quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mulher bonita e bem cuidada não tem tempo de ler?

No blog “O que elas estão lnedo!?” no qual sou editora, coloquei no editorial de fevereiro a foto de Grazi Massafera.

Um dos leitores não achou a idéia boa, porque, segundo ele, ela não devia ter lido nenhum livro na vida e, assim, não representava as mulheres dp blog.

Rapidamente fui obrigada a responder dizendo que sim, a mocinha lê, e se não nasceu em um berço com todo tipo de cultura e referência está em busca disso, nem que seja para impressionar. Afinal, nunca é tarde para deixar o BBB de lado e colocar o cérebro para trabalhar em favor do único ser vivo que depende de você: você mesmo.

Fui repreendida pela outra Editora do blog que concordou com o leitor. Que eu não deveria colocar foto de mulheres assim no editorial.

Bati de frente e mostrei que na verdade esse é o objetivo do blog, mostrar que mulher bonita e bem cuidada pode sim ler. Enquanto está no salão alisando o cabelo, na massagista, fazendo a unha do pé, na beira da praia exibindo seu corpo.

Por outro lado, pensei que, realmente, eles tinha lá sua dose de razão. Dizer que uma mulher melão tem sua dose diária de cultura... é exagero. Toda mulher sabe que se cuidar toma tempo e ler também exige dedicação, paixão, desejo.
Por outro lado não acredito que leitura e inteligência sejam privilégio de mulher largada e feia com óculos fundo de garrafa.
Cresci com a filosofia de que mulher, feia ou bonita, deve ler, porque leitura é fonte de vida. Como diz o Ziraldo, não precisa estudar, precisa ler.
Mas ainda continuo aqui com minhas pulgas... O comentário do blogueiro fazia certo sentido? Grazi pode ser uma exceção... Assim continuo matutando... Mulher bonita e bem cuidada não tem tempo de ler?

18 comentários:

Dona Amanda disse...

Concordo com vc! Ler e muito!!! Estudar também... Eu gosto da Grazi, acho ela um tanto quanto "inteligente" e infelizmente (ou não) não posso dizer o mesmo das mulheres frutas.

Bjs!

Luciana Klopper disse...

Eu sou exemplo que ler sim ( viu a modéstia? )...rsrsrsrsr
SEm preconceitos!

Luciana Håland disse...

Eu creio que o comentário do seu leitor não tem nada a ver, inclusive é preconceituso.
Eu acho Grazi além de bonita também inteligente, esperta, e provavelmente se näo teve condicões de ler antes pode estar correndo atrás agora, ela parece ser bem esforcada também.
Já as mulheres frutas näo sei se leem ou algo mais sobre a personalidade delas, já que nunca vi elas se pronunciarem, mas também não considero bonitas.

Ainda vou mais longe e digo que mulheres inteligentes säo bem cuidadas. Eu me cuido e leio bastante, só não posso dizer que sou linda com Grazi porque aí é culpa da natureza que não foi tão generosa comigo. Mas mulheres inteligentes se cuidam muito e bem.

Muito preconceituoso o leitor, entäo pra ser inteligente tem que ser feia e largada?

Beijo

Desabafando disse...

Eu não sou feia e leio muitooooo...rsrsrs...modesta eu né? mas brincadeiras a parte...eu acho que isso é algo que vem de berço, aprendi em casa que lendo eu poderia viajar pra outros lugares sem sair do lugar e sempre tive o exemplo dos meus pais, que sempre leram muito, então meio que me contaminei com isso...rsrsrs...

agora há casos sim, de mulheres que não estão nem aí com o conteúdo e buscam só uma embalagem bonita mas vazia...aí correm atrás da supervalorização do corpo já que não tem outra coisa a oferecer pra aparecer e chamar a atenção. E o mais lamentável é que algumas delas até se vangloriam de ser assim, como se inteligência fosse algo fora de moda....triste ver o quanto elas próprias perdem com isso.

Georgia disse...

Eu sou a outra editora do blog junto com a Flavia. Se houve um preconceito pela parte do leitor eu nao sei, mas vi nisso um grande problema que a maioria das mulheres bonitas estao passando: O de ser fútil. Foi famosa, bonita, gostosa, entra na fama de burra. Será?
Nao sei.
Eu me assustei quando vi a imagem no nosso blog até porque sempre temos uma outra imagem e nunca de carnaval e por outro lado eu nem sabia de quem se tratava, pois estou há 16 anos fora do Brasil e os novos rostinhos e nem sei quem sao.
Mas acho nossa própria culpa passarmos uma imagem tao negativa de nós mulheres. Estamos rotuladas até o pescoco e lutando para descolarmos esse rótulo. Aqui, na Alemanha quando se diz que é brasileira eles pedem para sambar, como se somente isso existisse no Brasil.
Entao nao sei se a pergunta do nosso querido leitor foi preconceituosa ou se infelizmente a maioria das mulheres estao mesmo passando essa imagem.

* Flavia vi no seu sidebar o livro que vc está lendo. Me diz depois o que vc está achando porque estou doida para lê-lo.

Bjao

Carmem Tristão disse...

ó, não que eu seja munitona, não. mas é assim: sou dona de empresa, casada, não tenho empregada, sou em quem cuida da casa e do marido. todas as noites assisto aos telefjornais e vou para o meu quarto ler. Este ano já se foram quatro livros. Atualmente, estou lendo pela terceira vez na vida, Bufo e Spallanzani. Então, mulher, bonita ou feia, tem tempo de ler sim.

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Pra mim isso faz parte de uma visão machista que sempre quer rebaixar a mulher, mesmo que inconscientemente, mesmo que a pessoa nem se dê conta... Ou seja: ela é bonita, mas é fútil, é burra... Ou então: ela é inteligente, culta, mas não é bonita...
Ninguém duvida da inteligência de um homem só porque ele é bonito ou porque faz algumas coisas fúteis que todo mundo faz.

Jaime Piedade Valente disse...

dizer que não é um preconceito ainda pior que achar que todas as loiras são burras

Maria Bonfá disse...

parabens pelo blog. muito bem escrito.. eu amo ler.. preciso de ler.. me faz um bem danado.. uma noite de paz para vc..beijão

Cíntia Mara disse...

Tenho que concordar com uma coisa: é difícil achar tempo pra se cuidar e ler, comtantas outras coisas nos ocupando. Mas não é impossível. Eu nunca fico sem um livro na bolsa, porque ando de ônibus e acho uma ótima oportunidade pra aproveitar o tempo. Leio e-books enquanto passo chapinha no cabelo e até quando pinto as unhas. Tá certo que eu sou viciada em leitura e costumo fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. Mas se quiser, a mulher consegue dar um jeitinho de ler, nem que seja 5 minutos no dia.

Pode ser que Grazi seja uma exceção, mas poxa... Se aceitarmos isso numa boa, nunca vamos mudar nada e vai continuar sendo assim: mulher bonita com fama de burra e mulher inteligente com fama de feia.

A propósito, nas abas de "A mulher do viajante do tempo", que li recentemente, há um comentário de que a Madona gostou do livro, rs.

Bjos

Bec Flor disse...

A grazi é um exceção sim!!!
Ela está sempre estudando fazendo cursos aprendendo e lendo também .Elaestá correndo atrás e podesse perceber que ela tem sede de aprendizado.
beijos!!!

Carol G disse...

Claro que tem tempo! Eu, modéstia à parte, sou uma mulher bonita e me cuido. Enquanto estou a caminho do trabalho, leio meus livros (sejam eles técnicos ou literários) no metrô e no ônibus. Enquanto estou no salão, em vez de ler fofoca ou de desejar o vestido usado por não sei quem em não sei onde, puxo meu livrinho pesado da bolsa (que já não é leve) e me distraio. No tempinho que restou do almoço, à espera de uma consulta médica ou de alguém, no tempinho livre antes de dormir, sempre estou com livros na mão.

A Grazi é uma mulher sensacional. É claro que como todos nós, ela também precisa de mais cultura e aprendizado, mas o que me fascina em sua história é seu esforço e sua perceptível mudança para melhor. Ela não se acomoda, está sempre estudando e buscando novos desafios. Isso que é importante e relevante, e é isso que devemos valorizar no próximo!

Bjs

Deusa disse...

Mulher bonita e bem cuida lê sim, ouve boas musicas, ruins tbm, BUNDA não ouve, não vê, não fala, mas mesmo assim tem um monte pagando pau...rsrs..rsrs

Maria Bonita da Penha. disse...

Concordo superrr!!!!
Só não lê quem não gosta...o resto é desculpinha esfarrapada! rsrs

bjos!

Kerla disse...

É sempre complicado rotular as pessoas como muitos costumam fazer. Além do mais todo mundo passa por vários periodos na vida. Hoje,sou mãe, filha, esposa, estudo, cuido de minha casa sem empregada e sou leitora de fim de semana. Não sou capa de revista mas me cuido sim, acho até que MULHER consegue fazer mil coisas ao mesmo tempo.
Bjão!!!

Pamelita Pamelete disse...

Há mulheres bonitas e bem cuidadas, mulheres bonitas e vazias, feias e inteligentes, feias e vazias, mulheres simples, mulheres chiquérrimas e muitos outros tipos de mulheres. O que vemos atualmente na mídia, em quantidade gritante, são mulheres que se enquadram na segunda categoria, infelizmente. Rosto bonito, corpo bonito, simpatia...e profundidade 0. O que costuma acontecer, é que quando uma mulher é bonita demais (ou possui uma beleza ao menos evidente) ela acaba superestimando essa qualidade em detrimento do intelecto, caindo em um vazio notável.
Eu defendo que toda mulher pode ser exatamente o que quiser, independente de sua estética, profissão e até mesmo condições financeiras, é uma questão de escolha. Não sou um poço de beleza, nunca dispus de muito tempo e grana para ler, mas digo com orgulho e sem modéstia, sempre fui uma garota (e hoje mulher) bem informada e leitora voraz, e acho que todas podem ser. Sou mulher, trabalho, estudo, me cuido e LEIO. Dá trabalho? Sim, mas poxa vida, a leitura é essencial para o desenvolvimento do ser humano, é a porta de entrada para a sobrevivência.
Leitoras (e leitores) do mundo, uni-vos!!!!

Anônimo disse...

Fiquei triste com o comentário"mulher com óculos fundo de garrafa"...quem os usa não tem culpa disso, é porque precisa, e isso não a faz ser mais feia ou mais burra, ou mais inteligente, ou menos feminina. Isso foi preconceito!

cantinho she disse...

Ai gente que preconceito...afff!
Claro que mulher bonita e bem cuidada tem tempo de ler, olhem pra mim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijooooooooooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...