sábado, 15 de novembro de 2008

A SOCIEDADE É MACHISTA OU É A REALIDADE?

Esta semana me surpreendi ao saber que o marido da Suzana Vieira estava tendo um caso com uma menina de 24 anos. Há sete meses, aliás.

Mas o que me intrigou foi um comentário que vi na internet:

Até demorou demais! O que aquela mulher de quase 70 anos de idade achava que ia acontecer?

Na hora fiquei pensando que a sociedade é machista, que se homens podem namorar mulheres mais jovens, por que as mulheres não? Mais um monte de pensamentos moderninhos que aprendi que “tenho que ter” me vieram a cabeça.

Mas, fui refletindo sobre o rumo natural das coisas. A natureza pode ainda estar um pouco atrasada ou a gente um pouco adiantadinho demais.

Um homem de 60 anos ainda pode fazer filhos em uma penca de mulheres. Um homem pode fazer um filho em uma mulher por dia, já a mulher tem que esperar nove meses. Homem não tem celulite e o peito não cisma de ir de encontro ao umbigo. Um homem de cabelo grisalho é charmoso, a mulher de cabelos brancos é velha.

Não estou falando de diferença de 10, 12 anos de idade. Estou falando de diferenças como a de Suzana Vieira que tem 66 anos e o marido 37. São mundos muito diferentes. São fases em que os hormônios dão comandos diferentes. As expectativas em relação a um relacionamento não combinam.

Em um depoimento com ar triste, o marido de Suzana disse: “eu a admirava muito, porque ela é uma mulher que sabe falar de tudo, culta, bem articulada”. Mas os hormônios dele queriam dizer: “isso tudo é lindo, mas eu preciso de uma bunda empinada, uma mulher com meus medos, com minhas inseguranças, preciso mostrar aos meus amigos que eu ainda posso pegar alguém da minha idade! Eu não ainda estou no jogo!

As mulheres querem se igualar aos homens em tudo, mas não é bem assim.

Ai a gente pensa:Ok, Mãe Natureza” ou quem quer nos ponha no mundo “está na hora de se atualizar! Nós, humanos, estamos querendo experimentar. Homens querem ter filhos com homens, mulheres de 90 querem ter filhos com homens de 30, meninas querem comer meninas. Vamos lá pessoal aí de cima! Estamos no século XXI! Nos ajude logo a achar a pílula da juventude eterna ou, ao menos, façam os homens terem o mesmo tempo de validade que nós mulheres!” Mas, enquanto eles não ouvem, só resta uma pergunta:
A SOCIEDADE É MACHISTA OU É A REALIDADE?

22 comentários:

Cheers! Fla disse...

Oi Flavia, eu acho que depende de onde vc estah a sociedade eh muito machista, mas ao mesmo tempo, depende da situacao. No caso que vc citou, eu acho ela que foi burra, pois ele nao foi pego em um motel uns meses atras dando murro nas paredes, foi preso e etc? Sei lah, nem me lembro mais e depois ela o perdoou, acho que eu estava no Brasil na epoca, mas jah achei que aquilo nao ia dar certo, e agora mais uma? A mentalidade dele eh totalmente machista e do brasileiro em geral tbem. Nao sei se na Escandinavia por exemplo isso seria tanto um big deal, acho que a mulher ia manda-lo tomar banho e partir para outra he, he. Outro dia vi aqui na tv da Inglaterra de mulheres idosas que soh saem com meninos mais jovens e nao querem compromisso nenhum, elas jah avisam e assim que o carinha mostrar que quer algo serio, elas jah dao tchau e que ele siga seu rumo. Mas ao mesmo tempo, aqui tbem tem gente que acharia isso tudo um absurdo, entao acho que depende do meio onde vc vive, qual a sua realidade e em qual sociedade vc vive...

Respondi? Acho que nao neh?

ps-ontem mesmo vi um programa sobre pilula da juventude, um senhor nos EUA toma 50 pilulas por dia e ele jura que o deixa mais jovem, mas olhando a cara dele, ele parece um doente, bem mais velho do que a idade verdadeira dele... vai entender...

bjs

Carolina disse...

A sociedade ou a realidade? Não, quem é machista e sabota a própria mulher, é nós mesmos, as mulheres!
Agora este caso da Suzana já estava com os dias contados desde o início com aquela história de motel, murros e traições. Já estavam na UTI faz horas.

bjos

Unknown disse...

Primeiro lugar,concordo com o comentário logo acima dizendo que esse relacionamento já estava falido desde o primeiro escândalo do motel...Não tem nem o que comentar,pois se torna ridículo.

Bom,sobre a sociedade,eu acho que por mais que existam pessoas modernizando suas atitudes (cada vez mais homossexuais assumidos,casais de diferenças de idade absurdas etc etc),a sociedade nunca vai deixar de ser machista e sempre vão considerar esses casos como anormais.então os "anormais" viverão suas vidas,mas sempre como classificados como fora dos padrões da realidade.

Então pra mim,a sociedade é sim machista,mas a realidade é de que pessoas de 70 não conseguem satisfazer totalmente outra de 20...Seja ele homem ou seja ela mulher.É como vc disse,são fases diferentes,hormônios em estados totalmente distintos...rs

bjnhu

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Esse assunto é polêmico e meu telhado é de vidro.

Meu esposo é 7 anos mais novo que eu. E embora eu tenha uma cabeca e tanto e ele também, nao sei se eu poderia ter um homem ao meu lado com tantas diferencas de idade assim, ainda mais no Brasil onde as meninas, sao lindas e gostosas,rs.

Eu me preocupo sim, no dia em que meus cabelos brancos eu nao puder mais pintá-lo, qdo comecar a engordar na barriga, etc.

Nao é porque o homem é machista, o homem é diferente e ele come em primeiro lugar com os olhos. Faz parte do lado selvagem dele que tanto gostamos.

É difícil.
Mas nao poderia nunca estar ao lado de um homem com tanta diferenca. Até porque a Susana Vieira mudou até de comportamento por conta disso. Uma pena, porque uma mulher com a cabeca dela quer voltar no tempo e fazer coisas de garota mais jovem. Cada idade é linda para ser vivida. nao precisa virar perua depolis de uma certa idade.
Nesse aspecto eu admiro a mulher alema. Elas sabem envelhecer com classe.

Grande abraco Flavia.

Sra. Rapadura disse...

Olá Flávia, tanto tempo sem passar por aqui e me deparo com imensas leituras p colocar em dia! Ah e já estou informada sobre as novidades da sua viagem, falta algums posts pq quero ler tudooo! Imagina se me esbarro contigo em Fátima! Vc parou na estação Entroncamento,na cidade vizinha onde moro.
Da próxima, por favor, deixo o convite, te levo p comer um bacalhau dos deuses lusos ok!

Qto ao post, fico no meio termo, pq a sociedade é machista sim, mas infelizmente temos que encarar de olhos bem abertos a nossa actual realidade! Bjs

Myself disse...

Eu acho que depende... por exemplo... conheço uns caras que tem um péssimo gosto para mulheres... inclusive gostam de umas bem velhotas para a idade deles!
Mas tb acho que os hormônios contam... e na real... o que conta na maioria desses romances de velhinhos com jovenzinhas é a força do dinheiro.
Tudo é muuuito relativo.

Mas acho sim que o mundo continua hiper machista.

Beijos!!

Camila disse...

Hum... Acho que depende do ponto de quem vê... Detesto quando me respondem assim, mas sinceramente eu responderia com um belo depende a sua pergunta. É claro que nesse caso a diferença de idade é MUITO grande e eles acabariam mesmo não dando certo. Mas também não sei se não vale a pena viver uma felicidade por alguns meses e depois se machucar. É... É isso que eu acho, eu acho. Ela foi feliz ao lado dele enquanto deu certo e pronto. Nós somos enganadas por homens da nossa idade também, ou não?

Ah... Adorei a sua visita ao Meu (nosso) Conto de Fadas! Volte sempre. Também virei mais vezes, gostei muito daqui.

Beijos!

Shirley Sanches Alves disse...

Olá Flavinha!!

Vc sempre surpeendendo com seus posts!
Sabe, as vezes acho a sociedade machista, pois até as mulheres são machistas!!
Tem um caso de uma destinta senhora que conheço que gostaria que a nora, que namora com seu filho a mais de 5 anos, deseja que a moça deveria engravidar para que o filhinho de 42 anos casasse com ela, a moça tem 30 anos. Acredita? Ah, as filhas nem se quer podem chegar depois de meia noite em casa!!Detalhe, a mais nova tem 26 anos. É demais , não?!
Tem um outro caso de um moça, chamemos de V., que faz como os homens, usa e joga fora. Não que seja certo, mas as vezes me sinto vingada pelo jeito com que ela leva os relacionamentos: totalmente sem nenhuma importancia.
É menina, apesar desse mundo ser machista, as mulheres estão se adaptando.
Será uma nova era, depois da glacial?...rs

Anônimo disse...

esse cara não presta, é o típico carioca pegador.se a suzana tivesse 30 anos, aconteceria do mesmo modo, como vai acontecer com a atual. ele nao ama, ele pega. entendeu a diferença?

beijok!

Anônimo disse...

Oi,Flavia!Obrigada pela visita!Olha a sociedade é muito machista e sabe de quem é a culpa?É nossa,pois somos nós as mulheres que educam seus belos filhinhos e deixamos eles serem machistas.Hj um colega de trabalho me disse "to louco pra largar aquela velha" ou algo do tipo.Dai eu disse pra ele eu só quero ver o que tu vai fazer da tua vida se ela te trocar por 2 de 18 anos.Ele ficou muito sem graça,hihihi!
Beijos

JAM disse...

acredito no amor. mas acredito que poucos sobrevivem a uma diferenca de idade tao grande. seja esta homem-mulher ou vice-versa. por uns anos, talvez uma mulher de 20 consiga namorar um homem de 50, mas nao dura muito nao.

na minha familia, ja tive um caso de casamento e divorcio previsivel. eram ' apenas' 20 anos de diferenca, mas isso, em um prazo de 5 anos, gerou um abismo.

na minha vida pessoal, vi algumas amigas com homens mais velhos...mas algum tempo depois a diferenca apareceu. uma amiga de 20 casou com um homem de 50. eles se amavam, lutaram contra tudo e todos para ficarem juntos...e depois de 4 ou 5 anos acabou ' o amor' ....

eu fico pensando que nestes casos, que acompanhei de perto, a diferenca de idade, objetivos, sonhos...pesou sim. entao e isso...

bjos pra ti!!

Iseedeadpeople disse...

Me desculpa, mas machista está sendo vc... se a mulher envelhece e cai tudo, pior é o homem que CAI OUTRA COISA e não dá mais no couro!E homem precisa estar com TUDO em dia p fazer bonito na cama,né?

Tenho 34 anos, meu marido é 10 anos mais novo e a gente se dá suuuper bem. A mulher vai melhorando sexualmente com a idade, ao passo que o homem vai declinando... logo, uma mulher de 40, por exemplo, precisaria de uma cara mais jovem p satisfaze-la, e não um titio que mal dá umazinha... já um tiozinho com uma menina= CHIFRE.

E outra coisa: os homens morrem mais cedo q as mulheres, logo o mais sensato é q as mulheres sejam mais velhas, pois assim vão morrer mais ou menos na mesma época...

Só me relacionei com caras mais novos e acho esta combinação perfeita.

Bjos!

Lucy Lordelo disse...

Olá!!
Estou vindo do blog da Célia.
Adorei seus posts.
Li todos!!!!
Algo inédito.
Mas seus textos são realemnte cativantes.
Parabéns!!
Vou visitá-la mais vezes.
Um grande abraço.

Unknown disse...

1º.O importante é o momento, o presente!!! Se um casal, independente da idade, por um tempo viveu bem...VALEU!!! Nada é pra sempre mesmo!
2º.Idade é relativo. Se todos que casassem, com pouca idade de diferença, não brigassem, não traíssem, praticamente não haveria divórcio.
3º.Com relação a beleza,conheço coroas lindas de 40,45, 50, que malham, correm, nadam...e tem corpo de 18 aninhos. Mas conheço o contrário tbem, meninas novas com corpo detonado, flacidez, celulite, estria, barriga.
E o pior, como uma mulher de 50 vai pegar um homem de 50???? A maioria (eu disse: a maioria) dos homens de 40, 45, 50 estão acabados, barrigudos, carecas...bunda flácida...libido baixa. E tem o mais importante: 18 entra mais em 50 que 50 em 18. Ou seja, um rapaz jovem dá conta de uma coroa fogosa...coisa que um coroa não faz!!! Com raríssimas exceções!
Sociedade machista!!!!
Sociedade hipócrita!!!!
E ainda pergunto: pq será que menininhas lindas, ninfetinhas, manequins...ficam com coroas pançudos? Será amor? Ou será $$$?
O amor é lindo!!!! As pessoas é que são feias!!!!!

Anônimo disse...

*Sociedade machista e preconceituosa, em todos os sentidos!!!
Se idade fosse motivo de traição...com certeza teríamos bem poucos casos de adultério!
Se todo homem só pensasse em ter filhos...voltaríamos no tempo...
Se idade fosse sinônimo de beleza, todas mulheres de 0 a 18 anos seriam ma-ra-vi-lho-sas!
Se para cada homem houvesse um detetive, descobriríamos coisas que até Deus duvida! Infidelidade é questão de caráter.
Mulher madura tem que sair com rapaz jovem mesmo...pq eles dão conta do recado!
E devemos viver o momento presente, viver o amor, ainda que passageiro, pq é disso que a vida é feita: MOMENTOS!

Anônimo disse...

"As mulheres querem se igualar aos homens em tudo, mas não é bem assim."
NÃO É BEM ASSIM MESMO!
Uma mulher se cuida muito mais!
Uma mulher de 40,50, 60 não perde a libido, o tesão, nem toma viagra.
A mulher madura perde o frescor juvenil, é verdade.
Mas perde também o ar inseguro de quem ainda não sabe bem o que quer da vida, de si mesma, de um homem.
Aos 20 a mulher é escolhida. Aos 40, é ela quem escolhe.
Talvez seja por isso que muitas mulheres estejam escolhendo homens mais jovens! Não para igualar-se aos homens, mas para viver intensamente o presente!
E que seja eterno enqto dure!

Anônimo disse...

''O que importa neste tipo de relacionamento é a idade mental/emocional de cada pessoa, ou seja, a forma como as experiências de vida são encaradas e absorvidas por cada um. Existem pessoas que aos 40 anos, comportam-se como verdadeiros adolescentes, assim como há jovens de 20 anos que agem e pensam como adultos de mais de 40/50 anos. Portanto é comum pessoas de diferentes idades cronológicas se relacionarem.''

Anônimo disse...

Preconceito é coisa do passado! É sinônimo de ignorância!
Homens e mulheres devem viver o que quiserem viver...E é exatamente o que vem acontecendo, uniões com casais de diferentes idades, raças, cor, religião.
''Em geral, são pessoas de mente aberta a novas experiências, que não se sujeitam aos padrões comuns da sociedade, que buscam a manutenção da alegria, do bom humor, das aventuras e desafios...
Por que o importante é ser feliz!!!!!

Anônimo disse...

Apesar de estar cada vez mais em desuso, o preconceito ainda existe, o homem que namora uma mulher bem mais velha, certamente é mais adulto do que a maioria dos jovens ao seu redor e quer um relacionamento estável, sem as neuras típicas das mais novas. No caso da mulher buscar um homem mais jovem, o preconceito pode revelar a realidade de ela buscar homens de mente mais aberta, menos machista (como a maioria dos mais velhos ainda são), mais carinhosos e companheiros, que dividem tarefas e são mais cúmplices e solidários. Além disso, o fato de ser desejada e amada por um homem mais novo colabora para a elevação de sua auto-estima.

Anônimo disse...

Independente da idade um relacionamento só tem chance de dar certo se existir respeito mútuo, se o casal preservar o respeito à individualidade e souber negociar as diferenças aceitando o outro como ele é.
Idade é só um detalhe!

Anônimo disse...

"A nossa sociedade aceita que um homem de 50 anos se case com uma mulher de 30, sem nada questionar. Mas, quando uma mulher de 40 anos resolve se relacionar amorosamente com um homem de 20 anos, poucos admitem e, geralmente, ela ainda é alvo de piadas e deboche. Este comportamento antes restrito aos homens, aos poucos, vem sendo assumido por muitas mulheres que dizem valer a pena lutar por um grande amor. Todo mundo sabe que ter a mesma idade não é sinônimo de sucesso no relacionamento.

A sociedade define padrões de comportamento para homens e mulheres e espera que ambos se comportem de acordo com as regras do grupo em que vivem. Viver e pensar de forma diferente daquela a que se está acostumado gera ansiedade, medo e insegurança. O novo sempre assusta. A diferença de idade no amor é um dos inúmeros preconceitos que as pessoas trazem vida a fora e que acabam limitando suas vidas.

Mas, o que importa mesmo é fazer e ser feliz, sem esquecer que nas questões do amor não existem garantias...
Só é possível saber se vai dar certo, tentando. E por que não?"

Arlene Mulatinho disse...

Concordo plenamente. A natureza é machista. Ó que conta n é só uma mulher de meia idade se "cuidar", malhar, lipar, usar cremes caros. O feromônio, hormônio atrai p Nacho. É a natureza. Na maioria das vezes quando há grande diferença de idade o q pesa mais é o dinheiro. Acredito em amor se uma mulher mais velha de 50 anos pobre fuçar com um de 20 que não precise dela financeiramente. Pode existir, mas é raro, muito raro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...