse espaço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...