quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?

Marta Medeiros escreveu um ótimo texto muito difundido na internet chamado “Elegância”. Nele ela fala das pessoas que possuem uma elegância natural, sem afetação, quase sinônimo de mínima educação.

Não estou mais no Chile, estou em Mendoza. Uma linda região cheia de vinícolas e gente cheia de dinheiro disposta a pagar bastante por ele.

Esta não é uma das minhas típicas viagens onde sempre vou para locais onde quase ninguém quer se aventurar. Resolvi ficar em hotéis bons, caros, fazer passeios de puro descanso e acordar tarde. Tudo isso em nome de uma viagem de um mês pelo Oriente Médio em abril.

Hoje pela tomava café e fui pegar o suco. Uma mulher queria o gelo e meteu a mão dentro da jarra. Fiquei pasma e falei, em português, que ela era uma porca e umas coisinhas mais. Ela não entendeu, mas me olhou de cara feia por ter entendido que não disse algo bom.

Ela colocou dois pães na torradeira e com preguiça de esperar, pegou mais duas fatias e começou a comer.

A coordenadora do tour dela chegou. Víamos a Van cheia de gente esperando por ela e mais duas em sua mesa.

- Vou terminar de tomar meu café e só depois me levanto.
- Então pode tomar com calma, porque não podemos te esperar – a guia disse com um sorriso e deu as costas.

Rapidamente ela e suas companheiras engoliram a petulância e saíram correndo largando toda a comida para trás.

Alguns minutos depois o restaurante começou a cheirar a queimado. Uma fumaça horrível. Eram os dois pães que ela havia dispensado e não se deu ao trabalho de tirar da torradeira.

Nunca vi isso nem nos hotéis mais baratos que já fiquei na vida.

Por isso, enquanto o cheiro de queimado invadia meu nariz, fiquei pensando... Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?

17 comentários:

Desabafando disse...

kkkkkkkkkk...com toda razão o dinheiro não compra classe, educação e elegância. Vc pode pagar ótimas escolas a seu filho com dinheiro mas não pode garantir que sejam bem educados só por isso...adorei a resposta da guia...rsrsrs...

Linda disse...

que horror!!!! não dá pra acreditar que existe gente assim!! que nojoooooo!!!!
mal educada, relaxada, petulante, tudo de ruim!

longe de mim! kkkk

beijos amiga e ótima semana!!

Anônimo disse...

Infelizmente, é mais comum encontrar este tipo de pessoa do que o contrário. De fato, a elegância e as boas maneiras, há muito foram descartadas por muitas pessoas que se dizem "educadas".
Bjs.
Janeisa

Sandra Timm disse...

Gente mal educada tem em todo lugar.

Com ou sem dinheiro.

O dinheiro pode te dar tudo, mas pedir milagre é demais!

Amanda disse...

Credo, sempre tem um jacú...

Anônimo disse...

Elegancia e educacao, dois ingredientes que perpassam classe economica e nivel cultural, ou se tem ou nao se tem .... infelizmente ... Beijos

Anônimo disse...

Educação até se compra, mas elegância e postura são coisas que vem no sangue,né? Por mais que a pessoa tente manter a posse, uma hora avacalha tudo.r.srsrs

Camila Hareide disse...

Moça, eu xereto aqui de vez em quando, mas dessa fez tive que comentar... Primeiro, porque eu estive em Mendoza em 2004 e é um lugar realmente especial. Mas eu fui de propósito visitar as vinícolas - trabalhava com isso na época. Mas fiquei num alberque, e o pessoal era genial e educadíssimo. Essa senhora que você decreve infelizmente é um tipo bem comum. Trabalho em hotéis e navios há 16 anos e você ficaria passada com os causos que eu acumulei. Meter a mão na comida é uma das maiores gafes, e a mais cometida. Écaaaa, eu fico poooo... da vida!

abs

Carolina disse...

Elegância e educação, dinheiro nenhum compra?
Esta frase é a tradução atual de algo que passei a vida inteira ouvindo de uma das mulheres mais elegantes que conheci, a minha avó materna. Ela dizia que classe vem de berço, ninguém compra. A mais pura verdade!

Bjos meus

Lúcia Soares disse...

Até que comprar, compra. Basta a pessoa querer assimilar. Mas geralmente a postura diante da vida vem do berço, o que não tem nada a ver com ter dinheiro.
Conheço gente humilde que tem elegância e finura e gente com dinheiro que é "casca grossa".

Marina J. Gonçalves disse...

Creio sim que dinheiro não compra elegância, eduação, classe nem nada desse tipo. Essas características são desenvolvidas (ou não) com o tempo, e o que faz ela aflorarem ou não, é o meio em que vivemos. Pensa comigo: Se meus pais são uns porcos, mau educados e de uma deselegância aparente, como eu poderei ser de outra maneira? É bem difícil com esse tipo de exemplo. Mas nem só dos pais, mas sim do meio mesmo em que vivemos, como eu falei antes! ;) Adoro teus textos, fazm a gente pensar bastante! :P Beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Flavia, tudo bem?

Mas olha, essas coisas já vêm de berco, nao tem explicacao.

Bjus

Jou Jou Balangandã disse...

Dinheiro não compra educação. Pelo contrário, muitas vezes tras falta de educação!
Aproveite a viagem!
Beijos

Unknown disse...

Olá! Obrigada pela visitinha ao meu blog! Gostei muito do seu jeito de relatar as suas histórias, já está no meu "Favoritos"! Um abraço!

Anônimo disse...

People can not Guanzhuziji life, nor can block the dates of death, so that my human live forever. Since the lives to come to such a capricious, we should make good care of it, use it to enrich it, so that the capricious, and precious lives, distributing i
讓網路行銷SEO團隊告訴您~以下各種網路行銷資訊
網路行銷
關鍵字廣告
關鍵字行銷
seo
網路排名
網站優化
網頁優化
關鍵字排名
關鍵字排名

Iseedeadpeople disse...

Bom, eu vivo numa cidade extremamente cheia de gente mal-educada (Salvador). Essa fama de q baiano é hospitaleiro, é PIADA!!!
Veja meu post mais recente,um exemplo claríssimo de que gente "bem educada" (i.e, com curso superior, pós, o escambau) é geralmente muito mal-educada.

Bjos!

Aline Vachelli disse...

Olha, eu até poderia te dizer que fiquei espantada com a história, mas ando vendo cada coisa ultimamente, que é de deixar os cabelinhos em pé! E a maioria protagonizada pela classe média alta!
É o tipo de gente que tem na ponta da língua um: Você sabe com quem está falando?

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...