quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?

Marta Medeiros escreveu um ótimo texto muito difundido na internet chamado “Elegância”. Nele ela fala das pessoas que possuem uma elegância natural, sem afetação, quase sinônimo de mínima educação.

Não estou mais no Chile, estou em Mendoza. Uma linda região cheia de vinícolas e gente cheia de dinheiro disposta a pagar bastante por ele.

Esta não é uma das minhas típicas viagens onde sempre vou para locais onde quase ninguém quer se aventurar. Resolvi ficar em hotéis bons, caros, fazer passeios de puro descanso e acordar tarde. Tudo isso em nome de uma viagem de um mês pelo Oriente Médio em abril.

Hoje pela tomava café e fui pegar o suco. Uma mulher queria o gelo e meteu a mão dentro da jarra. Fiquei pasma e falei, em português, que ela era uma porca e umas coisinhas mais. Ela não entendeu, mas me olhou de cara feia por ter entendido que não disse algo bom.

Ela colocou dois pães na torradeira e com preguiça de esperar, pegou mais duas fatias e começou a comer.

A coordenadora do tour dela chegou. Víamos a Van cheia de gente esperando por ela e mais duas em sua mesa.

- Vou terminar de tomar meu café e só depois me levanto.
- Então pode tomar com calma, porque não podemos te esperar – a guia disse com um sorriso e deu as costas.

Rapidamente ela e suas companheiras engoliram a petulância e saíram correndo largando toda a comida para trás.

Alguns minutos depois o restaurante começou a cheirar a queimado. Uma fumaça horrível. Eram os dois pães que ela havia dispensado e não se deu ao trabalho de tirar da torradeira.

Nunca vi isso nem nos hotéis mais baratos que já fiquei na vida.

Por isso, enquanto o cheiro de queimado invadia meu nariz, fiquei pensando... Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?

20 comentários:

Desabafando disse...

kkkkkkkkkk...com toda razão o dinheiro não compra classe, educação e elegância. Vc pode pagar ótimas escolas a seu filho com dinheiro mas não pode garantir que sejam bem educados só por isso...adorei a resposta da guia...rsrsrs...

Liciane disse...

que horror!!!! não dá pra acreditar que existe gente assim!! que nojoooooo!!!!
mal educada, relaxada, petulante, tudo de ruim!

longe de mim! kkkk

beijos amiga e ótima semana!!

brasildobem disse...

Infelizmente, é mais comum encontrar este tipo de pessoa do que o contrário. De fato, a elegância e as boas maneiras, há muito foram descartadas por muitas pessoas que se dizem "educadas".
Bjs.
Janeisa

Sandra Timm™ disse...

Gente mal educada tem em todo lugar.

Com ou sem dinheiro.

O dinheiro pode te dar tudo, mas pedir milagre é demais!

Dona Amanda disse...

Credo, sempre tem um jacú...

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Elegancia e educacao, dois ingredientes que perpassam classe economica e nivel cultural, ou se tem ou nao se tem .... infelizmente ... Beijos

Luciana Klopper disse...

Educação até se compra, mas elegância e postura são coisas que vem no sangue,né? Por mais que a pessoa tente manter a posse, uma hora avacalha tudo.r.srsrs

Camila Hareide disse...

Moça, eu xereto aqui de vez em quando, mas dessa fez tive que comentar... Primeiro, porque eu estive em Mendoza em 2004 e é um lugar realmente especial. Mas eu fui de propósito visitar as vinícolas - trabalhava com isso na época. Mas fiquei num alberque, e o pessoal era genial e educadíssimo. Essa senhora que você decreve infelizmente é um tipo bem comum. Trabalho em hotéis e navios há 16 anos e você ficaria passada com os causos que eu acumulei. Meter a mão na comida é uma das maiores gafes, e a mais cometida. Écaaaa, eu fico poooo... da vida!

abs

Carolina disse...

Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?
Esta frase é a tradução atual de algo que passei a vida inteira ouvindo de uma das mulheres mais elegantes que conheci, a minha avó materna. Ela dizia que classe vem de berço, ninguém compra. A mais pura verdade!

Bjos meus

Lúcia Soares disse...

Até que comprar, compra. Basta a pessoa querer assimilar. Mas geralmente a postura diante da vida vem do berço, o que não tem nada a ver com ter dinheiro.
Conheço gente humilde que tem elegância e finura e gente com dinheiro que é "casca grossa".

Maju disse...

Creio sim que dinheiro não compra elegância, eduação, classe nem nada desse tipo. Essas características são desenvolvidas (ou não) com o tempo, e o que faz ela aflorarem ou não, é o meio em que vivemos. Pensa comigo: Se meus pais são uns porcos, mau educados e de uma deselegância aparente, como eu poderei ser de outra maneira? É bem difícil com esse tipo de exemplo. Mas nem só dos pais, mas sim do meio mesmo em que vivemos, como eu falei antes! ;) Adoro teus textos, fazm a gente pensar bastante! :P Beijos

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Georgia disse...

Flavia, tudo bem?

Mas olha, essas coisas já vêm de berco, nao tem explicacao.

Bjus

Jou Jou Balangandã disse...

Dinheiro não compra educação. Pelo contrário, muitas vezes tras falta de educação!
Aproveite a viagem!
Beijos

Anônimo disse...

禾雅堂台中乳酪蛋糕提供原味乳酪蛋糕、蜜釀蔓越莓乳酪蛋糕、日式抹茶乳酪蛋糕、頂級圭那亞巧克力乳酪蛋糕,精選食材獻給品味卓越的您。潘朵拉日韓服飾提供優質服飾批發、流行服飾、韓國服飾、日系服飾,品質最好價格最優的日韓流行服飾。當您想洽詢法拍屋或房屋仲介相關資訊時,請進入 "用心服務、永續經營" 的祥億房屋仲介法拍網。抽脂手術顧名思義將脂肪抽掉,抽脂術已經成為時下最常見整形美容外科手術的項目之一。系統家具在歐美地區風行已久,民眾生活水準提高,對室內設計的環保、健康、安全的意識越來越注重,系統家具已形成一股趨勢。隆乳整形是女性最熱門的手術項目之一,同時術後的滿意度也最高,可立即展現女性的性感魅力。整形顧名思義就是改變自己的外型,台灣年輕一代對日韓偶像的崇拜外,也讓我們得知大家對「整形」已經逐漸改觀。對來台之外籍新娘實施華語教學,透過仲介公司的服務、成人補習教育的開放、基本語言能力為國籍取得條件之規定,享有學習的機會,並加入實用課程,減少外籍新娘生活適應及資源取得的困難,想瞭解更多關於外籍新娘的甘苦談,請看大陸新娘在台灣。由於汽車隔熱紙需求日增,近年在汽車隔熱紙技術上也不斷推陳出新,以汽車隔熱紙領導品牌3M來說,今年汽車隔熱紙在技術上又有突破性的研發。

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Ana disse...

Olá! Obrigada pela visitinha ao meu blog! Gostei muito do seu jeito de relatar as suas histórias, já está no meu "Favoritos"! Um abraço!

Anônimo disse...

People can not Guanzhuziji life, nor can block the dates of death, so that my human live forever. Since the lives to come to such a capricious, we should make good care of it, use it to enrich it, so that the capricious, and precious lives, distributing i
讓網路行銷SEO團隊告訴您~以下各種網路行銷資訊
網路行銷
關鍵字廣告
關鍵字行銷
seo
網路排名
網站優化
網頁優化
關鍵字排名
關鍵字排名

Iseedeadpeople disse...

Bom, eu vivo numa cidade extremamente cheia de gente mal-educada (Salvador). Essa fama de q baiano é hospitaleiro, é PIADA!!!
Veja meu post mais recente,um exemplo claríssimo de que gente "bem educada" (i.e, com curso superior, pós, o escambau) é geralmente muito mal-educada.

Bjos!

Aline disse...

Olha, eu até poderia te dizer que fiquei espantada com a história, mas ando vendo cada coisa ultimamente, que é de deixar os cabelinhos em pé! E a maioria protagonizada pela classe média alta!
É o tipo de gente que tem na ponta da língua um: Você sabe com quem está falando?

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...