quarta-feira, 5 de maio de 2010

É realmente assim que o outro vê você?

- Mas eu sou frágil!
- Qual a sua idéia de fragilidade?
- A de todo mundo.

- Não é assim que eu te vejo.
- Tudo bem, posso estar usando a palavra errada, sou insegura.
- Qual o seu conceito de insegurança?
- O mesmo que o seu!
- Você sabe que tem a imagem que temos de nós mesmo e que é bem diferente da maneira que o mundo nos vê, não sabe?
- Sim!

Esse foi um diálogo com o meu terapeuta que me fez perder a linha. Este assunto é batido, mas, realmente, se parar para pensar a diferença é gritante.

Mickel Jackson, é um dos exemplos mais extremos de como nos vemos completamente diferente do que o mundo nos enxerga. Todos o viam como um gênio do pop, um negro bonito, mas ele via-se diferente. Tem-se a idéia de que as pessoas que possuem uma auto-imagem deturpada são as que sofrem de bulemia, anorexia, coisas bem estilo Mickel. Mas não é bem assim. Talvez a imagem que temos de nós, não física, mas psicológica, seja muito, mas muito diferente da forma que o amigo do lado nos vê.

- Você não passa a imagem de que precisa ser protegida.
- Como não? É claro que eu preciso! Eu quero muito! Sério!
- Mas você acha que age de forma que o outro entenda isso?

Nesta hora algo me tocou profundamente. Consegui enxergar algo dentro de mim urgindo por porteção, mas minha boca me eantes que alguém possa vir em meu socorro. E assim, consegui enxergar a outra pessoa ficando acuada e pensando: êta pessoa forte essa menina! Segura!

O contrário também acontece. Às vezes, achamos que o mundo está nos vendo como "o cara", a pessoa de sucesso! E na verdade está nos vendo como um belo idiota. Essa diferença entre o que vemos no espelho e a forma como somos vistos pelo mundo deveria receber mais atenção.

Por isso, desde esta sessão repensei vários imagens que posso estar passando e fiquei pensando... É realmente assim que o outro vê você?

4 comentários:

Desabafando disse...

Uma coisa que já tenho muito clara há alguns anos é que as pessoas me enxergam de forma diferente daquilo que realmente sou porque ganhei ao longo da adolescência alguns rótulos e as pessoas acham que eu permaneço com eles, mesmo tendo mudado bastante nos últimos anos. Então concordo que a forma que nos vemos é diferente da forma que o outro nos vê.

Unknown disse...

ola querida , por acaso fiz um post com um video do Michael ...e esse assunto comigo muito, pois sou a pessoas mais bem humorada no meu trabalho, mais no fundo quando estou so com meus botoes me sinto tao triste e muitas vezes ja precisei chorar e saber o que foi pior ,todos acharam que eu nao tinha nenhum motivo... as vezes e como se eu usasse uma mascarae que nunca posso tirar na frente das outras pessoas.... mais e a vida ... bjuuuuu

Carolina disse...

Acredito que como nos vemos e como o mundo nos vê está mais para perto do que pra longe e no meio desta distãncia tem a nossa auto ilusão.

bjos meus

DOIDINHA DA SILVA disse...

Olha, eu tenho a impressão é de que todo mundo me acha uma banana....
Apesar de ter um metro e oitenta, no meu jeito de falar e agir demonstro muita fragilidade. As pessoas passam a me conhecer melhor quando lêem o que eu escrevo... É mole ?
Até lá neguinho já me achou uma otária...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...