segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

É TÃO impossível ser feliz sozinha?

Num café de mesas tão grudadas que parecia que as duas mulheres ao lado falavam comigo, por pouco não opinei:

- Já deve ter uns 20 anos que eu ouço você dizer que está infeliz com ele.

- Mas há 20 anos atrás eu não largava ele, porque era nova demais, bobinha, achava que precisava dele para meus filhos não ficarem com trauma, porque casamos na igreja, porque podia dar certo, sei lá.  Tinha uma vida inteira pela frente, mas tinha medo, olha que bobagem.

- E agora? Seu filhos estão criados, já sairam de casa...

- Ah... Agora já não dá mais, né? - ela interrompeu a outra. - Com 50 anos eu vou inventar de me separar? Que idéia! Está achando que eu sou a Maitê Proença e um menininho vai vir me querer? Aquilo é novela!

Nessa hora eu quase larguei meu sanduíche e dei minha opinião. Mas a mesa podia ser bem próxima, mas eram separadas. Cada um no seu quadrado.

- Como dizia o poeta... - ela disse 2 minutos depois, diante da falta de resposta da amiga, irmã, sei lá. - É impossível ser feliz sozinho, ainda mais na minha idade. 

O medo de ser sozinho é real para qualquer pessoa, mas principalmente para a mulher.

- Pronto, agora você ganhou um companheiro para o resto da sua vida... - ouvi alguém dizer, sei lá onde, para uma mulher que acabara de dar a luz.

Esse estigma de que a mulher precisa ter alguém ao seu lado é antigo. Nós precisávamos de uma dama de companhia, alguém para nos vigiar. Diferente do homem, a mulher ainda não aprendeu a ser feliz sozinha, em paz. Precisa de um filho, de um homem, da vizinha, mesmo que isso signifique viver um tormento diário.

É tão bom chegar em casa e ter paz, fazer o que bem entender em ter que dar comida ao filho, atender o marido, resolver contas, entrar em acordo, ouvir chatura de adolescente...

Por isso, desde que ouvi essa conversa no fim de semana ando me perguntando: É TÃO impossível ser feliz sozinha?

22 comentários:

Shuzy disse...

O problema é que as pessoas pensam demais... Esquecem de tomar decisões importantes e esperam que a felicidade apareça do nada, em meio ao mundo cômodo - e sem graça - em que vivem.

Borboleta no Casulo disse...

É dificil ser feliz sozinho, mas não é impossivel, ate porque quando vc está bem com vc, todos se aproximam.
Tenho um ex namorado que ele é sozinho, não tem amigos, a família não se importa c ele e ele troca de namorado que nem troca de roupa. Ele não é feliz.
Acredito q qd agente tá feliz c nos mesmo tudo se torna mais facil e agradavel!
Bjs

Licia disse...

Não é impossivel ser feliz sozinha.Eu penso que antes de tudo solidão é também um estado de espirito,eu sempre fui rodeada de familia,amigos,minha própria familia mas sempre me senti sozinha.Ter companhia é bom,mas o ser humano é complicado e dificil demais.Tem tantas coisas que me deixam feliz e que posso fazer sozinha mais do que está em companhia de alguém ,ler,comer,trabalhar,passear...O problema só está no sexo,mas até isso pode ser comprado...Beijos.

cybelemeyer disse...

Acredito que nós somos os únicos responsáveis por sermos ou não felizes. Imputar a responsabilidade ao outro é não assumir o controle da situação. Há inúmeras maneiras de ser feliz e de ter companhia. Não é preciso se “submeter” a um companheiro para isto, a menos que sua vida gire em torno do outro, ai sim. Caso contrário, a vida é muito boa para ser desperdiçada com quem não merece. Adoro Vinícius, mas nunca concordei que "é melhor se sofrer junto do que ser feliz sozinho" rsss
bjs

Carla Cristina Alves disse...

olha, que tema mais pertinente à fase pela qual estou passando, tambem acho que solidão é um estado de espirito e não se deve imputar a felicidade ao outro, anulei meus planos de vida, mas agora estou indo atras de meus sonhos.

Lidy disse...

Sabe..

Eu acho que faz parte da nossa cultura...a mulher é criada pra ser assim...é criada pra cuidar de alguem..mais do que de si mesma....

Qdo o menino nasce...dá uma bola de presente...e pra menina uma boneca...panelinhas e etc..

Ou seja..desde de criança a gente aprende que se vc não tem alguem pra dar mamadeira...trocar fraldinha e etc....vc não é completa....

Talvez por isso as pessoas me encham tanto o saco qdo digo que não quero ter filhos...nem agora...nem nunca....afff.....pode ser que seja pq desde criança sempre gostei de bola e nunca de boneca...hehehehe

Eu acho que impossivel ser feliz sozinha....mais não acho que é impossivel ser feliz sem um homem...tem uma grande diferença...

Se eu ficasse sozinha em uma ilha deserta eu enlouqueceria....mais se eu tivesse pelo menos um cachorrinho eu me sentiria melhor....hehehe...

Bom...é isso....amei o post...beijos!

Patricia e Matheus disse...

Impossível não é. Mas diz a Bíblia que é melhor sermos dois do que um, pq se um cair o outro ajuda a levantar.

Achar um homem, ou no caso do homem, uma mulher para compartilhar toda a vida é maravilhoso. O amor gera o respeito e o cuidado com o próximo. Pq Jesus disse, ama o próximo como a ti mesmo e o que falta nesse mundo doido que estamos vivendo é esse amar o próximo, pq muitos não amam nem a si mesmo, que dirá o próximo.

Falta o amor, falta Deus, falta o principal na vida de muitos, o amor.

Jesus nos ama demais, se sacrificou por nós, que nem merecíamos isso, vamos amá-lo da maneira que Ele merece, com todo nosso coração.

Erika disse...

Eu penso que antes só do que mal acompanhado, mas também acho que é muito melhor ser feliz acompanhado do que ser feliz sozinho. Viver apenas trocando de rolos como quem troca de roupa, ter pessoas que só estão com você em momentos de farra e alegria, mas ninguém para ficar ao seu lado quando se está triste, doente e com problemas não faz bem para ninguém, nem as mulheres, nem aos homens.Além disso, para mim, a felicidade não é algo que se encontra, nem por aí, nem em outra pessoa, é algo que se decide, quem decide ser feliz não se premite ficar preso a nenhum cárcere emocional, nem o da solidão moderna, nem o do relacionamento falido, corre atrás de ser feliz do jeito que lhe agrada mais!

Unknown disse...

Eu tenho certeza que se eu experiementasse morar sozinha, se eu pudesse me bancar, pra fazer como você disse... chegar em casa, preparar algo pra comer, sentar no sofá, ligar a TV, ver a novela jantando no sofá e não ter que dar satisfação a seu ninguém... acho que eu não ia me sentir muito só, não! Mas, por outro lado, eu tenho cá pra mim, que mesmo a pessoa mais independente não é feliz estando totalmente só... acho que a pessoa, principalmente a mulher, precisa cuidar pelo menos de uma planta, de um gato, de um cachorro... aqui na minha cachola, tenho pra mim que isso é até intrínseco da mulher... e acho que até o homem tem isso... pois já escutei homens dizendo que se sentem sós, que seria bom ter uma companheira... então, eu tenho pra mim, que assim como a maioria dos animais, a maioria dos seres humanos, também, não gostam e não querem ficar sós, e se sentem infelizes com essa condição! Bjssss..... :)

Sandra disse...

Dilema! Acho de verdade que é possível viver sozinha, mas não é o que todos desejam. Hehe, pelo contrário. A sociedade e a cultura enraizaram em nós essa co-dependência ligada ao outro de tal forma que é uma coisa que parece estar em nosso sangue.

Óbvio, melhor estar sozinha do que sofrendo horrores junto de uma pessoa que não sente e não retribui afeto na mesma intensidade.

Mas seria tão melhor para nós e para o mundo se houvesse de fato amores no sentido real da palavra. Mas esses demandam respeito, carinho, honestidade, afeto mútuo. E isso, nos dias de hoje, infelizmente, é elemento raro.

beijos

Malu disse...

Quando era mais nova, sempre conhecia alguém, mas dificilmente namorava, até pq para que? Eu era nova, tinha que aproveitar...hehe..sempre quando eu visitava os meus parentes, ficavam perguntando e aí, já tem namorado? Aí que chato, eu odiava isso, não pelo fato de não ter namorado e sim pela pergunta chata...hj com namorado, e aí? Quando sai o casamento?...rss...se dependesse de parente eu estava casada e com filhos já....kkkkkkkk....É mt bom ter alguém do seu lado, ser seu cúmplice...mas se vc não está preparada ou não achou a pessoa bacana, não deve nadar contra a maré....
Se vc é feliz com seu eu, vai ser feliz com ou sem alguém...pq a felicidade depende muita da gente para que aconteça, o outro é um complemento...
Eu me acostumei a viver sem muitas amizades depois que vim morar na praia, pois aqui não tinha quase nenhum morador, teve uma vez que eu queria sair e não tinha nenhuma amiga para ir, chamei meu irmão e fomos, me separei um pouco dele e curti a noite sozinha, quem disse q não me diverti? Com o passar do tempo fiz algumas amizades, mas vi que não valiam a pena, cortei os laços e hoje qdo olho para trás, vejo que fiz um ótimo negócio....não adianta vc viver um namoro, uma amizade, um casamento de mentiras...vc precisa estar 100% e as pessoas envolvidas tb....
Para ser feliz, vc precisa ser uma companhia divertida para si...
Mas uma coisa eu digo, quando vc está sozinha, está aberta a um mundo de possibilidades e só depende de vc se quer ou não...é somente a sua escolha que vai levar o rumo das consequências....

Cláudia Acourt disse...

Flavia, estar sozinha è aterrorizante pois precisamos ficar em companhia de nòs mesmo. E esta è a parte agoniante pois muitos nao conseguem ser boas companhias para si. Sao nestes momentos que os mais terriveis pensamentos vem sobre nòs "o casamento acabou pq isso ou serà que foi aquilo outro?", "nao estou feliz pq estou gorda (ou serà pq nao consigo levar adiante uma mudança de habitos alimentares?), "nao estou bem profissionalmente pq fiz um curso ruim (ou pq nao tive coragem de correr atras do meu sonho?)" etc. Todos os dilemas veem atona qdo surge o silencio.
Eu cresci ouvindo meu pai dizer "cresça,casa e more longe*". Eu cresci com a ideia de casar. E isso eu quero ainda mas me incomoda ter sido criada com a mentalidade que preciso ter um homem na minha vida. Hoje, sozinha, tenho curtido este momento. Tenho dado valor ao fato de nao ter ninguem neste momento da minha vida e sinto que estou colocando minha casa interior em ordem, estou me conhecendo mais e fazendo coisas que acompanhada ja seria mais dificil. E è assim que descobri que sou uma otima companhia para mim mesma. Dou altas risadas dos meus pensamentos, me olho sem o véu da discriminaçao alheia. E tudo isso me faz entender que è possivel ser feliz sozinha mas nao è possivel viver em solitudine.

Bjos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Mesmo com correria de mudança, fiz questão de vir aqui ver os comentários. Amanhã venho aqui comentar com calma.

Tenho colocado alguns trechos no twitter com devido nome. Ou citado o blog. Por isso, quem tem twitter se puder deixar no fim do post é bom, pq fica sabendo qdo posto lá.

Quem tiver Facebook, me add porque também coloco uns trechos dos seus belos comentários por lá!

Beijos!

Elvira disse...

Podemos ser felizes sozinhas ou acompanhadas.
O problema é ser infeliz acompanhada. Isso é o que não dá ...

Bjs.
Elvira

Elaine Canha disse...

Até os 15 sempre tive vontade de namorar, mas meus pais não deixavam. Depois dos 15, meus familiares passaram a me pressionar para namorar e eu nunca ache niguém bom o suficiente pra mim fazer companhia. Aprendi a viver e a me divertir sozinha muito bem. Aos 22 conheci meu primeiro namorado de fato, que veio a ser meu esposo. Até me imagino sem ele, mas quero ficar ao seu lado no momento. Entretanto, continuo me dando bem e me divertindo sozinha quando nossos interesses divergem.

Acho que existe o preconceito de gênero de que a mulher não é feliz sozinha, mas acho que isso depende muito da personalidade da pessoa.

Beijos

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Quem nao conhce a classica frase "ruim com ele, pior sem ele"??? Pois e'... ainda tem gente (muita gente) que pensa assim... Eu fui criada (ainda bem!) para ser uma otima profissional, ou uma otima dona de casa ou uma otima esposa, ou tudo junto! kkkkk! Nunca tive "pressao" para casar. So' o fiz depois dos 30! E antes curti bastante (mesmo!) e isso faz toda a diferenca agora!
Bjs!
@oneexpatwife

Cleia Lucena disse...

É POSSÍVEL sim ser feliz sozinha!

Eu costumo dizer a uma amiga minha que esta sofrendo por amor e ela diz que precisa de um namorado pra esquecer o outro e eu digo, amiga pare de conciliar a sua felicidade a alguém, seja feliz sozinha!

Beijos

Adriana Alencar disse...

Depende do que você considera sozinha. Se for em relação a um homem, acho que é possível sim, ser feliz sem ter um companheiro, mas sozinha, sem família, sem amigos, sem ninguém para trocar alguma palavra é impossível, beira o limiar do doentio.
Beijo
Adri

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Não é impossível, embora não seja bom! Tudo é processo, precisamos superar as dificuldades e encontrar beleza nos momentos difíceis. bjsss

Em busca de mim, como realmente sou. disse...

Ontem maridão voltou para facu. E as minhas aulas ainda não iniciaram devido um problema de formação de turma. Isso quer dizer que fui para casa e fiquei sozinha a noite. E sofri. Gente como foi dificil ficar sozinha! E eu me lembrando deste debate aqui no blog. Eu até gosto de ficar sozinha de vez em quando. Mas depois de casada a gente se acostuma a ter alguem sempre por perto. Eu saio com amigas, faço minhas coisas sozinha, mas em casa, a noite, ele sempre esta lá. Ou estamos estudando então nmg sente falat de ngm. Mas ontem, doeu ficar só. E fiquei pensando nisso. Me perdoei apenas pq talvez seja um simples costume.

Anônimo disse...

O quanto isso é relativo, dependendo da personalidade de cada pessoa.
Mas raramente estamos sozinhos, estamos sozinhos desde que queremos estar sós por algum motivo, mas isso não é sinônimo de infelicidade. Tudo depende do que queremos e esperamos da vida para à nossa vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...