segunda-feira, 10 de maio de 2010

Deixar a família participar do relacionamento é saudável?

Stephanie Britto e Alexandre Patto estão separados. Isso, após nove meses de união. Não leu errado. Nove meses.

A expeculações do momento é a de que a mãe dela interferia demais no relacionamento. Sua família estava em todos os momentos e a dele nunca aparecia.

Neste final de semana estava em uma festa íntima. A mãe do dono da casa é uma flor. Daquelas senhoras simpáticas e bozinhas. Não há como não gostar. Mas o comentário sobre a maneira que o filho e a esposa estavam criando a filha de três anos era como se ela tivesse virado outra pessoa. Cheia de opiniões sobre o assunto.

Alguns casais dependem dos sogros financeiramente e isso também é uma maneira de deixar que entrem no relacionamento. A não ser que estejam passando fome, melhor não pegar, se não quiser interferências futuras.

Alguns dependem emocionalmente. Casal quando tem problema deve buscar terapeuta e não os pais. Se o orçamento não dá, deve gastar menos e economizar mais e não pegar uma "ajudinha" com os pais.

A sua mãe criticando seu filho é uma coisa, quando é a sua sogra... Algumas mulheres começam a decorar a casa e o casal se transorma em: ela e mãe. O marido é deixado de lado e assim entra em uma casa que nada tem a ver com ele. "Mas minha mãe tem bom gosto!" Contrate uma decoradora. "Mas meu marido não liga." Agora. Espere o tempo passar.

Há coisas que só a maturidade faz por você. E, dar limite, até para a própria "boazinha neutra prestativa" mãe, dentro do relacionamento é o caminho correto. Mas... andei pensando... como toda regra tem exceção... Deixar a família participar do relacionamento é saudável?

13 comentários:

Marcinha disse...

Eu acho que ñ é saudavel, pode até ser boa a intenção mas cedo ou tarde vai gerar atrito vivi isso com minha antiga sogra no começo achava legal ela dar palpite ela se entrometer mas depois a mulher virou uma megera ñ deixava a gente respirar queria tomar conta de tudo e o relacionamento acabou e eu me senti aliviada de ficar longe daquela louca.

Yas disse...

Terminei um namoro de 4 anos muito por causa da influencia negativa das nossas famílias. 1 ano depois voltamos a namorar sem a minha família saber e foi a melhor coisa do mundo. Só aí que eu vi como a família influencia (negativamente). Seja por ações e mesmo comentários que nossos pais fazem na intenção de "ajudar" e "proteger" mas acabam detonando a relação.
Adorei esse post.
Bjos

Desabafando disse...

Eu acho que não é saudável não. O correto, creio eu, é criar independência tanto financeira quanto emocional pra ter capacidade de administrar seus próprios problemas e sua vida de casado. Querendo ou não os pais sempre defenderão seus filhos então se vc conta demais com eles pra resolver seus conflitos, dá uma brecha pra que eles se intrometam demais.

Elaine Canha disse...

Tenho vivido uma situação parecida assim. Minha mãe anda pressionando para que eu engravide. Como tive depressão, não podia por causa dos medicamentos. Tentei pará-los por dois meses, mas tive uma recaída e voltei a usá-los. Acredita que ela ainda insiste em que eu deva parar a medicação e engravidar?
Sorte dela que ela não fala isso na frente do meu marido, pois se não já teria ouvido muito...

Licia disse...

O problema disso tudo é que as pessoas não conhecem os limites e acabam prejudicando mais do que ajudando. Acho que cada um tem que aprender por si só,tanto no casamento quanto com os filhos. Beijos.

Anônimo disse...

Eu acho impossivel, rsrsrs

Luciana disse...

Não conheco nem um caso que tenha dado certo. Outro dia conversando com minha mãe eu disse que meu casamento não tinha problema, ela discordou, disse que todo casamento tem problemas, aí eu disse que até agora não tinha encontrado nenhum, posso ter meus problemas isolados (quilos extras, idade que bate á porta), o meu marido os deles (que aliás nem sei se tem). Daí minha mãe falou que posso não ter problemas no casamento, mas isso provavelmente se devia a eu morar longe da família. Não deixo de concordar com ela, mas achei estranho ela falar isso. Depois ela mesma ainda disse que família por perto gera muita interferência na vida do casal, e isso não é bom. Bom, palavras de mãe/sogra.
Meus sogros moram aqui, mas não interferem em nada, nunca, acho isso bom demais.

Família pode tirar a intimidade do casal, gerar conflitos, estressar um dos dois, e depois a corda arrebenta. Tô fora!

Beijo

Bia disse...

Sinceramente, eu acho que é furada. Quando se dá abertura demais, a família não quer saber de pergar só no dedo, agarra logo o braço inteiro!

Por isso prefiro que todos se deem bem, mas cada um no seu canto! E mãe, infelizmente algumas, não tem jeito, não sabe ser apenas coadjuvante, quer participar de tudo, naquele lema de: não basta ser mãe, tem que participar!

bjs

Kamila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kamila disse...

No caso da Stephanie a dependente da familia é ela, mas geralemente os rapazes nao sabem viver sem a mamae e o contrario é verdadeiro. A fiscalizacao é rigorosa. Parece que é dificil demais a ideia de que uma nova familia comeca a se formar depois do casamento, o que nao precisa excluir ninguem, se for saudavel.

Concordo com tudo!!

Beijos

Fabielle Bacelar disse...

Participar é diferente de comandar.. a família é importante para o relacionamente saudável.. mas pra tudo há limites inclusive pra isso. Então estar atentos até onde a mãe ou o pai vai interferir e delimitar pra eles o limite é importante...

Lis Alves disse...

Nunca,jamais.
Na minha casa mandamos eu e meu marido, nada de opinião de ninguém.
Mas quem decide isso são os dois, não adianta a gente bancar achata e cortar a sogra se o marido não te apoia.
Minha sogra não costuma se meter muito,mas quando começa já falo logo, eu faço assim mesmo, e na minha casa faço quando quero e se quero.
Meu marido nunca reclamou.
Mas é como você falou, não dependemos de ningume pra nada e nem queremos, senão dá margem para se meter, e isso é de ambos os lados, nem a minha e nem a dele se metem.
Mas no caso do Pato e da Stefhanie, eles são imaturos, não souberam como mater o casamento, que cargas d'água a mãe dela fazia morando com eles?

Unknown disse...

adorei as opnioes de todos parabens!!! e um pouco da historia de cada um...geralmente as pessoas so criticam uns aos outros dessa vez ta mais como um alerta... minha irma esta nessa situaçao da sogra se meter em tudo ...eu tento ajudar mais parece q ela gosta .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...