quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Enumerar nossos problemas é uma forma de começar a resolvê-los?


Se tem uma coisa que aprendi com a minha mãe é que problemas foram feitos para serem resolvidos.

Mas ultimamente estou treinando uma técnica que parece estar funcionando.

Nas últimas duas semanas tudo estava indo tão bem que cada dia eram só boas notícias. Até que do meio da semana passada para cá, foi só tudo desandando. Foi me dando uma angústia, um problema juntando no outro e quando vi estava com aquela sensação de que tudo estava dando errado. De desolação. Angústia.

Então sentei, peguei uma folha de papel e comecei a enumerar o que, exatamente, estava dando errado e, de alguma forma, me angustiando.

No total foram 7 itens. Só de colocar no papel já me aliviou um pouco e eles pareceram bem menores. Então, fui de um por um vendo o que eu poderia fazer para resolvê-los. Alguns eu conseguia achar formas de contornar, outros tinha que aguardar decisões e para outros só havia uma resposta: “conformar-se.”

Ao fim, eu estava mais aliviada por saber que meus problemas se resumiam a algumas situações e não a uma avalanche esmagadora, que da cara angustiada acima, eu já estava quase como a moça ao lado.
Estava mais leve e, só pensava em uma coisa: Enumerar nossos problemas é uma forma de começar a resolvê-los?

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi!
Muito bom ler os teus textos.

Parece contraditório mesmo... Mas na minha opinião funciona sim.
Porque te distancia do problema e te dá espaço pra pensar com clareza.

Beijos,
Xu

Cheers! Fla disse...

Oi Fla, jah falei que te adoro!!!

Como vc pode ver pelo meu blog, minha cabeca nao anda no lugar e nunca tentei usar essa tatica. Vou tentar sim e eh para jah! Estou com um noh na cabeca e no coracao que nao passa.

Amei seu post (como sempre), mas parece que esse fez aquela lampada aparecer acima da minha cabeca ha, ha, ha, que nem desenho animado...

Bjao e muito obrigada!

Carolina disse...

Flavinha, tu sabes que esta é uma técnica que uso, não com frequência, mas qdo o negócio está nebuloso e não consigo organizar o pensamento faço isto mesmo e quem me ensinou foi uma grande amiga. Faço uma lista e consigo me distanciar da situação e como consequência enxergo de forma mais neutra com a devida praticidade. Parece um divisor de pensamentos e o horizonte de compreensão fica mais longo.Pra quem nunca usufruiu desta técnica posso dizer que na maioria das vezes chega a ser libertador.

bjokas

JAM disse...

talvez nao de resolve-los, mas de perceber que nao sao tao grandes...acredito que temos tendencia a exagerar e nos achar as criaturas mais especiais do mundo (inclusive quando se relaciona a problemas). quando enumeramos, pensamos de forma mais clara e objetiva e assim vemos que nao somos as criaturas mais afortunadas em problemas do planeta hehe...

de volta a belgica e ao problema do frio, de estar longe da familia, etc...*R**R ja comecei a enumerar os meus, viu? bjinhos !!

Dany disse...

Olá.... passando pra agradecer a visita. De cara, já adorei seu blog... bem legal mesmo!
Vou tentar enumerar meus problemas e ver o que posso fazer pra melhorar! Tomara que comigo dê certo!
Bjs e volte semrpre...

Anônimo disse...

Eu fazia mto isso com coisas que tinha q estudar e trabalhos acumulados da faculdade, me ajudava a organizar a mente e conseguir excutar tudo no tempo devido!

Acho q nossa mente as vezes cria um bicho de 7 cabeças e coloando as coisas no papel ajuda a diminuir o tamanha da "fera"!

Kyle tá na fase de treinamento do exercito, pois se alistou ha 3 meses atras. No inicio era mto restrito e só podias nos comunicar por carta. Agora ele pode usar o telefone depois do jantar, mas internet ainda não é um previlegio para os soldados!

Bom final de semana!

bjos,
Bia

Fê Costta disse...

Boa estratégia! Nunca tinha pensado nisto antes!

Sobre a sua dúvida de ir para Cesky Krumlov e Budojevice no mesmo dia,à partir de Praga, eu fiz isso. É um passeio corrido, sem dúvida. Em Krumlov, gostaria de ter ficado mais tempo, o problema é que ele era escasso... rsrsr Se vc tem tempo de sobra, passa uma noite lá para vc curtir mais. Mas se não tem, faz esse passeio (claro que se vc nao tiver ódio de excursões! rsrs)

A empresa que fui foi esta: http://www.besttour.cz
Como fui em um famtour, com um grupo específico de agentes de viagens, jornalistas, etc, fizemos as duas cidades, mas não sei te dizer se costumeiramente já fazem assim. Não custa verificar por e-mail.

Qualquer dúvida vc diz!!

Beijocas! :)

Anônimo disse...

flavia dica anotada sabia pq tem dia que contar ate mil p nao explodir ou nao estourar com alguem nao resolve.
Tem dia que o cue fica negro e sem uma luz que seja.
Adorei essa sabia palavras de sua mãe.
Bjo grande tenha uma abençoada semana.

Tatah Marley's Confissões disse...

Adorei o que eu posso considerar como uma dica certo?
x)
muuuuuito bons seus textos, posso te linkar?
Não é todo dia que se encontra blogs assim como o teu, relíquia mulher, tá de parabéns!
x)
beeeijo

Ps: é uma boa, pqe problema é o que eu tenho de sobra!
zõ/

Lucia disse...

Com certeza concordo com voce. De nada adianda se estressar e angustiar com as coisas e nao tomar uma acao pra mudar a situacao. Ou voce consegue fazer algo pra melhorar as coisas ou entao aprende com o que nao pode mudar e bola pra frente. Se nao fizer assim nao da pra viver, pois problemas vao sempre aparecer na nossa frente. bjos

Unknown disse...

Oi Flavia,
certamente escrever os problemas ajuda a ter uma visão mais clara deles e assim enfrentá-los e resolvê-los, mas parece q algumas vzs nos esquecemos disso.bjs. Simone

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...