segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estamos sempre devendo um "obrigada"?

- Agora eu só faço mesmo o que está ao meu alcance! Descobri a doença que o pai da moça tinha, dei todo o suporte e quando ele ficou bom ela não me disse nem um obrigada.
Este foi o discurso do amigo que está viajando comigo. Ele nos contou esta história em uma das longas noites diante no Rio Nilo.

Madre Tereza e todos os Santos faziam pelo próximo sem esperar um obrigada que fosse. Louvável. Mas ser humano, com S e H maiúsculos, por mais bondoso que seja, até pai e mãe, esperam um simples e humilde "obrigada" diante dos resultados de anos de crianção ou mesmo um favor.

Espera-se do outro, mas quase nunca lembra-se que o outro somos nós. "A gente espera do mundo e o mundo espera de nós..." Já dizia Lenine. Sempre reconhecemos o esforço do outro?

Quando meu amigo lançou o discurso, na hora, pensei no super mega ultra obrigada que eu estava esperando dele por ter planejado toda a viagem que estamos fazendo e que não tem nada de fácil. Egito, Jordânia e Israel em 25 dias com todos os percalços que uma viagem por essas bandas pode ter. Mesmo assim, deixei para lá.
Mas, depois, no dia seguinte, visitando a Citadela no Cairo, entrei na Mesquita e este assunto voltou ao meu ouvido sem autorização. Fiquei olhando em direção a Meca e pensando em todos os obrigadas que eu deveria dar a amigos, companheiros, parentes... Quantos estavam esperando um obrigada meu?
Fiquei olhando para aquele lindo e divino lugar e fiquei pensando... Estamos sempre devendo um "obrigada"?

11 comentários:

Sonica disse...

Querida,
Como gostei demais desse post,
obrigada, e divirta-se muito nesta viagem!
Eu estou "presa" aqui na Holanda, e p/ falar bem a verdade, vou dizer obrigada até para essas cinzas vulcânicas que estão me deixando mais um pouco ao lado do meu neto!
Ótimos passeios,

Desabafando disse...

Eu acho que sim! Há muito que agradecer, ainda que seja a vida e não a alguma pessoa em específico.

Anônimo disse...

Também concordo com a desabafando!

Carolina disse...

Nossa que demais, adoraria fazer uma viagem dessas, deve ser perfeito!!!!

Quanto ao obrigada, realmente sempre estamos esperando, quando na verdade não deveríamos, "fazer o bem sem olhar a quem", deveria ser o lema a seguir, mas como somos egoistas sempre ficamos esperando o reconhecimento, quando muitas vezes não vem... Até pq nós mesmos não reconhecemos o que as pessoas fazem por nós...

Beijos!

Raquel disse...

Com certeza!!! Temos um péssimo hábito de fazer as coisas para os outros e esperando do outro que faça por nós ou no mínimo nos agradeça... Sua pergunta é bem direta, sempre devemos um "muito obrigado" a alguém, da mesma forma que alguem nos deve um muito obrigado também!! A verdade pra mim dessa frase, é que devemos olhar para nós e não para os outros, rever nossas atitudes e nosso hábitos, agradecer é muito importante, afinal de contas, sempre falo isso para meu filho que tem apenas 3 anos!!!!

Licia disse...

Com certeza!Todos nós em algum dia já ficamos devendo um ´´obrigada´´a alguém,as vezes até pensamos que não precisava,mas alguém ficou esperando a nossa gratidão.Mas ainda penso que devemos ajudar sem esperar nada em troca,nem mesmo um obrigada!

Flávia Simas disse...

Com certeza. E o sentimento de gratidão só faz bem à nossa saúde. E a propósito, viagem mais legal essa sua!

Hanny Meire disse...

Olha,não vou negar, eu gosto quando as pessoas me agradecem pelo que eu faço, até por que, eu tenho o hábito de agradecer.

Eu acho muito importante sermos gratos por tudo... você deixa de agradecer a Deus, por tudo ? Eu nunca deixo...

Já me acontecerem várias situações onde não ouvi "obrigado" e fiquei chateada por que na vida a gente nem sempre tem obrigação de ajudar ninguém.

Beijos !

Mary disse...

Que esquisito: sempre que digo obrigada as pessoas me olham como se fosse estrangeira?!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Quanto mais a gente agradece de coração, mais a gente recebe bençãos de verdade....

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O que mais espera o nosso onrigado, é aquEle lá de cima e que a gente sempre esquece de dizer.

Qto ao seu companheiro nao dizer obrigada, é difícil mesmo, pois isso deve ser uma constante. Eu já educo as criancas a falar obrigada mamae, obrigada papai, mesmo sendo nossa obrigacao fazermos algo por eles, mas qdo eles crescerem e que alguém lhes fizer algo eles logo dirao obrigada pelo que estao recebendo.

Eu digo obrigada pelo sol, plea chuva e elas estao ouvindo isso...

Bjao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...