quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reeducação Alimentar, que tal um começo simples?


Reeducação Alimentar é uma das coisas mais difíceis que alguém pode fazer na vida!
Ainda mais quando você vai ao nutricionista e sai de lá com aquela lista enorme de mudanças drásticas! Mas… Como eu sou a primeira a dizer que não sei dizer não para a minha boca… Espremi a Anna Paola até saírem essas dicas.
Para verem como eu também sofro, vou dando OK ou FALHA em cada uma! Faça o seu também! E veja no que pode melhorar!
- Realize suas refeições em ambientes tranquilos, mastigando bem os alimentos para reduzi-los ao máximo e impregná-los de saliva, antes de engolir; – FALHA (tenho terminado o prato em menos de 5 minutos, no relógio).
- Faça pequenas refeições a cada 3 horas. Jejum prolongado não emagrece;OK
- Não pule nenhuma refeição. Caso seja inevitável, não desconte a perda na próxima; OI? O pior é quando você não pula a refeição mas desconta na outra também!
- Prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas. Evite ao máximo as frituras; OK
- Não beba chá preto, mate, leite ou gaseificados (refrigerantes, água tônica, cerveja) junto às grandes refeições (almoço e jantar); OK – custei e ainda salivo a cada garfada, mas aprendi. 
- Tente incluir cinco porções de frutas/verduras/legumes por dia; FALHA nas frutas.
- O consumo de doces e açúcares deve ser diminuído ao mínimo possível; -OI? E o mundo fica em preto e branco? Essa ainda não dá não.
- Procure ingerir bastante água gelada ao longo do dia. Beba de 2 a 3 litros, longe dos horários das grandes refeições (almoço e jantar); – OK. Fácil. Basta um pouco de disciplina. Dê um chega para lá nas próprias desculpas que funciona.
- As hortaliças como: bertalha, brócolis, chicória, couve, couve-flor, espinafre, mostarda, repolho, devem ser cozidas de preferência no vapor. Se forem cozidas em água, após levantar a fervura deixá-los com a panela destampada, por 5 a 10 minutos; OK. Eu não tenho nem fogão em casa. 
- Coloque o feijão de molho (da noite para o dia), despreze a água de molho e coloque para cozinhar com água nova; OK, menos gases, barriga menor, menos luftal!
- Procure cozinhar utilizando pouca quantidade de sal e óleos; - OK, aprendi a diminuir o sal, vitória!!! Hoje em dia acho tudo salgado. Eu era daquelas que nem provava e já tacava sal!
- Faça opção pelo azeite extra virgem e pelos óleos de canola, milho ou girassol; OK
- Não use caldos concentrados industrializados, pois são ricos em sódio; OK
- Prefira temperos naturais como alho, cebola, salsa, cebolinha, ervas finas, tomilho, alecrim, orégano etc; – FALHA – Tentei, mas dá um trabalho… Só mesmo quando a empregada cozinha sigo essa…
E aí? Está melhor que eu nesta lista? São pequenas alterações! Cole na sua geladeira e vá vendo sua evolução! Essa é a verdeira reeducação alimentar: sem cortes dramáticos, mas com um esforcinho básico!
Nutrição – Reeducação Alimentar, que tal um começo simples?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...