sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cidade grande ou do interior?

 Estava no balcão da imigração em Guarulhos para pegar o vôo para Atlanta e ouvia um senhor dizer: "Levei 2:30h da Vila Mariana até aqui!"  Uma amiga disse que levou mais de duas horas para chegar de seu escritório ao centro da cidade, o que poderia ser feito em 20 minutos.

Quem mora em cidade pequena é como um ser inferior, da roça. As pessoas dizem: sou muito urbana para isso.

Mas fiquei cá me perguntando o que é ser urbana. Estou em Atlanta nos EUA e vejo as ruas largas, uma metrópole completa, mas tudo funcionando perfeitamente. Em nenhuma hora do dia você vê engarrafamento.

Algumas pessoas ainda acham que morar no interior é ser como a Mirna, foto ao lado, que tanto sucesso fez. Depois que inventaram a internet o mundo ficou pequeno e o interior pode ser uma grande cidade, mas com muita qualidade de vida e economia.

Por outro lado, falta o cinama cult, a vida agitada da cidade grande, as opções logo ali, ao alcance das mãos. Mesmo que não se possa ter nem um milésimo do que esta grande cidade pode te oferecer, porque ela consome todo seu tempo e dinheiro.

Por isso, aqui em Atlanta em uma grande cidade com cara de interior, mas que é uma excessão, fico pensando... Melhor morar em... Cidade grande ou do interior?

20 comentários:

Desabafando disse...

Acho que isso depende muito. Eu moro numa cidade grande e sofro com o caos e às vezes penso que seria melhor morar numa cidade do interior e ter qualidade de vida e menos stress mas também teria que abrir mão de algumas coisas. Acho que ambas as opções tem seus prós e contras.

Flávia Fayet disse...

Pensei, pensei e não sei... Tanto interior como a "CAPITAR", cidade grande, metrópole tem seus prós e contras... Já morei nas duas e sempre falta algo. Na cidade grande sentia falta do silêncio da noite, de poder caminhar tranquilamente pelas ruas ( o que hj já está mai complicado até em pequenas cidades)... No interior sinto falta de mais atividades culturais, shopping, balada e até mesmo o estudo em cidades pequenas está deixando a desejar!

Adoro vir aqui, meu tempo anda curtissimo (isso q não vivo o di a dia de uma cidade grande) rsrsrsrs, mas sempre du uma espiadinha! Bj

Claudinéa Elias disse...

Bom, eu sou da roça de coração e alma, fui criada em meio a natureza, em uma cidade proxima a BH, se chama Leandro Ferreira, meu pai nasceu lá, entao toda nossa historia é de lá, criei meu filho e estou criando meus sobrinhos com esta visão que a "Roça do Pai" é o lugar mais gostozo e seguro do mundo, isso ás vezes nos assusta, lá as crianças vão ás vendas sozinhos, todo mundo conhece e se cumprimenta. Em umas das festas de lá vimos tanta coisa ruim que o progresso trouxe, ladõea, mendingo que passou em frente a nossa casa com uma prótese na perna abraçado com a namorada e á noite estava sentado no chão esmolando, foi demais, ficaos estarrecidos. Mas enfim o progresso chega em todos os lugares, eu sou uma que torce e ajuda para o desenvolvimento pq todos tem este direito.
Agora não abro mão de ir pra lá e poder deitar na rede ou no chão e passar boas horas de sossego, isso eu não abro mão mesmo.
Acho precisamos das duas, a cidade grande e do interior é uma bálsamo necessário.
Bjos
Bjos

Luciana disse...

Bom é morar numa cidade pequena perto de uma grande.
Perfeito! Morar bem e passear e desfrutar as coisas boas que a cidade grande pode oferecer.
Beijo

Licia disse...

Eu morro de vontade em morar no interior.Eu sou de S.Antonio de Jesus,um interior da Bahia,o comércio de lá é ótimo,tem cinema e no S.João a cidade fica lotada de gente.Mas para quem gosta de andar,dá para você rodar a cidade toda andando.Uma maravilha!Beijinhos.

Elaine Cris disse...

Na minha opinião, cidade pequena só tem 2 vantagens: trânsito melhor e mais segurança... Mas opções de diversão são poucas, lugares onde todo mundo conhece todo mundo acaba rolando mais fofoca, mais gente pra cuidar da sua vida, mais preconceito com quem não "segue totalmente os padrões", as chances de arrumar um bom emprego são poucas, enfim...
Moro em uma cidade pequena, mas como é pertinho da capital e eu estudo nela, acabo convivendo com os dois ambientes diariamente...
Vai ver o ideal seria uma cidade média, né?...

Abçs

Stella disse...

Olá, gostaria de entrar em contato com você. Poderia me enviar um email? stella@diabloa4.com.br
Obrigada!!!

Ich, Hausfrau disse...

Mil vezes morar no interior! Eu vim do interior e moro em SP; morro de saudade da minha cidade e da vida pacata que levava... tinha qualidade de vida, tempo para poder curtir familia e fazer as coisas que gosto! aqui em sp meu tempo vai embora sentada dentro do carro esperando o transito andar...

Roberta de Souza disse...

Po difícil esta pergunta...
As duas cidades têm vantagens...
Mas acho que interior só depois da aposentadoria.rs

bj

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Eu moro em cidade grande, mas sonho em morar no interior! Tenho a sensação de que cidades pequenas são mais acolhedoras, as pessoas tem menos pressa e podem se relacionar melhor com outras pessoas! um dia ainda consigo convencer meu marido a ir para uma cidadezinha bem gostosa!
Bjssss

Nanci disse...

Tema interessante esse. Aqui na Europa as cidades fora dos grandes centros sao muito mais atrativas ate porque ir ate a cidade grande é um pulinho, afinal os paises na Europa sao pequenos. Mas as vilas fora da cidade tem sim mais qualidade de vida, menos transito, segurança, as casas sao maiores e tem mais jardim, as pessoas sao mais legais e sempre falam 'Good Morning', enfim eu uma paulistana da capital quando sai dela ja sabia que nao queia morar nos grandes centros e ver a minha vida passar rapido demais, eu queria o que tenho hoje, morar fora da cidade e ter tudo isso acima, mas poder ir assistir a um show ou a uma peça de teatro em apenas uma hora no trem na big city. Fantastico.
Abraços

Cíntia Mara disse...

Eu não penso duas vezes antes de responder: Cidade grande, com todos os seus problemas, se for preciso. Sinceramente, não aguento quando as pessoas começam a exaltar as maravilhas do interior como se todo mundo fosse obrigado a gostar. Se não existisse quem gosta das metrópoles, o interior não seria o lugar tranquilo que elas gostam. Então, que cada um seja feliz onde preferir! Eu, claro, na capital :p

Anônimo disse...

Eu gosto de interior, ao menos as cidades grandes que eu conheço não me proporcionam um contato direto com a natureza, e preso muito isso.
Antigamente era tudo mais difícil no interior, sei disso pq no colegial teve épocas de eu ir de carroça pra escola.
Hje é tudo mais facilitado, existem até universidades virtuais nas comunidades próximas,que fornecem material e conteúdo pra formar bons profissionais.Sim, bons, pois o tempo no interior é mais lucrativo, tu não perde horas em filas e engarrafamentos, e esse tempo rende em estudo.
Sou adepta do interior, ainda mais com o avanço tecnológico que nos facilitou a vida.

Nathy disse...

Bom, sempre tem seus prós e contras. Mas a verdade é que não saberia viver sem o cinema, e outras coisas boas da cidade grande...rs

Cissa Branco disse...

Cheguei aqui, nem sei ao certo como, mas adorei tudo o que li.
Morei vinte anos em Porto alegre, e há dez vivo no interior de Mato Grosso.
Não voltaria a viver em uma cidade grande, não me passa mais a tranquilidade que eu quero para o meu cotidiano, mas sofro com a falta de possibilidades que o interior oferece, pois mesmo com a internet, o acesso ainda é complicado e caro.
Creio que mesmo nas cidades interiorana existe um diferencial, a formação da cidade. Vivo em Sinop, uma cidade criada por uma colonizadora, com a mentalidade de exploração, o que dificulta em muito o desenvolvimento cultural da cidade, todos vem para cá para acumular e explorar. Aos poucos vamos modificando este pensamento, mas é difícil e desgastante.
Adorei seu blog e estou seguindo par não perdê-la de vista.
Abraços

Carolina disse...

Depende da cidade e do que ela lhe oferece. Acredito que exista uma forta tendência ao êxodo rural. A evasão das cidades grandes, dos grandes centros, e isso deve a tecnólogia avançada que nos permite estar tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Moraria fora da capital se fosse bem pertinho...rs

bjos meus

Ana Carolina disse...

Oiii Estou aqui pela primeira vez e gostei muito de conhecer seu blog. Realmente, as cidades grandes muitas vezes são tão caóticas, que talvez valesse mais a pena morar em cidade menor, no interior, com mais qualidade de vida. É que depende muito do interior também. Algumas cidades de interior são bem desenvolvidas e organizadas, enquanto outras são muito atrasadas ainda. O ideal seria que as capitais crescessem com uma infraestrutora melhor, o que na maioria das vezes não acontece. Bjinho!

Fernanda disse...

Eu atualmente moro no interior, mais "mato" dificil. Digo atualmente porque nao tenho planos de criar raizes nem passar muito tempo aqui. Eu nao gosto, mas tem quem goste. Mesmo com todos os inconvenientes de uma cidade grande, eu adoro, e ateh sinto que preciso disso, da agitacao, da variedade, e de me sentir um pouco mais "anonima" porque num lugar pequeno todos conhecem todos.

Ana Maria disse...

Quando somos ou estamos felizes, pouco importa se interior, capital, grande metrópole, porque felicidade é algo inerior, individual.

Abri mão de morar em S.P., fui prá S.José dos Campos, rodeada pela Via Dutra e a antiga Rio- S.Paulo, era estressante e eu estava há 100 quilometros de S.P. Resolvi descer a Serra e hoje moro a 500 ms da praia, não tenho poluição sonora, visual, aqui é paraíso e eu estou feliz!!!

Anônimo disse...

Cidade ou interior, pergunta difícil? Não muito fácil!

Quantos anos você tem? 20 / 30/ 40/ 50/ etc.

Quando se é jovem queremos descobrir o mundo, progredir, ganhar dinheiro, viajar, e levar a vida na "farra", mas vamos envelhecer e quando tivermos os nossos 50/60/ etc, aí teremos muita necessidade de viver numa cidade mais tranquila, com poucas opções, mas que vai nos oferecer o mínimo que precisamos e que não teremos mais numa cidade grande, que é o carinho, o respeito, a paz, o momento de reflexão, e até de solidão, pois ela faz muito bem na dose certa.

O nosso maior problema é querer tudo de uma vez, e com certeza se optarmos pela cidade não vamos levar o interior, e se optarmos pelo interior, não devemos levar a cidade, ou seja: moro no interior mas quero um shopping, boates, bares noturnos com músicas ao vivo, etc. Se você ainda pensa desta forma, não deve morar no interior.

Muitos dizem, quando me aposentar vou morar no interior! mas a vida não pode ser resumida a "hoje", o amanhã pode não existir, o que fazer?

Tenho 56 anos e vivo em cidade grande, e já vi e vivi tudo que eu pude, agora consigo conciliar os dois viajando e ficando nas pequenas cidades do interior, que me remete paz, carinho do povo acolhedor e qualidade de vida.

Um abraços a todos!

Eduardo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...