quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O QUE VEM DEPOIS DA FESTA?

É oficial, Juliana Paes está casada. Festa suntuosa, noivo gato, noiva linda.

Cada um tem a festa que pode e o marido que escolheu. Mas o que vem depois é comum a ricos, pobres, famosos ou anônimos.

Me corrijam se estiver errada, mas Nietzsche disse que “desejar é tão bom quanto ter possuir o objeto de desejo.” Traduzindo: o melhor da festa é esperar por ela, o melhor casamento é desejá-lo.

Algumas noivas neuróticas em busca da celebração perfeita, parecem se preparar apenas para a FESTA. O “depois” parece não ter importância já que atualmente a festa é o ápice da vida de uma noiva.

Não posso negar que sonho em ter o casamento dos sonhos, uma festa de princesa, mas penso muito no depois e talvez por isso tenha cancelado três casamentos com mesmo namorado. O último que cancelamos já estava com vestido pago e prova a ser feita. Banda marcada e tudo mais. Um vexame!

Sinto que preciso estar preparada para o que virá depois. Talvez uma terapia de casal pré casamento para que o depois seja tão glorioso quanto o grande dia. Parece brincadeira, mas muita gente ainda entra em casamento achando que vai mudar o homem ou que os objetivo divergentes não serão um entrave.
A gente vai acompanhando alguns casórios nos blos que passamos e, às vezes, nos sentimos participando deles. Com certeza conhecem alguns rostinhos deste post. Fico imaginando o que mudou depois do grande dia...

Mas, por mais que pense, tente saber, imagine, não tenho como saber: O QUE VEM DEPOIS DA FESTA?






14 comentários:

Carla MB disse...

Talvez seja por isso que tantos casais têm feito "test-drives" antes de oficializar o casamento... Para que haja uma oportunidade de conhecer a fundo o(a) parceiro(a) e analisar se o amor supera todos os defeitos, todas as manias, e a caída das máscaras.
Digo isso com experiência de causa: estou no meu segundo test-drive. O primeiro não deu certo e nos separamos... Passou... O atual é minha alma gêmea, e estamos morando juntos há 3 meses, e começando a fazer os planos para oficializar a união...
O que o futuro nos reserva ninguém pode dizer, mas uma dica é ser sincero, com o parceiro, e com nós mesmos, e seguir o nosso coração...
Bjôoooo

Anônimo disse...

Muito certa sua preocupação...

Por isso que defendo a idéia de morar junto antes de casar. Quero meu casamento de princesa, mas quero com a certeza de que é com a pessoa certa, a que combina comigo no dia-a-dia. E isso só se descobre no dia-a-dia!

Beijos!
Xu

Anônimo disse...

é!!! rapadura é doce, mas não é mole não! pior sou q isso sou eu, qm nem pra festa estou preparada! hehehehe!
até mais!!

Margot disse...

Depois da festa: enfim sós!!!!!!! a melhor parte!! o resto da vida (ou eternamente enquanto dure) para curtir o seu amor!!!!!!

olha sinceramente para mim a festa do casamento, foi apenas isso, uma festa bem legal, é claro, mas apenas uma festa. o melhor do casamento é o que eu vivo todos os dias.

se vc se casa só pra fazer uma festa ou pra mudar a pessoa... só lamento!!!!! ah, eu tbém morei junto antes de casar pra fazer test drive :-) recomendo.

bjos

Anônimo disse...

Uff... esse meu comentario vai ser longo... mas como minha foto esta no post, me sinto no direito!

Acho que voce tem toda razao, e muitas "noivas" gastam tanta energia no "casamento" que esquecem que oque importa mesmo eh o "casamento"!
Eu e meu marido tivemos muitas debates a respeito quando ficamos noivos. Eu nunca fui daquelas meninas que sonhava com um casamento de princesa, e como jah moravamos juntos, achava tudo muito desnecessario. Por varios motivos que agora nao veem ao caso, decidimos cair de boca no mundo paralelo dos casamento e fazer tudo oque tinhamos direito.
Nessa jornada de planejar uma "festa" eu vi de um tudo! E principalmente muitas meninas que querem tanto ser NOIVAS que esquecem que tambem serao ESPOSAS e terao que conviver 'ateh que a morte as separe' com um MARIDO.
Conheci (e ainda conheco) muitas meninas que preferiram dizer que sao 'divorciadas' do que 'solteiras', pois oque querem mesmo eh uma festa, e nao um casamento.
Ficam cegas com o prospecto de um vestido branco, muitas flores e velas, presentes e uma alianca no dedo, e esquecem nos problemas que poderam ser gerados por diferencas de valores, ideias, dificuldades monetarias, problemas familiares, e na maioria das vezes embarcam num casamento jah sabendo que nao vai dar certo, mas optam por ignorar esse fato. Seja por pressao propria, pressao da familia (as vezes a culpa eh da mae casamenteira que sonha em ver a filha vestida de noiva e "casada"), pressao da sociedade, etc.
Como a MI jah disse ai em cima, morar junto eh o melhor test drive possivel. Podemos debater infinitamente que morar junto tb acaba um pouco com a magia e a surpesa do casamento, mas a meu ver o seguro morreu de velho, e se eh pra nao dar certo, que de certo ANTES do investimento financeiro e emocional que esta envolvido num casamento.
Homem nao se muda. Mulher nao se muda. Se voce concordou em fazer um compromisso eterno com alguem, acima de tudo tem que ter a certeza de que aquela pessoa eh A PESSOA, com virtudes e defeitos, porem ele(a) eh tao perfeito PRA VOCE que voce jamais mudaria nada nele(a) ou na relacao de voces.
Em uma das muitas revistas de casamento que li neses ultimos meses, vi uma estatistica de que 50% de todos os casamentos acaba em divorcio, e dos casais divorciados, mais de 70% terminam no primeiro ano, vitimas da decepcao da vida a dois.
Por isso tambem que vemos tantas meninas recem casada sofrendo "depressao pos-casamento", como se derepente suas vidas estivessem vazias... mas o ato de se casar, por principio, nao eh exatamente o contrario?!

Mas pra responder a sua pergunta, depois da festa eh que vem o SONHO de verdade: a certeza da felicidade eterna, mas com a seguranca de apoio nos altos e baixos da vida, a cumplicidade do compromisso que voces fizeram, a vida a dois, e os muitos planos para o futuro.
Na minha opiniao esperar pela festa foi um martirio, oque eu queria mesmo era o depois, a vida com meu MARIDO (mas ainda nao acostumei com essa palavra... hehehe). Muito mais divertido doque planejar a festa, eh olhar pra tras e relembrar os momentos maravilhosos que vivemos juntos, e sonhar com os muitos que ainda estao por vir!

Anônimo disse...

Flavia, eu adoro festas... mas as vezes quando eu estou vendo o quanto vc tem q decidir, se dedicar e se esforçar para tudo acontecer as perfect as you want! Q eu me pergunto q uma festa vale mesmo a pena! É lindo! Como todas as celebrações são lindas... mas eu tb a primeira vez q vi uma festa de formatura disse q queria fazer uma de qualquer jeito e maneira, q tinha achado o maximo! E é relamente o maximo, divertido, tudo de bom... mas no fim eu decidi só fazer parte da solenidade e missa! Festa mesmo não vou fazer, depois de mto pensar, resolvi investir o dinheiro numa coisa mais util como uma pos graduação.

Casamento pra mim acho q vai ser a mesma coisa, acho lindo maravilhoso, sonho em fazer uma festa, mas quando penso no dinheiro, no trabalho... acho q uma visitinha a Las Vegas ia ser mais barato! :P

Brincadeira!

Quero fazer uma festa, principalmente se casar com o meu namorado americano, pq quero q meus pais e familiares participem do momento comigo. Mas sempre quando converso com o meu namorado sobre isso sempre pensamos que o estar casado é chegar em casa do trabalho e estar com o outro, dormir e acordar na mesma cama abraçados, fazer planos de ferias juntos, ter filhos.... coisas simples (ou não tão simples assim) q sentimos falta por estarmos longe um do outro agora.

bjos

Lucia disse...

"O que mudou", voce pergunta? Absolutamente nada! Ou melhor, ficou ate melhor, pois antes nao moravamos juntos. Pois e', nao fizemos o "test drive".

Acho que e' extremamente importante voce conhecer bem a pessoa com quem escolheu pra passar o resto da vida do lado. Antes de namorarmos, meu marido e eu eramos melhores amigos um do outro. Entao comecou com uma amizade e namoramos por muuuito tempo antes de casar. Foram 2 anos e meio de namoro e 3 de noivado (nao de proposito, mas queria terminar a faculdade primeiro).

Se voce tem duvidas, por qualquer motivo que for, talvez seje melhor esperar pra se conhecerem muito bem. Sem se entregar completamente aquele que ama e sem confianca, nenhum relacionamento da certo.

Agora, se esta com medo ou receio por escutar historias de falha ou divorcio dos outros, acho que deve pensar seriamente no assunto, pois o seu relacionamento nao e' igual ao dos outros. Se for basear suas escolhas ou decisoes em estatisticas ou coisas parecidas, voce acaba nao fazendo nada nessa vida.

Mas pule de cabeca e se entregue se seu coracao tem certeza. Coloque os receios de lado e curta a vida de casado ao lado daquele que ama, pois nao ha melhor coisa nessa vida! E' gostoso ter aquela cumplicidade, fazer planos, crescer e passar por obstaculos juntos. Ter aquela pessoa do seu lado sempre, pro que der e vier.

Ja passamos por muita coisa juntos. Nao somos as mesmas pessoas de 11 anos atras, quando nos conhecemos. Mudamos um pouco, pois crescemos, mas crescemos juntos. E quando digo que mudamos, quero dizer que amadurecemos, aprendemos com a vida e certos acontecimentos, mudamos certos gostos e ideais , mas quem somos no fundo, como pessoas, continua o mesmo, as caracteristicas que fizeram um se apaixonar pelo outro continuam ali.

E posso dizer mais uma coisa: por mais que minha mae amasse meu pai, seu casamento nao foi muito feliz. Nao houve uma dedicacao completa da parte dele, sabe? E mesmo assim, nao me deixou desiludida de que existem muitos outros felizes pelo mundo afora. bjos

Cyn por ai... disse...

Eita, não é que ví minha foto aí...?
Bom, vc sabe que meu casamento só esta dando certo agora, na segunda vez. A diferença da primeira e da segunda é que agora foi mais pensada, e especialmente pq eu ja sabia o que vinha por ai...que a vida pós grande festa é real!
Acho que vc tem mesmo que querer, estar 100% certa que essa é a pessoa que vc quer passar o resto da vida junto. Engracado, eu nunca tive essa certeza no primeiro casamento, e deu no que deu. Nunca sabemos o amanha, mas o sentimento hoje é totalmente diferente.
Quando as duas pessoas estão certas e com vontade que dê certo, no mesmo barco, não tem porque não dar certo.
Estar casada é uma delícia!

Cheers! Fla disse...

Eu nunca quis ter festa de casamentos e no meu casamento soh estavam as pessoas mais importantes para mim, meus pais e o Paul (soh faltou meu irmao). Foi um momento unico e depois de 6 anos eu e o Paul estamos ai, firmes e fortes entre altos e baixos (e olha que jah tivemos muito baixos!!!)

bjs

JAM disse...

Eu tive meu test drive antes de oficializar. Entretanto, nao tive a festa ;-( Ate pensei em fazer, cotei...Mas, no final, fizemos a opcao por outra coisa, que nos fez bem mais feliz e, no final, contribuiu para que ficassemos mais e e mais felizes. E...Sou a favor do test drive, sou a favor de fazer festa (quando se quer), mas tambem sou a favor de refletir muito antes de tomar qualquer decisao.

Hoje em dia, vejo muitas pessoas ilusionadas pela festanca e esquecendo o que vira depois. Beijos!!

Anônimo disse...

Oi Flávia.

Me desculpe por demorar tanto para agradecer a sua visita lá no meu blog.

Gostei muito daqui assim como gosto do "O que elas estão lendo".

Bjs.
Elvira

Carolina disse...

Pergunta difícil, né? è uma caixinha de surpresa o que vem depois..
Quando era pequena e liam pra mim o final da história sempre me perguntava o que acontecia depois com aquele casal: cinderela, gata borralheira, branca de neve.
Com o passar dos anos vi que casar de véu e grinalda não era pra mim, e mesmo assim acho lindo, só nunca me imaginei com o tal vestido branco, sou meio avessa a rituais.
Mas ainda tá valendo uma verdade pra mim: casados é os que bem vivem como já dizia a minha vózinha.
bjos queridos pra ti!

Unknown disse...

Oi Flavia como vc mesma disse ,só dá saber o depois qdo ele chegar, vc. terá q casar p ver, pois o depois é diferente para cd um.E
SÓ A VIVÊNCIA MOSTRA.
Eu mesma depois do casamento passei uma fase difícil todo mundo dizia qto tempo de casada há 1 ano ainda estão em lua de mel......pois sim tava era num circopegando fogo foi um periodo de adaptação e das grandes, mas passou ,conversamos muitoooooooooooooo e agora pois 5 anos estamos no periodo de lua de mel kkkkkkk.bjs. Simone

Celia Rodrigues disse...

Não existe casamento perfeito. O que existe é amor verdadeiro e principalmente, maturidade de ambas as partes para encarar as dificuldades da vida a dois e em família, quando vierem os filhos. Mas vida de casada não é só dificuldade. Muitos já pensam em casamento com os dois pés atrás, não é bem assim, desde que haja os dois ingredientes principais. É exatamente por isso que não se pode pensar em mudar o parceiro depois do casório - isso não acontece mesmo - nem ficar empolgada por uma carinha bonita ou afinidade sexual. Casamento vai muito além disso.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...