segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por que não podemos mostrar que temos problemas?

Já cantava Ivete Sangalo: então não me conte seus problemas... nada de tristeza nem de dor...

Semana passada meu pai falava sobre uma amiga, a atriz Tássia Camargo. Fui ler um pouco mais sobre sua história e vi ali um exemplo das voltas que a vida dá e superação.


Há um hábito geral de achar que se gente de sucesso é gente sem problema!


No livro, "Medo da vida" o autor utiliza muitos exemplos de pessoas que são bem sucedidas diante da sociedade, mas emocionalmente são um desastre.

Ele mostra que grandes empresários podem ser homens retraídos na cama, que mulheres de sucesso podem ter um lado de vazio profundo quando o assunto não é trabalho.

As atrizes e atores mais prestigiados são aqueles que aparecem sempre sorrindo como se sua vida fosse mesmo aquela festa. Amigo legal é aquele que está sempre sorrindo.

Muitas mulheres exibem um casamento perfeito sendo que da porta para dentro até apanha. Contar para os outros? Nem pensar!

O primeiro pensamento que vem a mente é: um absurdo, a sociedade é muito excludente e por aí vai. Mas... pensando bem... Não queremos muito saber o que acontece na casa do Roberto Justus, queremos mesmo é ser um Aprendiz e ganhar um milhão. Se amanhã seu programa no SBT não der certo, vão apontar dizendo a idiotice que ele fez mudando de editora e seu passado glorioso some como pó.

Nas matérias que li, Tássia é sincera, aberta. Não é aquela vida perfeitinha de Juliana Paes, por exemplo. Mas para tudo paga-se um preço.

Uma vez li uma atriz declarando que nunca mais seria tão sincera porque não era isso que as pessoas queriam ler. Ela, talvez, tenha resumido o que dejamos no nosso dia a dia. Talvez, este seja o motivo dos americanos utilizarem tanto antidepressivos.

Por isso, andei pensando por aí... Por que não podemos mostrar que temos problemas?

21 comentários:

Josy disse...

Tá aí, serve para nos refletir sobre os nossos problemas, gostei muito de ler essa postagem.
Bjs e sempre acompanho o seu blog.

K. Willemann disse...

O problema não é dizer que temos problema... mas o medo de ser julgado é o que conta. Por isso mta gente se retrai.

Afinal,um problema que pode ser um drama mexicano para mim pode não ser pra vc, o que abre uma margem para julgamentos sem tamanho. E muitas vezes opiniões sobre gera constrangimentos que mais vale ficar quieta e fingir que está tdo bem.

O q ngm vê não tira pedaço, sabe como é?

Bela reflexão.

Beijinhos

Unknown disse...

É verdade viu?
A sociedade nos cobra uma vida perfeitinha que é impossível. Não há como manter isso.

Eu reflito muito sobre isso e sei bem que esa falsa felicidade das celebridades escondem muitas coisas...exemplos atuais o fabio assunção e a monique evans...

são gente como agente.

bjoka

Desabafando disse...

eu já penso o contrário...acho que devemos sim demonstrar nossos problemas...pois isso já é um primeiro passo pra estarmos dispostos a nos livrar deles...

Carolina disse...

Não é que não podemos mostrar que temos problemas porque quem acha que alguém não tem problemas, seja famoso ou não, ou é muito ingênuo ou é muito egocêntrico.

Sempre comento que as pessoas não estão interessadas nos outros, principlamente se for problemas.

As pessoas querem te ver bem, se você chega deprimida de dez pessoas 6 se afastam, porque todos estamos com tantos problemas que não queremos ouvir o do outro.
Essa é a real por mais dura que pareça.

bjos meus

Anônimo disse...

Muito bacana teu texto, serve para reflexão e faz a gente perceber que qualquer famoso é um simples mortal como todos nós, porém tem uma imagem a zelar e poucos mostram sua vida real.
Abraços,
Janeisa

Unknown disse...

Oi, não sei quem é atriz que falou sobre não ser sincera, mas já ouvi coisa pior. Uma atriz que raspou a cabeça numa novela e não vou dar o nome por uma questão de ética. E como tem muitas que rasparam posso colocar aqui o que ela disse. "depois que raspei a cabeça não preciso fazer mais nada porque já sou consagrada". Senti pena porque em qualquer profissão temos que aprender mais e mais. Uma pesssoa que diz que está pronta acabou com a sua carreira.
Tássia Camargo e parabéns pelo blog.
beijos

Nanci disse...

Oi
Acho que mostrar que temos problemas e comum hoje em dia, sendo uma pessoa privada e importante comentar com pessoas que sao amigas verdadeiras e que vc confia, mas sendo pessoa publica ai a impressa faz da vida um inferno.
Great blog

Ivana disse...

Acho que nós, pobres mortais, ainda podemos nos dar o luxo de demonstra sim... Agora estes que assumiram o compromisso com esta imagem de felicidade e perfeição... ah, estes estão ferrados!

Edna Sucar disse...

Obrigada pela visita em meu blog, volte sempre que sentir vontade.
Seu blog é bastante interessante.
Bjs.

Myself disse...

A maioria das pessoas ridicularizam quem tem problemas e deixa os outros saberem. Daí surge o medo.
Só os corajosos são originais.

Beijos!

Anônimo disse...

Ah se a vida fosse perfeita...existe alguém que não tenha problemas? mas existe os hipócritas q fingem ter uma vida perfeita, tudo lhe é perfeição...balela, tdos tem altos e baixos, erros e acertos, muita coisa tambem nem dependem de nossas vontades, como doenças, atos de outros, e várias outras coisas, quem convive com qualquer pessoa não tem 100% de sintonia, sempre há conflitos, estamos num mundo hipócrita demais e eu to ficando alérgica a isso...ECA

Sabrina disse...

Ei..gostei da postagem...aho que tem muita gente que gosta de fingir que vive num conto de fadas, como se príncipes e princesas realmente existissem, e junto com eles um castelo e dias sempre ensolarados...As pessoas tem medo do "real", de assumirem que tem sim, problemas.Quem não os tem?/!!

katia Ruivo disse...

Ter problemas é inevitável. Desentendimentos acontecem, dívidas, aborrecimentos no trabalho, stress, vazamento no banheiro, vizinho barulhento, vizinha fofoqueira que se mete na vida da gente...somos passíveis de todo o tipo de situação desagradável. O que vai fazer a diferença, no entanto, é a maneira como encaramos cada uma das situações. Se vc se entrega, desiste, desanima, aí realmente o problema toma conta de sua vida; mas se vc encara de cabeça erguida e com disposição, aí ele não passa de uma poeirinha na estrada...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Pois é, somos educadas assim, só para mostrar o lado bom; qdo a coisa cai e se desmorona, todo mundo fica assustado.

òtimo post como sempre.

Parabéns.

Bjus

Monique disse...

Eu demonstro os meus. Detesto essa idéia que as pessoas têm de falar que está tudo bem como se quisesse dizer: "eu não fiz nada errado".A locura é tão grande que eles relacionam estar mal com estar fazendo o mau.
Quer uma prova disso? Artistas na televisão fazem questão de dizer que não se arrependem de nada e que a vida esteve sem harmoniosa.
Se arrepender é vergonhoso? Se for eu estou ferrada, pois desse mal não sofro. Se alguma coisa deu errado pra mim você vai olhar na minha cara e ver o incomôdo.Quando eu faço uma besteira eu falo: Putz!Fudeu! Se eu não sei eu pergunto "como faz isso?" Se meus planos faliram eu não levanto, sacudo a poeira e dou a volta por cima antes de chorar muito.Quem me ver vai perceber que tem alguma coisa errada. O mal é que você fica exposto, mas com certeza menos neorótico.

Elen disse...

Vim retribuir a visita e dizer que meu blog estara sempre a sua espera...

abraços cheirosos

Déia disse...

Olha, sinceramente, todos temos problemas e precisamos aprender a lidar com eles!
Acho que o que atrapalha... é aquele povo que se faz de vítima e reclama o tempo todo como se só eles tivessem problemas...

Conviver com quem só se lamenta é muito chato!

bj

Claudia Acourt disse...

Respondendo a pergunta de modo direto e de como eu penso (não é grosseria, ok?): porque o meu problema não é da conta de ninguém.
Penso, pq expor nossos problemas se não queremos/desejamos intervento externo?
Uma coisa è desabafar e compartilhar uma situaçao com mae/amiga/psicologa. Outra coisa è sentar na mesa do bar e expor o drama pessoal da vida.

Bjos

Anônimo disse...

Ai, acho que devo correr pra terapia !!!

Sou do tipo que não conta mesmo as dificuldades e os problemas que tenho, não é que eu queira demonstrar que tenho uma vida super feliz; mas é que acho que todos estão tão sobrecarregados, e não acho justo passar meus problemas adiante.

Minhas tristezas são vividas apenas por mim, gosto de compartilhar apenas coisas alegres, gosto de contribuir com boas lembranças aos meus amigos e familiares. Acredito que os maus momentos que vivemos, são consequências de más escolhas que fazemos. Como sempre sou eu quem faz minhas escolhas e tb não peço conselhos para ninguém, acho que os aborrecimentos são de minha responsabilidade.

O que mais me intriga é que mesmo eu sendo introspectiva, as pessoas ao meu redor sempre querem contar algo ou ouvir minha opinião. Nessas horas tento ser sempre o mais neutro possível, pq no final não serei eu que pagarei o preço pelas escolhas delas.

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Adorei o post.
E quem não tem problemas?
Ainda mais nesse mundo doido...
bjosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...