quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Já não somos mais os mesmos?

Os dilemas da vida são os mesmos, só mudam o núcleo. Será que a pessoa ao seu lado mudou e você não notou?

Não iria falar de política aqui, mas a mulher moderna é eleitora e está vivendo o assunto política.  

Eu estava ouvindo os resultados da última pesquisa. Eles ouviram 2 mil pessoas. Isso mesmo 2000! Somos um país de mais de 190 milhões de habitantes.

Mas acho que só os institutos de pesquisas não notaram que o mundo mudou. Assim, como nós fazemos de tudo para não acreditar que o cenário da nossa vida mudou e vamos errando e errando como aconteceu nessas eleições.

Antes, o “pai” tinha sua posição política e seus filhos e esposa votavam em quem ele orientava. Na última década, as mulheres invadiram o mercado de trabalho e os jovens cairam de vez na internet.

Assim, ao entrevistar uma pessoa, há dez ou mesmo cinco anos atrás, era o mesmo que ter entrevistado 10 pessoas. Hoje, dentro da mesma casa, o pai vota no Serra, o filho na Marina, a mãe na Dilma e o outro filho vota em branco.

As famílias mudaram, o eleitor mudou, a internet mudou a vida das pessoas. Só as empresas de pesquisas não mudaram?

Ontem, passando pelas ruas, fui contando os adesivos dos carros que passavam ao meu lado: 49 do Serra e 15 da Dilma. Dai podemos dizer que o Serra é campeão na minha cidade?

Por isso, tanto na vida, quanto na política é preciso estar atento, porque as pessoas pessoas mudam diante dos nosso olhos e fazemos vista grossa. Por isso, ando pensando... Já não somos mais os mesmos?

2 comentários:

Lúcia Soares disse...

Certamente não somos mais os mesmos.
O mundo se globalizou e as opiniões mudaram, os modelos mudaram, paradigmas cairam por terra.
Muda-se de posição, de linha de pensamentos, como se muda de roupa. Os mais velhos ainda têm muito de conservadores, mas os jovens se perdem facilmente, ao movimento dos ventos.
Ainda há muitas famílias que se pautam pela opinião do mais velho, do patriarca. Mas como disse a Luciana, no comentário do outro post...as famílias estão "sumindo"!
Pessoas vivem na mesma casa, cada um em um cômodo, com sua TV, seu DVD e seu computador...
Bj

Cíntia Mara disse...

Tem razão, Flávia, muito boa colocação.

Na minha casa somos 5 pessoas. Lembro que em 94 e 98, minha mãe votou no FHC porque meu pai "mandou". Dessa vez cada um escolheu seu candidato, apesar de quatro de nós concordarem no voto pra presidente. Para os outros cargos eu nem sei em quem eles votaram! Se eu fizesse uma pesquisa agora com as pessoas que conheço, a maioria seria de votos nulos.

Eu estudei um pouquinho de estatística na faculdade e acho que as pesquisas ainda têm o seu valor, mas talvez devam mudar o método. Sei lá, 2 mil pessoas é realmente muito pouco perto do total de eleitores. Mas sabe que eu até achei bom o que aconteceu? Serve para os políticos abrirem os olhos e perceberem que o perfil do eleitor está mudando. Só é uma pena que as campanhas do segundo turno tenham sido tão ruins!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...