terça-feira, 15 de setembro de 2009

A mídia inventa o que a gente quer comprar?

"Americanos já não acreditam tanto na impresa" - dizia a chamada do jornal.
A imprensa pode ter seu lado tão sujo quanto a política. Imparcialidade é coisa “quase” impossível.

Mas, por outro lado, se a notícia for dada nua e crua o público, que significa você, eu, sua mãe, não compra.
É preciso dar um ar de sensacionalismo a tudo o que se publique, fale ou mostre. É a história: se o cachorro morde o homem, não é notícia, mas se o homem morde o cachorro é primeira página.

A verdade é que se a imprensa ficar desacreditada o mundo está perdido, afinal, blogs, youtube e twitter é que não trarão credibilidade alguma.

Um dia desses andei lendo por aí termos como: supermodel, celebridade, maravilhosa para denominar a namorada / esposa de Matthew McConaughey, Camila Alves.

Você a conhecia? Como não? Maravilhosa? Se fosse sua vizinha seria apenas mais uma que faz progressiva. Chega a ser irônico. Mas se os termos sensacionalistas não forem utilizados, com certeza ninguém vai querer saber dela. Tem que fazer ela parecer grande para que depois sua imagem ajude a vender revista. Simples assim.

Sejam notícias sérias ou ruins, a mídia pode até ser imparcial e querer passar a verdade. Mas para o jornal existir é preciso vender e para vender é preciso dar que o cliente quer. E esse cliente é o leitor, cada dia mais sedento por futilidades.
Por isso, pode-se vale discutir: A mídia inventa o que a gente quer comprar?

15 comentários:

katia Ruivo disse...

A mídia dita modas e modismos...diria ainda mais, certos canais de tv tem o poder de manipular a maioria da população a ponto de decidir não só o que eles vestem, a marca do carro que compram ou o que comem, eles decidem até em quem votam nas eleições, tudo isso com tanta maestria e sutileza que o povão nem percebe, jura que escolheu seu próprio governante...
Excelente assunto, isso rende é pano pra manga!
bjs

Felipe MK disse...

Oh que verdade querida! A mídia faz tudo isso e a gente está cada vez mais sem força para reagir... pelo menos eu não vislumbro essa força nem em mim mesmo... não acha?

Enfim, tema pertinente a que você se refere. Um dia fiz um post contra a violência na TV, especialmente nas novelas, não deixando de ter uma ligação com o que vc disse!

Deus te abençoe!! Beijos!!!

Hanny Meire disse...

Voltei hoje a internet... que saudades do seu blog. Beijos !

Claudia Acourt disse...

Sem sombra de dúvidas. Como disse a Kátia Ruivo, no comentário acima, isso rende pano pra manga!

Baci

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Com certeza Flávia. Um bom exemplo disso é a Madonna. Quando ela era quietinha e fazia os filmes ela nao explodiu. Quando ela comecou a deixar parecer um outro lado dela de mulher sexy e de mulher que usava nos shows roupas escandalosas, muito loucas e fazendo posicoes nada convencionais, ela explodiu no sucesso.

Nós somos os culpados sim, nao queremos água com acucar de jeito nenhum.

Bjus

chica disse...

Vim te conhecer, pela Georgia, do SAIA justa E GOSTEI.UM BEIJO,MTUDO DE BOM,CHICA

Desabafando disse...

Sim, inventa e nos faz acreditar em tudo que diz! Por isos é bom ter cuidado!

Anônimo disse...

Com certeza, mesmo os mais antenados acabam caindo nessa...não tem jeito, ainda não..ainda mais com algumas redes q manipulam o mundo

tati cavalcanti disse...

Eu acredito muito nisso porque trabalho com isso. As revistas e jornais precisam vender. E infelizmente a massa (no sentido brasileiro da palavra) não compra se não tiver uma pitada de sensacionalismo. Uma peninha!

Bom, gostei do blog. Vou voltar.
Beijos

tati cavalcanti

Deco Hoppus disse...

Com cerveja...

a mídia inventa, força e dita praticamente todo o nosso modo de viver, pensar, agir...

sabe o que é preciso para se ter um pouco de discernimento e inteligência "própria"

fica um tempo sem acessar o computador, e sem ligar a tv e vá ler um livro...

só por isso já dá pra se ter uma idéia do desespero que muita gente ficaria se fizesse isso!!!

Carolina disse...

Pior do que inventar é a gente cair nela e dimensionar o que não é pra tanto.
bjos meus

Anônimo disse...

Tema interessante, e pertinente, nestes tempos sombrios de demonização da imprensa por parte dos demagogos de plantão.
Sem dúvida, a mídia exerce uma poderosa influência sobre as preferências de consumo. E não há como negar a manipulação de notícias praticada por grupos de comunicação. Constatado isto, devo admitir que não me incomodo com o sensacionalismo dos veículos de informação da grande imprensa e nem mesmo com a bajulação de governantes feita pela mídia "alternativa" e "independente", que recebe, como pagamento pelos serviços prestados, verbas publicitárias de estatais. Creio que os males decorrentes da falta de controle da atividade da imprensa, como o sensacionalismo, a parcialidade, a manipulação e a falta de isenção, só podem ser corrijidos com mais liberdade de imprensa, pois cabe ao público definir quem merece sua credibilidade.

Cheers! Fla disse...

Com certeza, acho que hoje mais do que nunca, vc eh bombardiado por revistas e jornais com celebridades ou "wanna be celebrities", eu acho um saco, na tv, no radio, qq pessoa pode virar celebridade, e a midia tem que ter a atencao dos leitores, como vc disse, eles usam qq adjetivo ou para colocar a pessoa lah em cima ou para acabar com ela.

bjs

Anônimo disse...

É o uso da terminologia certa que faz com que a mídia desperte o interesse das massas.
Bjs.
Janeisa

Mi disse...

mais uma vizinha que fez progressiva é otimo! haha Eu acho ela bonita mas bem normalzinha mesmo. Mas o que seria a moda se nao tivesse o sensacionalismo? Senao a gente nao precisava estar usando as calcas assim, os casaco assado...seria tudo mais simples. bjs!

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