sexta-feira, 22 de maio de 2009

O diretor tem que pagar esta conta?

Segundo a Folha on line do dia 23/02/09 o filme Slumdog Millionaire arrecadou US$ 150 milhões nas bilheterias.

"Quem quer ser um milionário?" Todo mundo! Então, alguns produtores vão até uma favela na Índia e contratam alguns atores bonitinhos para fazerem um filme com um nome bem sugestivo e uma história de amolecer o coração.

Por ironia, o filme fala de uma realidade que se compara à dos próprios pobres atores mirins.
Quando os produtores apareceram na favela, provavelmente, os meninos fariam a participação por um prato de comida ou só para aparecer na tela grande. Mas ganharam seu cachê, prestaram o serviço e voltaram para suas rotinas. Expectativa de vir mais trabalho, de fazer sucesso? Natural. Mas às vezes um trabalho resulta apenas em um trabalho.

Então, começou o drama. Os meninos que fizeram o filme estavam passando necessidade e a mídia começou a forçar uma barra em cima do diretor. Produtores retratados como gananciosos que ficaram ricos às custas de criancinhas. Não poderiam dividir uns 500 mil?

Semana passada na CNN entrevistaram várias pessoas, inclusive a mãe de um dos meninos. Ela relatou que até lhes foi oferecida uma casa pelo diretor, mas ela recusou a oferta porque não era no mesmo local onde os atores de Bollywood têm casa. Indignada, disse que seu filho era uma estrela e tinha que morar no bairro das estrelas!

Uma jornalista indiana defendeu o diretor dizendo que os meninos têm pai e mãe e que foram contratados para um trabalho e não apadrinhados. O filme foi uma aposta, poderia ter sido um fracasso como muitos são.
Não é fácil ter coração e olhar para aqueles meninos sofrendo tendo suas casas derrubadas, mas trabalho é trabalho, não é pai e mãe. Mas toda regra tem sua exceção. Por isso: O diretor tem que pagar esta conta?

6 comentários:

Iseedeadpeople disse...

É complicado... o Danny Boyle agiu certo em abrir uma poupança exclusivamente para a educação das crianças. Isso evitaria que o cachê fosse parar na mão dos pais (que são os gananciosos da história, na verdade).

Ele poderia dar umas casinhas agora. Duvido que a peste da mãe da menina recusaria a esta altura, apenas pq não é "num bairro de estrelas" !!!

Mas eu acho que quem tem a OBRIGAÇÃO de dar moradia a estas crianças é o GOVERNO, não o diretor do filme.

Iseedeadpeople disse...

(Fazendo propaganda dos blogs alheios)

Tudo sobre o assunto aqui:

http://cinemaindiano.blogspot.com/search/label/Slumdog%20Millionaire

Cheers! Fla disse...

Eu nao acho que o diretor deve pagar a conta. Como a Sheila disse abrir uma poupanca para a educacao foi a coisa certa a fazer. Morro de doh de ver criancas sofrendo,mas acho que a midia estah sempre aproveitando oportunidades para vender revista.

bjs e bom final de semana

Carolina disse...

Não acho que tenha que pagar, eles fez o que era certo, investiu pra o futuro dos atores não dos seus pais, como muitos caso que vemos por aí...
bjos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ai gente, eles foram contratados para este trabalho. Imagina se todo diretor tem que pagar a conta de todos os atores que contrata?

O pessaol apela viu. E fora disso, essas criancas têm o mundo delas, nao iam se adaptar em outro lugar.

Acho legal o caso de abrir a poupanca, mas mais que isso fica estranho...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, me lembrei do filme Pixote, que o Brasil fez. O menino contracenou com a Fernanda Montenegro e nem por isso o diretor do filme teve que fazer essas coisas. O menino voltou a bandidagem depois memso que os diretores brtasileiros tentaram o máximo por ele.
Morreu baleado, como bandido, Exatamente o que sempre tinha sido...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...