quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PODE CHORAR?

Deve! Mas na nossa socieade chorar virou sinônimo de fraqueza. Diante de um problema o conselho é: "Bola para frente! Nada de desanimar! Chorar não vai adintar, nada!"

Mas o choro é preciso. Ele marca momentos, passagens.

É ele que marca a passagem da noiva de solteira para esposa diante do altar.

É ele que está presente na formatura para marcar a vida de estudante para a de profissional.

É ele que mostra ao médico, assim que nascemos: "sim estou vivo, bem!" E ai as lágrimas do neném se unem às da mãe. Fazendo desse, um dos momentos mais bonitos da existência.

As lágrimas estão presentes nos momentos mais importante da vida do ser humano. No amor, no rompimento, na chegada, na despedida. No reencontro.

Lágrima é água, e água é vida. O choro vem para semear, para trazer clareza, mesmo que para isso seja preciso chorar por dias, até meses.

Uma amiga me contava de um livro que leu onde o autor chorou, durante 2 anos. Todos os dias chorava um pouquinho.

Mas abominamos as lágrimas quando ela se refere a problemas. Anda-se tão sem tempo, que chorar é quase admitir: "errei, estou mal. Deixa eu parar de chorar e agir!"

O choro lava a alma! As lágrimas levam sentimentos ruins e tiram a poeira de outros que estão abandonados num canto de nosso coração. E ai, você redescobre sonhos, qualidade, forças!

Aceitamos o choro dos extremos, mas o choro do dia a dia é, por vezes, abominado. Quando, na verdade, ficar muito tempo se controlado para não chorar, é não se permitir renascer.

Por isso, hoje, diante de um dia que parece que, enfim, o céu irá chorar para nos tirar desse forno... fica a pergunta: Pode chorar?

Antes que alguém sugira, isso nada tem a ver comigo, esse post já estava pronto, assim como outros que deixo programado para quando sei que não vou ter tempoAproveita e segue no twitter!!! Clique aqui.

18 comentários:

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Meninas, vi que muita gente está fazendo comentários em posts antigos, dizendo como as reflexões estão ajudando, e estou respondendo lá.

Escrevendo isso aqui paradar um feedback a quem comenta. Seus comentários ficam lá e muitas mulheres chegam e se beneficiam deles, mesmo anos depois.

Comenários como do da Mah e Grazynha, por exemplo, que aliás, fiquei curiosa pela história de amor da segunda!!! Conta mais, Grazynha!

Os comentários estão sendo moderados, por um tempo, mas vou liberando aqui ao fim do dia!

Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Beatriz, respondido, no seu blog, obrigada pela participação!

Beijos!

Cláudia Acourt disse...

Sim, pode. Principalmente quem è forte e esta cansado de nao se deixar abalar por nada. Isso ajuda a mostrar que tbem tem sentimentos e tbem è fragil. Chorar nao apenas alivia a alma mas nos permite ver que somos humanos. O que nao vale è fazer do choro uma constante na vida. Ano passado foi o ano do choro para mim. Cada pancada dura que atè me emociono... Passou!
.
Flavia, preciso te contar. O tal Clube da Julieta existe sim..rs. Fui uma fonte errada. Fiquei sabendo ontem que tem atè site e que no dia de San Valentino, 14/02, apaixonados do mundo inteiro lotam os correios de Verona com cartas para Julieta. E tem as ajudantes da Julieta, como mostra no filme. Vai o site para vc ver .. http://www.julietclub.com/index_en.asp
Bem, desculpe a bola fora. Mais uma pra contar no meu blog..rs
.
Bjos

Andressa disse...

Eu acho que chorar liberta. quando eu me sinto perdida eu choro até cansar. Sempre me ajuda a clarear as idéias e enxergar possibilidades que eu não via. Depois que eu choro, me sinto mais disposta para enfrentar o mundo. É como se eu fosse um recipiente que fosse enchendo. Quando eu choro, simplesmente me esvazio.

Lucia disse...

Devemos chorar sim, mas depois lavar o rosto, levantar a bunda e seguir em frente. O que nao devemos fazer eh ficar remoendo algo, nos sentindo incapacitadas e deixando qq sentimento negativo tomar posse.

Eu mesma estou enfrentando obstaculos enormes na minha frente. Sabado mesmo passei horas chorando. Meu rosto ficou todo inchado e vermelho e meus olhos pequeninhos o dia todo!!! rs. Nao conseguia mesmo parar de chorar, e nao eram so lagrimas escorrendo, era choro de solucar, rs.

Mas... deixei isso acontecer, lavei a alma e no dia seguinte voltei com tudo e tb com aquele sentimento de determinacao mais forte ainda!

Eh saudavel colocar pra fora, nem que seja com um bom choro, o que nos incomoda. Mas como disse, nao devemos deixar isso tomar conta completamente por dias, semanas ou meses afora e deixar algo nos bloquear ou paralizar. Bola pra frente, sabe?

bjos

Anônimo disse...

Eu ultimamente tenho chorado um bucado, passando por uma crise de depre, horrível. Mas, sei que uma hora eu saio da lama, não sei como ainda. Já fui bem mais frágil, bem mais chorona, mas, teve dias que chorava pra dentro, sem lágrimas, sabe? Isso não funciona, melhor sentir o choro no rosto, alivia mais.

bjs meus

Unknown disse...

Pode e deve sim! Concordo! Embora eu só goste de chorar sozinha... kkkk... quem aqui é assim? Eu não gosto de chorar na frente dos outros, quando tem gente por perto eu me seguro até não poder mais... mas estando só eu abro o berreiro e choro, às vezes, por pouca coisa... como um filme!!! As coisas mais sérias, devem ser choradas, realmente lava a alma!!! Isso nem se discute! Bjsssss.... ♥

disse...

Adorei esse post. Chorar lava a alma, quem engole choro pra não parecer "fraco" está fazendo mal a si mesmo.

Bjos

Unknown disse...

Olá Flávia

Adorei seu blog e já estou seguindo aqui, e no Twitter. Não consegui seguir no Facebook. Estou aguardando a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

Gostaria de contar com a sua participação no sorteio que está rolando lá no bloguito.

Bjoooooooooooooooo..............

http://amigadamoda.blogspot.com

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Chorar me alivia muiiiiiiiiiiiiiiito!

Raquel disse...

Flavinha, você nem imagina o quanto ler o seu post me ajudou profundamente... Hoje estou assim, com uma vontade imensa de chorar, de enfiar minha cabeça num buraco ou de fugir para algum lugar que não tenha ninguem, ficar sozinha, pensar melhor sobre minhas escolhas, decisões, sobre empurrar a vida com a barriga ou encará-la de frente...

Hoje eu preciso chorar muito, preciso desabafar, preciso tirar esse sentimento ruim que estou sentindo... E como vc disse, vou fazer exatamente isso, lavar a minha alma...

Muito obrigado amiga por você existir!!!! Você é uma pessoa INCRÍVEL...

Te adoro sempre!!!!

Palavras Vagabundas disse...

Chorar é preciso pois nos deixa limpa!
Já guardei muito choro e ganhei muito stress, muita dor de cabeça!
Agora, choro!
bjs
Jussara

Paty Chuchu disse...

Oi linda,ai fazia um tempo que nao deixava minha opiniao por aqui,sempre leio seus textos mas faltava tempo pra comentar..Como assim?Ah comentar do meu jeito,tipo livro sabe?kkk
Bom,chorar?Choro sim,sou chorona e acho que chorar alivia tambem.
Existem varios tipos de chorar,tem pessoas que choram sem deixar cair uma lagrima sequer,sabe aquele choro interno?Aquele queninguem nota?Acho que esses e´ o pior,pois vc sorri por fora mas por dentro esta aos prantos e um dia,um belo dia, do nada, vc explode e ai a coisa piora.. entao chora,deixa as lagrimas rolar,o nariz escorrer(credo ne´?),mas e´ assim mesmo,dane-se a maquiagem,dane-se o olho vermelho e inchado,dane-se as manchas no rosto,pois depois de chorar podemos sempre dar um jeitinho na aparencia mas e o choro interno???Nao da pra dar um jeitinho na alma tao rapido assim..
Ta confesso que as vezes me escondo pra chorar,mas dependendo do lugar nao tem jeito,entao e´ isso ai lembro de uma musica assim:"Eu bebo sim ,estou vivendo,tem gente que nao bebe esta´ morrendo.."
Eu canto assim: "Eu choro sim e stou vivendo tem gente que nao chora e esta´....E e´isso ai vou la agor enfrentar a batalha diaria..
Beijos querida e parabens pelos seus texto,sao maravilhosos..

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Choro o tempo todo! kkkkkk!
Choro assistindo American Idol, choro lendo BLOG, choro escrevendo BLOG! chora admirando meus filhos brincarem, choro qdo me sinto sozinha (masmo estando acompanhada), choro de saudade, choro por amor, choro pelos amigos ou por um amigo!
Enfim!
Choro pra caramba!
kkkkkk!

Mil bjs!

Tati Passos disse...

Eu concordo com a amiga ai em cima chorar lava a alma, extravasa o ruim e guardar as emoções sejam boas ou ruim dentro do peito.
estou te seguindo, se quiser visita meu blog tmb
tatipassos.blogspot.com

Cheers! Fla disse...

Ai menina, eu choro ha, ha, ha e nao escondo! Jah tentei esconder, mas nao consigo e tem vezes que mesmo nao querendo as lagrimas escorrem. seja raiva, tristeza, alegria, emocao, elas estao ali, uma coisa de louco! Acho saudavel chorar, mas acho que meus tubos lacrimais estao precisando de um aperto ha, ha, ha

bjs

Hanny Meire disse...

Acho que chorar liberta. Agora mesmo estou chorando, de saudades do meu pai que já se foi. Uma dor que nunca sara, uma ferida que nunca cicatriza.

O que posso fazer ? Rezar pela alma dele, chorar... não me resta mais nada além dessas duas coisas.

Um beijo !

Kalu disse...

Chorar, expressão máxima de alegria, de tristeza, de saudade, de amor. Eu choro, sem vergonha nenhuma. Todos precisamos explicitar em algum momento o que vai no coração e na alma. Choro por um amor proibido, choro por um amor que vivo com meu marido, choro por ser feliz, choro pelas conquistas do meu filho no dia a dia, choro por ser abençoada, choro pela vida dos que sofrem, choro pelos que não conseguem chorar. Aprendi com isso que me expressar e me permitir sentir todas as minhas emoções mesmo que seja por um tempo muito pequeno, faz de mim, alguém melhor, alguém real, sem máscaras, ajuda a crescer como pessoa, como mulher, como alma em evolução. É isso, beijos a todos os chorões e choronas que sabem o valor de uma lágrima...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...