sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Casar cedo é bom ou ruim?

Estava assitindo um vídeo da esposa do Kaká pregando na igreja em Miami, onde ela comentava algo como: dizem que casei cedo e que estou perdendo um monte de coisas. Mas o que? Bebidas, cigarro, festas?

Vinte e poucos anos é uma fase de muitas descobertas não só de drogas como a senhorita argumentou. É a fase de saber quem você é e do que é capaz. É nessa fase que começa a descobrir quem você é como ser só, sem a sombra de pai e mãe para dizer o que deve ser feito. É um exercício diário.

Alexandre Pato, um grande jogador de futebol de 20 anos de idade brilhou no domingo nos gramados. Há alguns meses, casou com Stephany Brito, atriz Global de 22 anos.

Quem já passou ou vive um longo relacionamento sabe da importância de saber quem você é exatamente para que consiga delimitar seu espaço na relação, para ter a sapiência de lidar com brigas sem se anular. Sabendo que se aquele relacionamento acabar você sabe conviver consigo mesma.
Quem já fez intercâmbio ou morou sozinha sabe como é importante saber até onde você pode ir contando apenas consigo mesma. É difícil, mas indispensável.

Vinte e poucos anos é uma fase de liberdade que não será experimentada nunca mais. Não são para cuidar de roupa de marido, empregada, choro de neném, brigas, coisas que você terá a vida inteira para experimentar.
Casamento é muito bom. Porém é preciso saber que é mais sabedoria que amor.
Tirando a parte de que cedo ou tarde é relativo, estou falando aqui de antes dos 25, ao menos.
Há uma imaturidade nítida e ingênua nos olhos de quem ainda está nesta fase. Pensamos que conhecemos o mundo como a palma de nossas mãos.
Por outro lado quando o amor bate... às vezes, não dá para esperar... E a vida não faz mais sentido sem o ser ao seu lado...
Por isso, fiquei aqui pensando... Casar cedo é bom ou ruim?

33 comentários:

Anônimo disse...

大陸新娘要幾歲才能嫁來台灣?外籍新娘如何申請良民證? 大陸新娘來台後須多久才可以申請身份証呢?外籍大陸新娘來台後在沒身份証情形下可以工作嗎? 外籍新娘努力向上,台南有一個大陸新娘,他在大陸是一新疆舞的老師,他雖然嫁來台灣當大陸新娘,但是他一樣努力向上他為了讓新疆舞的美讓台灣人都知道於是在公園教越南新娘林氏一起跳,二個人就這樣變成好姐妹,越南新娘也因為如此他的生活也更加充實開心.

Olhos e pensamentos disse...

Eu casei muito cedo, com 17 anos, fiz 18 2 meses depois, já namoravamos a bastante tempo e estavamos comprando nossas coisas...eu vou ser sincera, não me arrependo não, mas se pudesse estaria casando agora...acho q casar cedo é ruim..no meu casamento já tivemos muitas brigas por falta de maturidade o que nos desgastou por um tempo, e o recomeço foi dificil, fico um pouco frustrada de pensar em tudo que não vivi, pois fui forçada a amadurecer cedo demais, não tive ao menos as oportunidades de erros, eu acho que hj já me corrigi muito em muitos aspectos, mas o caminho até aqui foi forçado e não natural, então foi penoso, foi fácil não!!!

Nana disse...

Flor, eu casei com 24 anos e hoje com 30 eu vejo que deveria ter esperado mais um tempo, planejado mais o futuro individual profissional de cada um, não me arrependo da relação e sim em questão condições de vida.
Não é fácil sustentar uma casa, cuidar de uma casa, trabalhar, pagar contas e os dois formarem os seus caminhos sem interferir na vida de cada um.
As vezes eu me sinto que o casamento tirou um pouco as minhas limitações, poderia ter ido viajar para estudar espanhol, poderia ter trabalhado em outro pais com gastronomia, poderia, poderia, mas quando casa ninguém pode.
Outro ponto fatal é ter filhos cedo, casou?
Espere alguns anos para os dois amadurecerem, no começo, os primeiros meses lua de mel, os três primeiros anos são brigas pq cada um trás manias da sua família e sempre tem conflito, agora imagina vc cuidar da casa, trabalhar, cuidar de uma criança pequena totalmente dependente e por cima ter várias brigas por questão adaptação e formação de nova familia?
Só no quinto ano do meu casamento que as brigas pararam e agora sim, sei que posso ter um filho.
bjsss

Kátia Ruivo disse...

Eu me casei com 20 anos e não me arrependo nem um pouco. Acho que casei na hora certa, com a pessoa certa. Nós já namorávamos há 8 anos, com algumas separações durante o período, tivemos outros relacionamentos passageiros que serviram para termos certeza de que éramos realmente a pessoa certa um para o outro - acho que isso sim é essencial, se vc não tiver tido nenhum outro relacionamento anterior, aí , realmente fica difícil ter padrões de comparação e certeza de estar fazendo a coisa certa. Não casamos por falta de opção ou por estar grávida ou ainda por não ter uma base familiar que me apoiasse ou me amasse apropriadamente; nos casamos cedo sim, mas certos de que esse era o caminho que escolhemos. Bem, em fevereiro, completamos 16 anos de casados, tenho dois filhos maravilhosos, um marido carinhoso e atencioso,até hoje saimos para dançar, nos divertir e namorar muito, não preciso dizer mais nada não é mesmo?
beijos

Bia Mendonça disse...

Eu acredito que depende da pessoa. Tem gente que funciona casar cedo, tem gente que não. Tem gente que já tem um grau de madurecimento (já tem mesmo, não só acha que tem), e tem condição de enfrentar todas as maravilhas e dificuldades da vida a dois.
O problema maior é quando as pessoas acham que já tem maturidade e não tem, vai com certeza meter os pés pelas mãos e se deixar levar pelas coisas mais bobas.
Eu não acho que tenho condição de casar com ninguém ainda. Tem tanta coisa que eu quero e gostaria de viver ainda, e algumas dessas coisas é melhor pensar só por um, ao invés de por 2 ou mais. Relacionamentos já são dificeis o suficiente quando se é maduro e sabe mais ou menos quem é e o que quer da vida, acho que quando a pessoa ainda não chegou nesse ponto pode tornar as coisas muito mais complicado.

Mas as vezes pode dar certo, claro que um grande esforço das 2 parte!

bjs

Será que sara disse...

é bom... é ruim.. acredito q sim existem pessoas imaturas q nem sairam das fraldas casando super cedo...
Porém existem pessoas mais velhas q são mt mais imaturas do q uma garota de 14 anos...

Acho q é um assunto mt delicado p se tocar, cada um tem o seu momento, casamento é algo tão sério q por mais maduro q alguem possa ser tem seus medos e suas inseguranças assim como os imaturos.

Eu tive experiencia de casamentos meu pai se seprarou 2 vezes a segunda da minha madrasta q se tornou minha mãe tanto q a chamo de mãe até hj...

no casamento com minha mãe biologica td bem ele tinha esses vinte e pouco, mais e o segundo casamento q ele tinha trinta e poucos?

Ele agora esta no terceiro casamento rsrs acredite, mais eu apoio acho q a gente sempre deve buscar a felicidade eisso ñ tem hr, eu acredito ser um essenção pq eu ñ precisei morar sozinha p me encontrar aprnde a cair aos 4 anos de idade na primeira separação dos meus pais, fiquei sem chão, e não consegui me tornar nem viver a fase menininha boba q sonha q o mundo pode ser perfeito?
Tantoq nunca idealizi casamento nunca sonhei em casar, só sonho em ser mãe e uma boa mãe para dar td q minha mãe não me deu um dia...

A cnvivencia e as decepções acontecem num casamento aos 20 e aos 50, claro que te os q queiram aproveitar avida, sim com drogas tbm, bebbidas, qd falo bebidas ñ digo se tornar um alcoolatra rrs, mais balada curti mesmo...

eu te digo q ñ sinto falta, acho mt vazio vc estar no meio de tanta gente e na verdade estar sozinho...

Mais enfim adoro seu blog
só comentei memso essa é a minha experiencia de vida, mais vejo mt gente sem noção casando ai e achando q o mundo sera umconto de fadas hahaha

bjos

Desabafando disse...

Olha, eu acho que tem suas vantagens e desvantagens. Mas no meu ponto de vista....acho que pode faltar maturidade pra encarar uma relação séria, digo isso porque conheço várias pessoas qe se casaram cedo e já estão separadas com minha idade (27).

Mitti disse...

Aiiii vc pegou no meu ponto fraco sabia...

casei com 24 anos...sai da casa da minha mae pra morar com o marido.

Não tive chances de viver nada sabe.....

Hj em dia tenho vontade de fazer muitas coisas

Meu casamento tá em crise, to sofrendo pq tudo que eu sonhava em fazer ja nao tem valor se ele nao estiver cmg...

doideira né????

tô doida =/

Amanda disse...

Eu acho que depende de cada pessoa. Eu me casei com 25 anos, hoje tenho 28. Depende muito da maturidade e nao da idade. Pois tem pessoas que se casam com mais 30 anos, mas sao tao imaturos...outros casam antes dos 25 e sao muito mais maduros do que os de 30.
E preciso ter maturidade pra ecolher amar e todo dia. Muitas pessoas sao levadas por paixoes passageiras, mas o casamento nao e feito de paixao e sim feito de compromisso e amor.
Ter essa consciencia com 20 anos tbm e dificil.

Clebinho disse...

Creio que a idade não tem tanta importância, casei com 24 anos e não reclamo disso, o importante é ser feliz.
Claro que depende da maturidade, principalmente para resolver os problemas existentes em qualquer relação.

Mitti, fica assim não amiga, crises estão aí para serem transpassadas e superadas.

Abraços, virei seguidor! Adorei o blog

Anônimo disse...

casar cedo e uma droga mas todo mundo deve passar por isso pelo menos 1 vez na vida!

Carol by Carol disse...

to nesse dilema..
seu post ajudouuuuuuu
obrigada
bjusss

Tina disse...

Oi! É minha primeira visita em seu blog! Gostei muito e pretendo voltar mais vezes. Qto ao post, concordo. A fase dos 20 anos é tão boa!! Não sou casada ainda por opção mesmo. Vejo algumas primas se casando com 21 anos e pergunto se elas têm certeza do que querem fazer. Elas respondem: "Ahhh, mas eu o amo tanto!"
É complicado! Eu aconselharia a todos morarem sozinhos antes de se casarem. rs. Mas, a maturidade se apresenta diferente para cada um de nós, não é? Um beijo e boa semana.

Kátia Ruivo disse...

tem selinho pra vc!

bjs

just a girl ! disse...

Ah, eu acredito que 20 e poucos anos ainda é muito cedo pra se decidir o que quer, pra ter um casamento. acredito que podem morar juntos, mas casamento é mais responsabilidade!
Eu espero casar beem mais tarde com isso, e SÓ com alguém qe valha a pena MESMO! Nunca vou me anular por causa de outra pessoa ^^

deesculpa a demora pra postar e responder, agora estou de volta :)

beijos ;*

Beta disse...

Olá!
To passando para te convidar para participar de uma big blogagem coletiva sobre o que podemos fazer para acabar com a violência!
Dá uma passadinha lá no blog e leia o post!
Ficarei muito feliz se você puder participar e puder convidar seus amigos blogueiros para entrarem nessa também!

Te espero!
Paz!
Beta

Georgia disse...

Oi Flavia, tudo bem?
Sabe que eu nao sei?

Me casei duas vezes. Uma aos 22 anos e a outra aos 34 anos.

Te digo que minha irma casou aos 17 anos e foi a única na família que nunca se separou.

Casar ou nao casar o fato é que nós nos anularemos sempre. Até mesmo por seguirmos regras de trabalho, engolimos tantas coisas por este mundo a fora.
Vejo o fato assim: Quem vive junto com alguém tb tem que engolir muita coisa e o pior que vejo é que vai se envelhecendo e o outro nao fala mais em casar, porque o homem se acomoda casado ou nao. Ai de repente aparece uma mais jovem e ele cai fora e você que passou seus anos dourados com essa pessoa o vê ir embora; é claro que se é casado tb acontece, mas nao sendo meu bem, as malas ficam muito mais rápidas prontas.

Um beijao

Carol disse...

Sábios posts. Assuntos cruciais nesta fase da vida!
Amei!
Depois dê uma passadinha no meu blog pra dar uma olhada?
Bjão!

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Eu me casei depois dos 30 anos e acho que foi muito bom, mais madura, sabia o queria e acho que encontrei a pessoa certa. Namoramos 4 anos e ja' estou casada ha' 6 anos e tenho 3 filhos, temos uma boa convivencia, nos respeitamos e principalmente, respeitamos nossa individualidade. Temos nossas diferencas, nossas rusgas ... eu espero que continue assim. Nao sei se casamento tem idade certa ... eu sempre quis casar, ter a minha familia, mas nunca fiz isso por desespero ou porque tinha que, minhas amigas, a maioria, casaram antes de mim e muitas estao separadas. Acho que o importante e' ser feliz e querer estar casada, querer ter uma fami'lia, apesar das dificuldades de todo relacionamento!
Beijos

Carolina disse...

SE for pra brincar de casinha, sempre é cedo. Mas se é pra viver uma relação legal, não tem hora nem tempo, sempre é bom.

bjos meus

Coisas de casados disse...

Sei lá, acho que há casos e casos, mas no meu não tenho dúvida que meu casamento só está indo bem pq casei certa do que queria aos 29.Só me senti preparada com essa idade, antes não me via cuidando de casa, marido, e olha que eu já tinha um filho...rsrsrs

Anônimo disse...

台灣處亞熱帶最適於它的繁殖,危害最嚴重的有家白蟻及大和白蟻。在每年四月至九月間,一大群白蟻集體飛出巢穴追逐(颱風或大雨來臨之前)雌雄配對後,迅速地脫落翅膀, ... 在台灣,住的房子雖多為鋼筋水泥,但早期居住的木造房子,就常受到白蟻的侵蝕。

Sandra Timm™ disse...

Não sei se casei cedo, foi aos 22 anos, algo assim... acho que não importa quando e sim com quem vc casa.

Eu casei errado.

E se tivesse, aos 30 ou 40 anos casado com a mesma pessoa, também teria casado errado...

anjo só disse...

casei cedo e não me arrependo, hoje tô com 47 e minha filha mais velha já se formou, é bom agente criar os filhos jovens porque se tem mais energia pra passar a noite acordado( e tambem levando pra hospitais), e correr atás das crianças, quando minha esposa voltou a trabalhar passava dos 35 anos, brinquei muito até os 22 anos tomei muita cana com os amigos, se a pessoa for pensar em si mesmo deixa de fazer um bocado de coisa na vida , casamento é igual mergulho fecha os olhos e entra de cabeça, mas tambem o que ajudou mais o nosso casamento foi a gente participar de movimentos da igreja, as meninas desde cedo levavamos pra missa e hoje tanto elas como nós estamos dentro destes movimentos , o pessoal fala muito em separação , mais se vc ver o tanto de casais e jovens que tem a cabeça no lugar é incrivel( falo de nossa igreja nossa senhora de lurdes teresina -pi)

Rosa disse...

Quem já pode transar, votar,ir pra festa que quer, beber o que quer, sair com quem quer, SE SUSTENTAR, enfim fazer suas escolhas pode casar.
Uma geração antes da nossa (tenho 22) se casava com 18 ou 20 anos e ninguém morreu por causa disso.
Eu acho essa minha geração muito cheia de frescurite e existencialismo besta.
Até nas classes menos fazvorecida as pessoas são "cheias de fricote" e querem depender dos pais até morrer.
QUEM PODE MORAR COM O NAMORADO, pode casar.Oxe!

Anônimo disse...

Eu me casei com 20 anos e não me arrependo nem um pouco. Acho que casei na hora certa, com a pessoa certa. Nós já namorávamos há 8 anos.


Kátia, vc começou a namorar com 12 anos? Que sem vergonhice! Esse país tá mesmo perdido!

Anônimo disse...

menina, encontrei por acaso seu blog, nem sei como. mas estou adorando. tu é o máximo!!
bjos
gracinda

Anônimo disse...

oi pessoal - eu tenho 17 aninhos e meu namorado tem 23 anos, ele já foi casado durante 3 anos, e está separado a 2 anos, e namoramos a 1 ano e 1 mes agora ele quer morar comigo e vivi me chamando para ir enbora com ele, só que eu tenho muito medo de ir em bora, vontade eu tenho só não tenho coragem tenho medo de está fasendo acoisa errada, sera q ele realmente quer morar comigo ou será q ele só está tirando onda com aminha cara? me ajudem porfavor! agradeço...

Anônimo disse...

Excelente post, estava procurando no google algo a respeito e encontrei esse blog, estou passando por esse dilema casei cedo e o pior com o primeiro namorado, so tive experiencia sexual com ele, so tive ele na minha vida, com 24 anos ja tinha 2 filhas, ou seja assumi responsabilidade de marido, casa e filhos muito cedo, meu marido e otimo, mas estou cansada, vontade de viver ,a vida sabe fazer coisas que quando eu tinha 20 anos era pra ter feito e na realidade estava cuidando de outros afazeres. Estou em crise existencial, crise dos 30, crise dos 7 ano de casada affff espero superar.

BlogdaSarahFoloni disse...

vou me casar com 17 anos, mais nao tenho certeza.. todos dizem q é loucura eu tenho vontade de curtir minha vida e as vezes me vejo sem ele e ja nao tenho mais vontade, o que eu faço?? estou muito confusa me ajudem!

Ricardo disse...

Na minha opinião acho que casar cedo é o pior erro da vida..
imagina você cresce tem lá seus 18/20 e poucos anos é a idade que começamos a ter liberdades saimos da asa dos pais e a ultima coisa que alguem pode fazer nessa idade é perder a sua liberdade..
tenho 19 anos e nunca cometeria esse erro.. a verdade é que não da pra confiar no parceiro (A) durante o namoro geralmente as pessoas tendem a mostrar o que nao é tentando agradar o namorado (A)
todo mundo é assim ai depois que casa descobre que nao era aquela pessoa com quem se apaixonou ou que o amor acabou.. eai? separa mais se tiver filhos?
pra mim casamento sempre foi para pessoas com vida "formada" emprego, maturidade, bem resolvido em varios aspectos e que por sinal é apartir dos 30 anos (pode ser antes mais nao muito)..

ahh e ter filhos quando jovem porque tem energia nao e um bom argumento a nao ser que queira gastar essa energia trabalhando muito e ganhando nada pra comprar fraldas e leite.. faculdade? esqueça muito dificil nao conheço ninguem que tenha conseguido os dois..

Anônimo disse...

Ai meu Deus, Tenho 23 anos, namoro a 3 anos e meio, to noiva a 1 ano,Casa ta pronta, moveis chegando...junto com o desespero e o medo...Aiiiii será q é o certo!? Abs

Anônimo disse...

Ola, tenho 28 anos e me casei aos 25, foi a melhor coisa que fiz na vida. Tive medos, insegurancas mas, naos desisti. Ele me completa mesmo em suas imperfeicoes. Sou apaixonada e é isso o que importa! Brigamos muito no primeiro ano. Hoje somos muito felizes...e sim continuamos brigando kkkkk amo meu marido ��

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...