sexta-feira, 26 de março de 2010

Atacamos o câncer ou o paciente?

- Vocês estão errando no diálogo com seus parceiros e familiares. Nos relacionamentos devemos ser como os oncologistas: eles atacam o câncer, não o paciente.

Todo mundo tem lá sua veia de programas trashs e o meu é o Casos de família. Quando posso ligo no programa. Não pela apresentadora Cristina Rocha, ao lado, mas por um homem chamado Dr. Ildo, um psicólogo que tem apenas alguns poucos segundos aos fim do programa, mas é maravilhoso e que disse essas palavras acima!
Com o tempo, o relacionamento vai se desgastando. E as mágoas vão aproveitando do terreno. É um sapo que engole aqui, uma raivinha ali, uma renúncia acolá e quando vai acertar as contas com o parceiro, o ataca-se a pessoa e não o problema.
Assim como um câncer as desavenças e mágoas vão crescendo e sendo alimentadas sem que percebamos. Aquela raivinha parece que não vai causar um mal maior. Mas ai, do dia para a noite, do nada, aquele romance lindo transforma-se numa bola negra onde o outro é visto como o inimigo que não entende nada, insuportável e instransigente. O relacionamento vai sendo enfraquecido assim como o corpo do paciente com câncer.
Quando partimos para a discussão no relacionamento acaba-se por reclamar do outro enquanto pessoa e não foca-se no problema do momento. E isso enfraquece o paciente, o relacionamento, parceiro e nós mesmos.
Por isso, andei pensando.... Na hora de bater uma DR... Atacamos o câncer ou o paciente?

14 comentários:

Anaaaaaaa disse...

Gata, te dizer que já tinha reparado no Dr. Ildo, ele sabe as palavras! Já em um relacionamento, acredito que as vezes as pessoas não querem ceder umas as outras, exemplo: amor, não quero ir a esse show de fooró com vc. Vem cá, o que custa uma vez na vida vc ir a droga desse show?!
Não é mesmo? maaas quando se não hà mas respeito é que as coisas tomam outro rumo, o relacionamento vira tanto o cancer como o paciente, aí já é o fundo do poço, :( :(.
Abraaaço, e já estou te seguindo, :)

O que elas estao lendo!? disse...

Convida suas amigas...

Faremos um sorteio no blog. Passe por lá para saber como e quando. E faca a sua inscricao para poder participar.

Abracos

Anônimo disse...

O certo seria o cancer mas nunca acontece isso, verdade mesmo o que vc falou!

Desabafando disse...

No meu post anterior: conversa de família, eu falo do problema das DRs familiares...e com certeza, afirmo que a grande maioria das pessoas ataca o paciente e não o câncer. Muitas vezes o câncer é a desculpa perfeita pra atacar o paciente, infelizmente. Tem gente que parece que sabe pegar nossos pontos fracos e colocar o dedo na ferida.

Ana Santos disse...

Infelizmente sempre atacamos a pessoa e acabamos esquecendo que ela é tão vítima de nossa fúria qto nós das atitudes dela.

Adoro passar por aqui!!

Beijos

sabrina - dieta sem nóia disse...

oieam, esse brechó troca -troca entre as blogueiras é tudo...o próximo será só com roupithas de inverno. as gurias levam roupas, makes, acessórios, tudo! mas não pode ser muita gente, no máximo umas 15 pra ficar organizado. bjinhos (hj no meu post aparece o livro q começarei a ler)

Cris disse...

Amiga,
Tenho entrado em tantas DRs nos ultimos dias que nem sei mais...um caos, seu post me ajudou a dar uma parada p pensar nisso.
Bjs CRis.

Sandra disse...

BOA TARDE!!!!

SÓ vc é capaz de preenceher todo o meu coração Virtual.
Muito obrigada pela visita.
Retribuir é um ato de Amor.
Por isso venho te dizer que que sou muito feliz Com os seus comentários E CARINHOS POR LÁ REGISTRADOS.
Curiosa e demais blogs, só tem é agradecer pela sua imensa amizade. Construimos juntos este laço de Amizades, de Carinho e Afeto E SINCERIDADE.MUITO VERDADEIRA.
Sou feliz com a sua companhia e afeto. As vezes demoramos, PARA VISITAR, mas contra a nossa vontade. Porque a vida Real. é intensa. Não podemos fugir dela.
Deixo um grande carinho e um forte abraço, cheio de Luz e Paz.
Quando vim na curiosa, passe pela interação de amigos e tome o seu cafezinho..
Agradeço imensamente o seu Amor..
Tenha um lindo Final de Semana.
Carinhosamente,
Sandra

Não esqueço..Posso demorar..mas venho..VOCÊ MORA DENTRO DO MEU CORAÇÃO.NÃO NO LADO..MAS SIM BEM NO MEIO DELE.

IT disse...

Olá, menina!

Achei legal sua visita, e comentário que gentilmente lá deixou. Volte sempre que quiser.
Gostei dos temas abordados no seu blog,Certamente voltarei.

Forte Abraço.
IT do Som do Coração

Fernanda disse...

Palavras sabias, muitas vezes atacamos o paciente e nao o cancer. Eh muito facil comecar uma discussao por um determinado motivo e la no fim nem se sabe porque comecou.

Hanny Meire disse...

Olha, acho que o erro das pessoas é se calar quando uma pessoa (seja alguém da família, namorado(a), noivo(a),marido,esposa, amigo(a),enfim) faz algo de errado ou faz/diz então algo que ela não goste.

O negócio é você ser sempre honesta e dizer que tal coisa que a pessoa fez/disse foi ruim e que vc não gostou. Sei que pode parecer chato mas é falar na boa, sabe, sem voz afetada de raiva ou chateação.

Só que muita gente pensa" Ah, não vou falar que isso me chateou por que está tudo tão bem e isso vai causar mal estar", então aquela situação chata vai se repetir um monte de vezes e o incomodado vai chegar e explodir numa determinada hora. O outro vai então olhar e dizer "-Tá doido (a) ? Sempre fiz/disse isso e vc nunca achou ruim e agora explode !!!!"

Eu tinha uma amiga, sabe, que vivia me dizendo "Ah,vou te ligar pra gente confirmar tal coisa!" E eu ficava irada pq ela nunca ligava, só quando interessava. Eu deixei algumas vezes pra lá por que pensava "É o jeito dela, deixa pra lá, me esquentar" mas dai chegou um dia que eu pensei "Quer saber ? Vou dar uma dura nela ! Afinal, as pessoas fazem com a gente aquilo que a gente permite !"

Fui e falei com ela. Claro que ela não gostou da crítica mas eu disse mesmo.... falei pra ela parar de ficar prometendo já que não tinha intenção de cumprir. Afinal,não tinha necessidade daquilo... se não queria fazer algo, que dissesse logo; enfim, a verdade não mata !

E hoje em dia esse é meu lema... seja lá com quem for !

Iaci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iaci disse...

Olá! Adorei seu blog! Escreves muito bem e levantas questões interessantes!

Anônimo disse...

EM NOTA NO SEU SITE WWW.ILDOROSAFONSECA.COM.BR DR.ILDO SE DISPEDE DO PROGRAMA CASOS DE FAMILIA. BJS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...